Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Talvez haja já hoje aguaceiros... naquelas linhas curvas pode organizar-se trovoadas.

oebs.jpg
 


Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Eu sei que tem havido anos em que o mês de setembro é quente, assim foi no ano passado e em 2011... Mas espero não me enganar, mas acho e sinto que a partir do dia 10 setembro, vamos ter dias frescos e com alguns aguaceiros... Depois veremos se errei ou se tenho razão...

Espero que tenhas razão.
Já estou farto destes dias quentes.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Chegados a setembro, o GFS começa a desenhar coisas tropicais entre os açores e a madeira... Da maneira que está a decorrer a época de ciclones até nem era muito descabido. Está no final da previsão de hoje das 00Z e não vale de nada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Chegados a setembro, o GFS começa a desenhar coisas tropicais entre os açores e a madeira... Da maneira que está a decorrer a época de ciclones até nem era muito descabido. Está no final da previsão de hoje das 00Z e não vale de nada.

Não é apenas hoje já anda nisto há pelo menos umas 24 horas, e da forma como estão as coisas do ponto de vista tropical (um tédio total) não me admira nada que apareça nos modelos depressões extra tropical !
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Não é apenas hoje já anda nisto há pelo menos umas 24 horas, e da forma como estão as coisas do ponto de vista tropical (um tédio total) não me admira nada que apareça nos modelos depressões extra tropical !

Tambem tenho estado a notar a longo prazo sistemas de cariz tropical em aguas nacionais!! Mas não me admiro em nada, pois com o avançar do tempo a probabilidade de termos em territorio nacional sistemas desse tipo aumentem...

Já agora como é que voces sabem que são sistemas extra-tropicais?! ainda não compreendi!! :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
]ToRnAdO[;388309 disse:
Tambem tenho estado a notar a longo prazo sistemas de cariz tropical em aguas nacionais!! Mas não me admiro em nada, pois com o avançar do tempo a probabilidade de termos em territorio nacional sistemas desse tipo aumentem...

Já agora como é que voces sabem que são sistemas extra-tropicais?! ainda não compreendi!! :D

Pela teoria da batata ... se analisando os modelos o sistema vem de Sudoeste aproximando-se das Canárias ( em latitude ) e posteriormente da Madeira então trata-se de um sistema extra-tropical !
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde

Aurélio estive a consultar alguns modelos e não constatei essa situação ..ou seja de estar a formar-se algo entre Madeira e Açores..
pode facultar me o link sff

obg
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
o que vcs estao a dizer e q depois da bonanca vem tempestades?

a verdade e q ja se ve a luz ao fundo do tunel, ou sej, quer o ipma quer o modelo GFS comecam a por precipitacao a norte e temperaturas mais amenas apartir de quarta feira
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde

Aurélio estive a consultar alguns modelos e não constatei essa situação ..ou seja de estar a formar-se algo entre Madeira e Açores..
pode facultar me o link sff

obg

Não vale a pena IceWoman, é a após a 240 horas, e aparece de vez em quando nem faz sentido prestar atenção e deve aparecer diversas vezes este mês mas sempre acima das 240 horas !
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Pela teoria da batata ... se analisando os modelos o sistema vem de Sudoeste aproximando-se das Canárias ( em latitude ) e posteriormente da Madeira então trata-se de um sistema extra-tropical !

Penso que não seja por estas latitudes que se possa considerar sistemas tropicais ou extra-tropicais... Nunca é demais recordar o Sistema Vince e Delta que se formaram a essas latitudes... Tal como outros sistemas que por cá já cheiraram este 'rectângulo' com características tropicais no passado...

Mas ainda é prematuro ou mesmo irrealista a esta distancia a formação este tipo de sistemas... 200 e tal horas é muito sonho!!:D Nem vale a pena a discussão dos 'SEs'!!:)
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,595
Local
Gondomar (105 metros alt)
Eu já tinha dito isso aqui, que a partir do dia 5/6 de setembro o tempo vai mudar, ou seja o padrão, e começará a vir as primeiras chuvas e temperaturas mais frescas...
O verão começa a findar a passos largos...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu já tinha dito isso aqui, que a partir do dia 5/6 de setembro o tempo vai mudar, ou seja o padrão, e começará a vir as primeiras chuvas e temperaturas mais frescas...
O verão começa a findar a passos largos...

Normalmente no sul o tempo frio só chega por fins de Novembro, e as chuvas que afectam todo o país só mesmo a partir de meio de Outubro, a vir tempo fresco deverá ser algo de pouca dura e se vier chuva ou é trovoadas ou alguma frente em dissipação. No norte/centro acontece tudo isto com 1 mês de antecedência mais ao menos.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ou vem alguma capturada nos níveis médios ou a explosão do europeu de hoje é descabida. Chuva e sobretudo muito vento.