Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013



Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
236
Local
Atouguia da baleia-Peniche
j1uf.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O modelo Arome prevê um final de tarde, bastante quentinho para o Sotavento Algarvio.

15596579_fbbKD.jpeg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu não confiaria muito nessa run do ECM do dia de hoje, parece-me que poderá estar fora do ensemble e não é corroborada por mais nenhum modelo penso eu ....
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
As previsões do ipma são um lixo em julho chegaram a falhar 9ºc de um dia para o outro em lisboa :mad:
Com tanta gente lá só mudam de 24 em 24 horas, mudam ao inicio da noite para depois de manhã baixarem não percebo...
o Ecmw é estranho :| até agora confio mais no gfs =]] esse sim faz boas previsões, confirma-se aquela segunda entrada de altas pressões ainda mais para norte? E será que vai fazer aumentar +a temperatura?:)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
As previsões do ipma são um lixo em julho chegaram a falhar 9ºc de um dia para o outro em lisboa :mad:
Com tanta gente lá só mudam de 24 em 24 horas, mudam ao inicio da noite para depois de manhã baixarem não percebo...
o Ecmw é estranho :| até agora confio mais no gfs =]] esse sim faz boas previsões, confirma-se aquela segunda entrada de altas pressões ainda mais para norte? E será que vai fazer aumentar +a temperatura?:)

O ECM não é "estranho"...é um bom modelo , assim como o GFS, naturalmente, ambos com as suas falhas e virtudes, nada em meteorologia é 100% seguro...se as previsões do IPMA se baseiam primariamente no ECM é natural que as previsões sigam o output e flutuações do modelo.. as runs do ECM apresentam "saltos" de 24 em 24 horas, não tem tanta resolução como o GFS ( que chega à resolução de 3 em 3 horas nas suas 4 runs diárias )

Quanto aos modelos, acho que o GFS está a "exagerar", talvez acabe tudo num meio termo entre o GFS/ECM..mas sinceramente prefiro o ECM neste momento, apesar de prever calor, não é tanto, nem tão prolongado como o GFS... contudo esta última run operacional do ECM está algo afastada da média dos ensembles...vamos ver...:thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O ECM é o melhor modelo. Ponto.
O GFS também é bom.
Eu já coloquei aqui no forum papers onde isso é discutido.

O que não interessa é entrar numa espécie de benfica-porto... por preferências ou gostos ou tribos. A fiabilidade destas coisas está bem estudada.
Claro que todos falham de quando em vez e há momentos propicios ao erro.

E penso que a seman que vem tem tido umas saidas que estão a ser lidas de forma literal por aqui.
Não me parece assim tão certo uma onda de calor de intensidade assim tão elevada.

Note-se que os modelos não estão firmes e colados. Ou seja , tem havido oscilações sensiveis entre saidas. e quando os dois melhores modelos (ECM e GFS) nem sempre estão em sintonia quer dizer que a sinfonia desafina.

As temperaturas vão subir? sim. Vai estar calor mas sem exagero (recordes do ano).
Mesmo que venha o calor uma tarde passada em Alte (interior do Algarve) seria sempre muito agradável :cool:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
1. É factual que o ECMWF é o melhor modelo disponível, assim o dizem as estatísticas desde o século passado:

fJBlRkx.png


As razões já foram várias vezes neste fórum enunciadas, o ECMWF inicializa com mais dados, é um modelo que demora mais tempo a correr, em comparação com o GFS que é mais adequado para modelação de situações severas a curto prazo e para as quais se necessita de actualizações de previsões de forma célere.

A mim pessoalmente, espanta-me que mesmo assim haja uma proximidade relativa entre ECMWF e GFS, pelo menos no que toca à Península Ibérica e de forma empírica, considero o modelo europeu largamente superior ao GFS.

2. Nas últimas horas todos os modelos foram-se aproximando da saída do ECMWF das 00z de ontem, prevendo para o próximo fim-de-semana a presença de uma depressão a noroeste da PI que provocaria a descida das temperaturas e provavelmente alguma precipitação. A média do ensemble do ECMWF ainda não aponta claramente para esta solução, apesar de ser notória a tendência de descida a partir de sexta-feira. Atenção, e voltando um pouco ao tópico 1., que o ensemble do ECMWF nunca colocou o forno que a operacional e os demais modelos chegaram a mostrar.

A única divergência existente entre os 4 melhores modelos neste momento refere-se à duração do evento de calor em Portugal. Sendo certo que terça-feira será um dia quente em todo o país, com fluxo de leste, os modelos europeus (ECM e UKMO) apontam para uma descida das temperaturas no litoral logo no dia seguinte (acção da nortada) e uma descida generalizada em todo o país na quinta-feira.

Os modelos americanos (GFS e GEM) mantêm as temperaturas elevadas até ao próximo fim-de-semana, com a presença da dorsal sobre a PI e consequente pântano barométrico ou fluxo fraco de leste até sexta-feira.

De momento, é unânime que o próximo fim-de-semana será fresco e potencialmente chuvoso. Mas basta que a depressão se situe um pouco mais a sul ou um pouco mais a oeste e entra o forno africano, portanto ainda é uma previsão que pode mudar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
1. É factual que o ECMWF é o melhor modelo disponível, assim o dizem as estatísticas desde o século passado:

fJBlRkx.png


As razões já foram várias vezes neste fórum enunciadas, o ECMWF inicializa com mais dados, é um modelo que demora mais tempo a correr, em comparação com o GFS que é mais adequado para modelação de situações severas a curto prazo e para as quais se necessita de actualizações de previsões de forma célere.

A mim pessoalmente, espanta-me que mesmo assim haja uma proximidade relativa entre ECMWF e GFS, pelo menos no que toca à Península Ibérica e de forma empírica, considero o modelo europeu largamente superior ao GFS.

2. Nas últimas horas todos os modelos foram-se aproximando da saída do ECMWF das 00z de ontem, prevendo para o próximo fim-de-semana a presença de uma depressão a noroeste da PI que provocaria a descida das temperaturas e provavelmente alguma precipitação. A média do ensemble do ECMWF ainda não aponta claramente para esta solução, apesar de ser notória a tendência de descida a partir de sexta-feira. Atenção, e voltando um pouco ao tópico 1., que o ensemble do ECMWF nunca colocou o forno que a operacional e os demais modelos chegaram a mostrar.

A única divergência existente entre os 4 melhores modelos neste momento refere-se à duração do evento de calor em Portugal. Sendo certo que terça-feira será um dia quente em todo o país, com fluxo de leste, os modelos europeus (ECM e UKMO) apontam para uma descida das temperaturas no litoral logo no dia seguinte (acção da nortada) e uma descida generalizada em todo o país na quinta-feira.

Os modelos americanos (GFS e GEM) mantêm as temperaturas elevadas até ao próximo fim-de-semana, com a presença da dorsal sobre a PI e consequente pântano barométrico ou fluxo fraco de leste até sexta-feira.

De momento, é unânime que o próximo fim-de-semana será fresco e potencialmente chuvoso. Mas basta que a depressão se situe um pouco mais a sul ou um pouco mais a oeste e entra o forno africano, portanto ainda é uma previsão que pode mudar.


E se eu te disser que muito antes do teu Benfica ( ECMWF :D), não leves a mal, dar essa tendencia já havia outros modelos que nem são citados que indicavam um calor sim, mas de muito menor duração, como os modelos dos chinocas e dos nipónicos, que nem costuma acertar muito, mas desta vez estiveram bem melhor do que o ECM, e sobretudo do que o GFS que ainda insiste num calor mais extremo.

Aliás o modelo ECM é o que indica um calor de muito menor curto prazo, mas é ele que vai ganhar pois este modelo no curto prazo é bastante confiável !
Assim sendo o dia mais quente será Terça Feira, o unico dia em que a temperatura poderá passar dos 40º C.

É pena, seria uma situação bastante interessante de acompanhar e prolongado !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom isto está muito estranho o GFS não mexe nem uma palha e existem muitos outros modelos que também não, o ECM e mais um ou outro modelo é que indicam a duração do calor apenas até Quarta Feira !

Seria fixe que o GFS fosse o mais acertado mas tenho as minhas dúvidas, provavelmente chegaremos uma situação hibrida entre os dois modelos !
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
O ECM para mim está perdido mais uma vez!! o GFS está certinho dia após dia sem mexer muito semana bem quente a próxima é o que vejo com muitos locais acima dos 40ºC interior claro e não muito longe dos 40ºC no Litoral dos sítios do costume! Se o ECM estiver certo e o calor dure ali apenas até quarta e sem ser nada de especial venho dar o braço a torcer, mas duvido muito disso! :p
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Estive a ver uma maneira de ilustrar a minha posição, de há vários dias, sem estar a carregar para o forum dezenas de imagens.

Basta uma. A simplista previsão de temperatura à superficie. É para a zona de Lisboa.

é uma previsão do GFS. saida das 12h. Uma das mais fiáveis do modelo.



Uploaded with ImageShack.us

o próprio GFS dá 3 dias mais quentes, depois vem por ai abaixo.
Não percebo as leituras dos colegas que olham para o GFS e colocam calor até ao fim de semana.

Reparem que a saída operacional do GFS tem estado acima da média dos cenários. Não se deixem iludir pelas op's.

Claro que para o próximo fim de semana ainda falta muito tempo... muita coisa pode mudar.

cps
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
o gfs no inicio da semana e para a minha zona dava 40 graus a 2m e foi tirando tirando e agora da 36 no dia mais quente e so num dia. e chega a dar 8 graus numa das noites... n vai estar assim tanto calor pelo menos a norte