Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Segundo o IPMA na sexta e sábado são os dias que se verificam maiores valores de temperatura máxima, sendo que no domingo há uma pequena descida em que os valores se manterá ao longo da semana.
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Pelo que se vê nos principais modelos, o próximo fim semana será quente e continuará até pelo menos os dias 17/18.
No litoral rondará os 30/35 e no interior entre 35/40.
Penso que mais fresco só mesmo nos últimas dias de agosto, aí prevejo mesmo dias frescos e com alguma prcipitação fraca no litoral norte e centro e quem saberá em mais alguns sítios.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu não entendo o tanto espanto com o calor que aí vem, essencialmente porque no litoral não irá durar assim tanto, será mais no interior, além que as máximas não irão assim tão alto, será mais torturante pelas mínimas que pelas máximas. Já a desgraçada cut-off que o GFS anda a tentar modelar não passa mesmo disso, de uma desgraça que acabará por ser aniquilada uma vez mais ao longo das saídas.

 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
não há admiração nenhuma por minha parte, isto é normal, aqui pelo interior torna-se sufocante sem brisa do mar :-) não gosto, 30ºC chega e da para tudo mas é tempo dele :-)

Por aqui vai andar rondar os 35ºC 37ºC com este fluxo, vamos ver é se o AA não se desloca ou se estende ate as Ilhas Britânicas na próxima semana, ai somos capazes de ter temperaturas superiores.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
É a loucura a longo prazo no ECMWF..

1097986_492786694147257_494729444_n.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Proximos dias muito quentes, e a semana que vem continuará quente com o AA a induzir um bloqueio á passagem de ar mais frio nos níveis baixos vindo de norte, forçando uma circulação de leste á sfc ( salvo as brisas maritimas).

Em altura a forte dorsal subtropical deverá manter-se intensa e centrada próximo á PI, movendo-se depois para SE.
Na periferia norte da dorsal em altura, perturbações aproximam-se de W, mantendo a advecção de ar tropical procedente do quadrante sul.

A presença constante de uma circulação do quadrante leste, sob céus em geral limpos, deverá aquecer bastante a agua na costa, e o movimento pendulante do ar nos níveis baixos, devido ao ciclo de brisas, deverá lentamente enriquecer as massas de ar de humidade.

Sendo assim, ao longo da próxima semana o tempo deverá tornar-se abafado e opressivo...a passagem das pequenas perturbações em altura e a presença de mais humidade poderão originar em alguns dias condições favoráveis a algum aguaceiro ou trovoada disperso, embora a camada espessa de ar muito quente deva limitar os gradientes térmicos verticais, e como tal também o CAPE...pelo que qualquer coisa que surja será em geral pontual e fraco.

Para o próximo fim de semana os modelos convergem num cenário de calor intenso já que uma série de pequenos núcleos de vorticidade em altura se estabelece próximo aos Açores, empurrando a dorsal de novo para sobre a PI..a acção conjunta desses núcleos com a dorsal deverá estabelecer um fluxo quente de S em altura que arrastará ar saariano para norte...esse ar deverá gradualmente misturar-se com o ar á superfície por mecanismos de subsidência, levando a uma nova subida das temperaturas.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Parece que teremos uma boa sequência de dias quentes, pelo menos a 10 dias não se vêm descidas significativas. Para os próximos dias, até Quinta-feira sensivelmente haverá um ligeiro arrefeciemento que não vai além dos 4/5ºc se considerarmos, por exemplo, Beja a descer dos 40º para os 35º:lmao:

A partir de Sexta a tendência é para que as temperaturas voltem a subir para os valores deste fim de semana ou ligeiramente acima em alguns locais.

Em relação ao que já previram anteriormente por aqui de que este ano o verdadeiro Verão chegaria mais tarde, na última quinzena de Agosto e durante o mês de Setembro, só tenho a dizer que por aqui não temos tido razão de queixa desde o início de Julho;)
Esperemos que no fim desta sequência se comece a desenhar um padrão de cut-off que possa trazer alguma precipitação, as tais trovoadas de fim de Agosto que pessoalmente já não assisto há alguns anos, acho que desde 2006...