Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Filosofando, e fugindo um pouco ao tópico, é impossível a mínima de domingo ser vários graus superiores à máxima de sábado. O que vai acontecer muito provavelmente, é a mínima de domingo ser infinitesimamente superior à máxima de sábado, se à meia noite em ponto dessa noite a temperatura estiver com tendência de subida. Mas creio que se percebeu o que o Rozzo quis dizer.

Sim David, no primeiro post não fui muito específico que me referia a previsões/registos oficiais, que muitas vezes não tomam máximas e mínimas como absolutas reais do dia, mas sim mínima da madrugada e máxima da tarde, dando problema em dias destes. Mínima mais alta que máxima do dia anterior claro só infinitesimamente.

Para ilustrar o que queria dizer basta ver a previsão do nosso IM para Lisboa:



:D :D :D


PS: Pena a nebulosidade associada ao que aí vem não vir mais tarde, porque teríamos uma próxima noite memorável de mínimas. Serão jeitosas, mas um pouco acima do que teríamos se continuasse puramente limpo nesta massa de ar, sem qualquer influência do sistema a SW. :(
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Como é possivel a run das 12 dar -4,4º para Vila Real às 21h??? É que nem de perto vou ter esse valor... nem os -3,8º para as 18h!!!

Porque o valor para cada localidade é interpolado de 4 pontos à volta.

Discutido aqui:
http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/calculo-de-ponto-num-triangulo-recto-3329.html

Ou seja, se estamos a falar de modelo com resolução espacial de dezenas de km's (que não define nada perfeitamente a orografia) uma localidade no meio de montanhas terá um valor ponderado de 4 pontos de montanha, mais altos e mais frios, por isso será sempre estimado por baixo. É assim em muitos locais, tal como os problemas em pontos litorais, discutidos aqui já vezes sem conta. Não há nada a fazer a esta escala.
:p
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Esta última run das 12Z do GFS já retirou uma boa parte da precipitação para aqui. Passou de 109mm em Lagoa, entre Domingo e Quarta, para 72,5mm nesse mesmo período. Parece-me que as próximas runs, à semelhança do que costuma acontecer mais perto dos eventos, vai retirar ainda mais alguma precipitação, provavelmente para valores mais normais aqui para a zona.
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Porque o valor para cada localidade é interpolado de 4 pontos à volta.

Discutido aqui:
http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/calculo-de-ponto-num-triangulo-recto-3329.html

Ou seja, se estamos a falar de modelo com resolução espacial de dezenas de km's (que não define nada perfeitamente a orografia) uma localidade no meio de montanhas terá um valor ponderado de 4 pontos de montanha, mais altos e mais frios, por isso será sempre estimado por baixo. É assim em muitos locais, tal como os problemas em pontos litorais, discutidos aqui já vezes sem conta. Não há nada a fazer a esta escala.
:p

Obrigado rozzo. No entanto, verifico que os valores referentes à precipitação também falham imensas vezes... mesmo se tomar em atenção a precipitação no Marão e Alvão. Vou passar a tomá-los só como valores indicativos.
Mais uma vez obrigado.:thumbsup:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Avizinha-se uma semana húmida e quente.

gfsmeteograma03122010.png


As gabardinas são indispensáveis está semana, visto que os guarda-chuvas (ou chapéus-de-chuva, conforme os regionalismos), poderão sofrer alguns danos fatais. :hehe:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Creio que neste momento a regra é para começar a tirar alguma coisa .... pois geralmente o filme começa por ser de terror, e depois algumas vezes acaba por ser uma bela comédia .....
Espreitando em termos de precipitação e comparando com a precipitação prevista pelo ECM, parece que afinal a precipitação já não será tão persistente nem tão duradouro quanto se chegou a supor.
Assim sendo temos:
- Sábado: Nublado com chuva fraca no norte e centro a partir da tarde;
- Domingo: Encoberto com chuva por vezes forte em especial no Minho e Douro e possivelmente litoral centro, sendo que no interior sul e sotavento apenas deverá chover mais para a tarde ou final do dia;
- Segunda: quando esperava-se que houvesse chuva persistente neste dia, neste momento parece que será mais fraca do que inicialmente previsto, e menos vento também (porque a depressão afastou-se ligeiramente), e assim durante parte da manhã e tarde teremos boas abertas em termos de precipitação;
- Terça: Ceu encoberto e periodos de chuva que poderá ser forte em todo o país e acompanhados de trovoadas e vento pontualmente forte de sul/sudoeste. Deverá ser este o dia com mais precipitação no sul;
- Quarta a Sexta: com o afastamento e o enchimento da depressão a precipitação deverá quase que ausentar-se e o que houver será precipitação mais fraca;
- Depois de Sexta: ressurgirá novamente esta depressão na zona da madeira ????
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vai ser um belo domingo pra ficar em casa a cozer meias ou então ver a precipitação acumulada a render bem e/ou a temperatura a subir. Espero bastante nevoeiro há entrada do ar quente :calor: :rain: :thumbsup:

belodomingo.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A situação está excelente para o Algarve o GFS coloca 130 mm tanto na run das 00 como das 06 o que é excelente, vamos ver se não existem cortes. Por mim, não mexia mais, a verificar-se essa precipitação o mês de Dezembro ficava acima da média.

Valente corte da precipitação dos 130 mm da run das 00 e das 06, o GFS na run das 12 retirou 80 mm, agora fica-se nos 50 mm. :angry::angry::angry::angry: 130 mm era muita fruta para o Algarve, chega o dia e chove 10 mm. :D:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Valente corte da precipitação dos 130 mm da run das 00 e das 06, o GFS na run das 12 retirou 80 mm, agora fica-se nos 50 mm. :angry::angry::angry::angry: 130 mm era muita fruta para o Algarve, chega o dia e chove 10 mm. :D:D

Esta run apenas ajustou em relação áquilo que o ECM previa, ou seja vai haver uma boa aberta durante Segunda Feira, e já não há aquela situação na Terça de manhã como dava antes em que dava chuva forte no Sotavento algarvio !!
Parece-me que este evento renderá mais chuva nas regiões do Norte e do Centro do que aqui !!
Acho que estes 50 mm, é um valor bem mais real do que aqueles 130 mm, tremenda-me exagerados, e não me parece que este sistema traga grandes surpresas a não ser que surja entretanto factores atmosféricos que desencadeiem grande actividade convectiva, que tem sido reduzida ou adiada um pouco nas ultimas runs !!
Amanhã já teremos certamente uma ideia bem melhor daquilo que se passará nos próximos dias !!

Já agora esta run do ECM não traz nada de novo e os modelos estão todos alinhados e os ensembles do GFS está com a run operacional, e os restantes muito alinhados nesta situação ....
Gostava muito de ver era as trovoadas que é aquilo que me entusiasma nesta situação que se avizinha .....
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
BOA NOITE,

AURÉLIO, boa noite, pode-me informar quais as previsoes para a Ilha da Madeira? estive a analisar alguns modelos e não parece-me que venha grande grandes quantidades de chuva para cá. estou enganada?

obrigada