Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
BOA NOITE,

AURÉLIO, boa noite, pode-me informar quais as previsoes para a Ilha da Madeira? estive a analisar alguns modelos e não parece-me que venha grande grandes quantidades de chuva para cá. estou enganada?

obrigada

Eu sinceramente não sei se será bem assim pois nem sempre os modelos modelam bem algumas situações e sinceramente desta vez parece-me que a questão orográfica será deveras importante e isto porquê ??
A precipitação associada ao evento que começará a atingir a madeira no dia de amanhã será bastante convectiva dado existir um excelente valor de Cape/Li na ordem dos -6 (a escala é de 1 a 10), e por isso poderão dar-se fenómenos meteorológicos que localmente provoquem grande desenvolvimento vertical e fortes concentrações de pluviosidade e trovoadas em pouco espaço de tempo...

Consultando o modelo de meso-escala (creio que é esse o nome) Hirlam, que lida melhor com a questão orográfica, esse modelo indica duas fases, uma madrugada e inicio da manhã, e depois uma outra com a passagem de uma frente á tarde ou final do dia, sendo que essa frente trará bastante convectividade e assim creio que neste caso do dia de amanhã em especial dará muita pluviosidade nas regiões montanhosas...

De qualquer forma não me parece que seja razão para ter medo, pois apesar de tudo acho que o maior destaque para o dia de amanhã deverá ser o vento que poderá soprar com rajadas na ordem dos 140 km/h nas regiões montanhosas, que eu apostaria que deva acontecer na altura exacta da passagem da frente ...

Acompanhe a situação com calma que em principio não deverá ser nada de alarmante !!
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Muito obrigada , pelo esclarecimento e disponibilidade...sendo assim as zonas montanhosas serão as mais afectadas? ou será em geral?
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
ainda ninguém referiu mas há possibilidades de bragança ter mais neve amanhã

com um bocado de sorte ainda vemos uns flocos aqui no centro

UW30-7.GIF
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Valente corte da precipitação dos 130 mm da run das 00 e das 06, o GFS na run das 12 retirou 80 mm, agora fica-se nos 50 mm. :angry::angry::angry::angry: 130 mm era muita fruta para o Algarve, chega o dia e chove 10 mm. :D:D

Vão ser muitos mais.

Não se queixem por tão pouco, a verdade é que a depressão está lá e não será retirada. Será um evento muito convectivo, em que se podem acumular valores muito diferentes em locais próximos, mas ninguém ficará a zeros.

Se abrirem a votação para a precipitação em Faro entre Domingo e Quinta aposto em 100 mm. E perto de 200 mm no litoral norte.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
ainda ninguém referiu mas há possibilidades de bragança ter mais neve amanhã

com um bocado de sorte ainda vemos uns flocos aqui no centro

UW30-7.GIF

Dependendo da hora da entrada da precipitação acho que Bragança poderá ver neve, é claro durante pouco tempo mas que poderá ser de forma intensa, já aconteceram situações semelhantes em que até se verificaram acumulações interessantes derretendo logo de seguida. Vou estar atento!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Esta run para Setúbal mete 119mm em 4 dias é obra!! e atenção que é chuva convectiva que entra de SW com ar quente aqui com o efeito arrabida pode ser o dobro! ou não estamos cá para ver. mas este tipo de chuvas podem trazer problemas sérios a localidades com problemas de inundações e Setúbal é umas das piores do pais uma vez que para quem conhece Setúbal ta numa cova com a baixa abaixo do nível do mar!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Alguém me pode traduzir isto, de forma resumida por favor, pois traduzi mas fiquei na mesma e não sei se fala de bloqueio nas nossas latitudes ou latitudes a norte dando uma NAO -, por mais um mês !!

The brawl for the winter in Europe is coming down to the Enso signal which supports the reversal to a more normal to warm pattern in the north, while the push of the cold southeast that is starting now more or less maintains itself and grows most harsh in midwinter, vis the low solar activity and perhaps some wild carding of volcanic activity from two winters ago in Siberia and Alaska, which is known to have a lag time in its reaction of several years.

In this winter, folks, the last thing you are going to be worried about is warming from CO2. While I wish no harm on anyone from the cold, perhaps the punishing cold that is growing more frequent in winter (wait till the AMO changes) will serve as a reminder to the masses to wake up, and not just have an agenda shoved down their throat by folks who think they know better. Of course a lot of them have been in Cancun, which though recently cooler than normal, is not as bad as here.

However, the guru of the sun and its possible effects, Piers Corbyn (you would be well advised to read this man's ideas; he is someone that though technically I compete with, I think ups the level of the playing field as far as the search for the right answer in weather and climate. I respect and actually cherish people that will help up levels! I have no problem in complementing people like this, especially with some of the vitriol that is thrown his way sometimes) has really issued a startling and much colder look at the winter in the northwest than I have. Granted, we have little argument farther southeast, but it's interesting to see tonight's run of the ECMWF model try to re-charge the blocking for one more go around mid December to mid January, not only for Europe, but for much of the eastern U.S. This certainly runs counter to my ideas, which say we are going to break this and reverse it in the north. While I do think the sun plays a huge longer term role in the climate, the shorter term is not as clear to me, though it is part of my triple crown of cooling that I have been arguing will turn the tide, perhaps in a dramatic fashion, in the next few decades. In any case, it's short term solar vs the Enso.

Btw... there is a La Nina, at least here in the States, that occurred several years after the major Siberian Volcano of 1912, that was brutal here in the States. That was the winter of 1916-1917, and the SOI this year in the fall was as close to that as I have ever seen.

Fonte: Accuweather.com
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vão ser muitos mais.

Não se queixem por tão pouco, a verdade é que a depressão está lá e não será retirada. Será um evento muito convectivo, em que se podem acumular valores muito diferentes em locais próximos, mas ninguém ficará a zeros.

Se abrirem a votação para a precipitação em Faro entre Domingo e Quinta aposto em 100 mm. E perto de 200 mm no litoral norte.

E não só....a advecção tropical deverá trazer dewpoints muito altos, realçando qualquer efeito orografico.....já agora...cuidados tambem com os rios Mondego, Zezere, Douro, etc....pois conjugando as precipitações ao degelo atingir-se-há facilmente o patamar de cheia;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Ainda não é desta que vamos meter uns diazitos de férias.
Noutros anos normais, agora teríamos tempo de descanso.
Mas não...Lá vem mais importunação. Atenção.
Mais horas extraordinárias sem remuneração .Aliás, como todas por aqui o são, não fosse a nossa paixão..
Mais horas de expectativa, mais tempo de espera , mais tira e mete precipitação.
Mais a Noroeste ou mais a Oeste, o centro de acção?
E resiste assim tanto a sudoeste ?
Quantos dias? qual a sua duração?
Depois desta entrada vigorosa de ar frio,
depois de muito Outubro e Novembro,
não começa mal, não senhor o Dezembro.
Faz jus ao legado ; é bem-aventurado...
E ainda é apenas Outono...