Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Hirlam parece-me que é um modelo muito bom na previsão da precipitação, e está muito favorável em relação ao Algarve, pelas minhas contas mete entre 50 a 100 mm até terça-feira.

Para além disso, há uma certa tendência para NAO negativo a partir do dia 20, pelo que a região algarvia neste momento está em condições de acabar o mês acima da média e compensar o défice hídrico de algumas estações onde houve menos precipitação em Outubro e Novembro.

Olhando para a humidade dos solos, é possível que durante este evento venha água às ribeiras do Algarve. Espero que estejam todas limpinhas.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Hirlam parece-me que é um modelo muito bom na previsão da precipitação, e está muito favorável em relação ao Algarve, pelas minhas contas mete entre 50 a 100 mm até terça-feira.

Para além disso, há uma certa tendência para NAO negativo a partir do dia 20, pelo que a região algarvia neste momento está em condições de acabar o mês acima da média e compensar o défice hídrico de algumas estações onde houve menos precipitação em Outubro e Novembro.

Olhando para a humidade dos solos, é possível que durante este evento venha água às ribeiras do Algarve. Espero que estejam todas limpinhas.

Como consegues ver a partir do dia 20, se os modelos dão um alcance máximo de 15 dias, com previsões máximas até dia 20 precisamente !!
Em relação aos modelos vamos a ver o que isto dará pois até ao momento não me parece que venha nada de especial .... sendo que este tempo que está hoje permanecerá até Quarta, altura em que o AA ficará numa posição mais a norte mas estendendo-se em crista até á PI, dando bom tempo aqui pelo menos entre Quinta e Segunda feira da próxima semana ... e depois disso está muito incerto ....

Ambos os modelos ECM e GFS colocam-se esta depressão que agora se encontra permancendo entre os Açores e a Madeira dando periodos de ceu muito nublado e aguaceiros nestas regiões entre Quinta e Segunda !!

Enfim veremos mas em principio aqui mais a sul não deverá render grande coisa !!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Como consegues ver a partir do dia 20, se os modelos dão um alcance máximo de 15 dias, com previsões máximas até dia 20 precisamente !!
Em relação aos modelos vamos a ver o que isto dará pois até ao momento não me parece que venha nada de especial .... sendo que este tempo que está hoje permanecerá até Quarta, altura em que o AA ficará numa posição mais a norte mas estendendo-se em crista até á PI, dando bom tempo aqui pelo menos entre Quinta e Segunda feira da próxima semana ... e depois disso está muito incerto ....

Ambos os modelos ECM e GFS colocam-se esta depressão que agora se encontra permancendo entre os Açores e a Madeira dando periodos de ceu muito nublado e aguaceiros nestas regiões entre Quinta e Segunda !!

Enfim veremos mas em principio aqui mais a sul não deverá render grande coisa !!

Vi num blog inglês de clima num texto sobre previsões sazonais. Aliás,já o tinha dito num post anterior, se a memória não me falha.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Como consegues ver a partir do dia 20, se os modelos dão um alcance máximo de 15 dias, com previsões máximas até dia 20 precisamente !!
Em relação aos modelos vamos a ver o que isto dará pois até ao momento não me parece que venha nada de especial .... sendo que este tempo que está hoje permanecerá até Quarta, altura em que o AA ficará numa posição mais a norte mas estendendo-se em crista até á PI, dando bom tempo aqui pelo menos entre Quinta e Segunda feira da próxima semana ... e depois disso está muito incerto ....

Ambos os modelos ECM e GFS colocam-se esta depressão que agora se encontra permancendo entre os Açores e a Madeira dando periodos de ceu muito nublado e aguaceiros nestas regiões entre Quinta e Segunda !!

Enfim veremos mas em principio aqui mais a sul não deverá render grande coisa !!

A AEMET colocou a província de Huelva em alerta amarelo, entre as 18 horas de hoje e as 10 de amanhã, prevendo-se 40 mm de precipitação em 12 horas.
Para além disso, o alerta amarelo estende-se até quarta-feira, prevendo-se mais 40 mm durante terça-feira. Será que choverá assim tão pouco?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Precipitação média de dias análogos

Hoje:

dw1gmedi.gif


Amanhã:

dw2gmedi.gif


Terça-feira:

dw3gmedi.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A AEMET colocou a província de Huelva em alerta amarelo, entre as 18 horas de hoje e as 10 de amanhã, prevendo-se 40 mm de precipitação em 12 horas.
Para além disso, o alerta amarelo estende-se até quarta-feira, prevendo-se mais 40 mm durante terça-feira. Será que choverá assim tão pouco?

Os próximos dias o dirão meu caro ... isto vai depender de onde cair as células !!
Já agora nunca chove o que a AEMET diz, pois o valor que eles é a precipitação máxima, e por isso agora o que teremos que seguir é o "NOW_CASTING"

Agora o que conta é o satélite sendo que o HIRLAM está muito interessante para o Litoral Norte e Centro em especial !
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Os próximos dias o dirão meu caro ... isto vai depender de onde cair as células !!
Já agora nunca chove o que a AEMET diz, pois o valor que eles é a precipitação máxima, e por isso agora o que teremos que seguir é o "NOW_CASTING"

Agora o que conta é o satélite sendo que o HIRLAM está muito interessante para o Litoral Norte e Centro em especial !

Para o dia de hoje. Para amanhã e terça-feira está muito interessante para o Algarve.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Caro Aurélio, você não pode desanimar porque 56mm já é bem bom para ai em faro:thumbsup:, e ainda mais o Cape até está bem bom, por isso tenha esperança.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Na minha opinião as regiôes que vão ser menos afectadas vão ser: o baixo alentejo e o alentejo.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Subida abrupta de temperatura 'é normal'

O Instituto de Meteorologia informou que o aumento significativo de temperaturas registado entre sábado e domingo é «normal nesta altura do ano», apesar de nem sempre ocorrer com frequência

«Pode acontecer, o que não quer dizer que seja normal em todas as semanas. Mas não é nada de anormal em termos meteorológicos», disse à Lusa o meteorologista Bruno Café.

Segundo o responsável, o tempo estava sob influência de uma crista anticiclónica e de uma depressão a leste do continente, que fazia com que fosse transportada uma massa de ar frio proveniente de latitudes mais a norte.

«Neste momento, há uma depressão a oeste do continente que dá origem a ventos no continente, de sul/sudoeste e traz uma massa de ar quente e húmido, que vem de sul», explicou o meteorologista.

Depois de vários dias de frio intenso, Portugal espera um início de semana bastante ameno, com mínimas de 16 graus em Lisboa, e alguma chuva.

Lusa / SOL