Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O frio a partir da semana que vem, está ainda muito indefinido. A primeira entrada fria de este, já a partir de Quarta, não deverá atingir grandemente o nosso país, quanto muito a região nordeste. As noites serão mais frias, mas nada de especial.

Depois os modelos ainda não estabilizaram. As duas últimas saídas do GFS são completamente diferentes uma da outra, a do ECMWF é diferente das duas do GFS, mesmo os restantes modelos não têm duas saídas semelhantes consecutivas. A tendência a largo prazo aponta para o estabelecimento da circulação zonal a latitudes um pouco mais baixas que o normal, mas não tanto como no ano passado. Mas ainda acho que o bloqueio pode manter-se, tal como aconteceu no final de Novembro, quando os modelos apontavam para circulação zonal, e mudaram todos quando se aproximou o momento.

a) Não vou dizer que não concordo em certo modo com a tua análise, mas parece-me que a entrada de ar frio inicialmente prevista essencialmente de NE, agora se está a deslocar um pouco mais para norte...talvez a zona do Gerês será a 1ª a benefeciar com esta entrada...no entanto parece-me óbvio que não será nada em grande...

b) Seria interessante se o bloqueio antlântico não fosse desfeito, mas o cenário mas provavel será mesmo esse...runs superiores a 100h, vamos ainda sonhar com temperatura mais baixas...

c) A grande dúvida actualmente prende-se com aquilo que virá depois das 200h...o GFS e também o ECMWF parecem-me agora sim seguir a tendencia de fluxos zonais a latitudes mais baixas que o esperado, pelo menos para mim...!Com isso o norte de Portugal ainda pode vir a lucrar alguma coisa...talvez sonhar com alguma neve natalícia nos pontos mais altos...
A previsão é de um Natal com boas acumulações, mas temperaturas relativamente amenas...ou seja, neve dificilmente vamos vê-la...
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Olá boa tarde a todos.
Uma ajuda por favor. Sabemos á partida que o norte da Europa tem um Inverno mais rigoroso que o nosso...pelo menos mais frio é. Gostaria de saber quais as tendências para a semana se 17 a 24 de Dezembro para lá ( Holanda/Bélgica). Pelo que vejo nos modelos dá me sensação que vai haver frio e neve, mas muito sinseramente não sou a pessoa mais indicada para fazer essa análise, pois estou sujeito a fazer uma análise errada.
Dá me sensação que han uma tendencia de a 18 de Dezembro estar uma depressão sobre a Irlanda que pode afectar o tempo na Holanda e Bélgiaca. Se me poderem ajudar agradecia.:thumbsup:

Obrigado.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Olá boa tarde a todos.
Uma ajuda por favor. Sabemos á partida que o norte da Europa tem um Inverno mais rigoroso que o nosso...pelo menos mais frio é. Gostaria de saber quais as tendências para a semana se 17 a 24 de Dezembro para lá ( Holanda/Bélgica). Pelo que vejo nos modelos dá me sensação que vai haver frio e neve, mas muito sinseramente não sou a pessoa mais indicada para fazer essa análise, pois estou sujeito a fazer uma análise errada.
Dá me sensação que han uma tendencia de a 18 de Dezembro estar uma depressão sobre a Irlanda que pode afectar o tempo na Holanda e Bélgiaca. Se me poderem ajudar agradecia.:thumbsup:

Obrigado.

Em princípio deverás ter um bom nevão, pelo menos no início desse período.

gfs-2-150_ixa0.png


Vejam as diferenças, o UKMO continua a meter uma excelente entrada fria e húmida, mantendo o bloqueio.

UW120-21_how6.GIF


UW144-21_zga4.GIF


Continuo a achar que os modelos estão sobrevalorizando a circulação zonal, apesar de o UKMO poder estar a fazer o contrário. Se o bloqueio se mantiver mais algum tempo teríamos uma boa entrada fria para neve a cotas médias no norte.

Mesmo o GFS já está a baixar a intensidade da circulação zonal, adiando-a cada vez mais:

gfs-0-204_xrh3.png
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Em princípio deverás ter um bom nevão, pelo menos no início desse período.

Vejam as diferenças, o UKMO continua a meter uma excelente entrada fria e húmida, mantendo o bloqueio.




Continuo a achar que os modelos estão sobrevalorizando a circulação zonal, apesar de o UKMO poder estar a fazer o contrário. Se o bloqueio se mantiver mais algum tempo teríamos uma boa entrada fria para neve a cotas médias no norte.

Mesmo o GFS já está a baixar a intensidade da circulação zonal, adiando-a cada vez mais:



o ukmo da 00 era bem melhor parece haver muito pouca lógica naquilo que os modelos mostram e também começa a restar pouco tempo para as coisas mudarem o ideal era formar-se uma depressão habitual nestas situações frente ás costas da catalunha para atrair o ar frio
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Evitem copiar imagens se faz favor, obrigado.

EDIT:Evitem citar imagens se faz favor, obrigado.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Porque assim preenche muito os tópicos e confunde um pouco ;)

Digo isto porque já vi moderadores pedir o mesmo :p

Podes citar o escrito na mesma mas não tires o [/quote] no final.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom...teremos a partir de 4f a entrada de ar de origem continental...ar frio...que deverá afectar o território de raspão.
Só o NE deverá observar valores dignos de uma entrada fria....:lol:

6f, devido á interação do ar frio/cavado com os restos da area depressionaria que tem andado a N/NW da Madeira, formar-se-há uma depressão a SW do continente que nos afectará no Sab-Dom....um periodo bom para quem deseja neve a cotas médias, já que a instabilidade ocorrerá sob fluxo de E e frio em altura..uma situação similar á do fim de semana anterior a este.

Para a outra semana...tendencia generalizada de fluxo zonal forte...um periodo de NAO neutra a + que poderá ser interessante a nivel de temporais Atlânticos....muita chuva e actividade nos espera a 2a metade do mês.

No que toca ás sasonais....é previsto uma mudança de padrão para NAO+ talvez a partir de Jan-Fev...poderemos ter uma 2a metade do Inverno e 1a de Primavera fresca e humida/normal, seguida de um Verão quente e seco, padrão acentuado pela NIÑA....uma coisa sem duvida intersssante....e caso isso actonteca Setembro/Outubro de 2011 poderão ser muito activos a nivel convectivos e ajudados pela actividade tropical no Atlântico ( que poderá ser extremamente activa...senão bater records...).

É muitissimo cedo ainda, mas caso estes padrões se encaixarem teremos um 2011 cheio de surpresas...:w00t::thumbsup:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Em princípio deverás ter um bom nevão, pelo menos no início desse período.

gfs-2-150_ixa0.png


Vejam as diferenças, o UKMO continua a meter uma excelente entrada fria e húmida, mantendo o bloqueio.

UW120-21_how6.GIF


UW144-21_zga4.GIF


Continuo a achar que os modelos estão sobrevalorizando a circulação zonal, apesar de o UKMO poder estar a fazer o contrário. Se o bloqueio se mantiver mais algum tempo teríamos uma boa entrada fria para neve a cotas médias no norte.

Mesmo o GFS já está a baixar a intensidade da circulação zonal, adiando-a cada vez mais:

gfs-0-204_xrh3.png

Obrigado, já fiquei minimamente esclarecido....:thumbsup: