Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010



N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Porque assim preenche muito os tópicos e confunde um pouco ;)

Digo isto porque já vi moderadores pedir o mesmo :p

Podes citar o escrito na mesma mas não tires o
no final.[/QUOTE]

Ah já percebi, mas como o SpiderVV disse ter-se-ia percebido melhor se tivesses dito citar em vez de copiar;)
De qualquer maneira tens razão: o tópico fica muito compacto e difícil de ver.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
olhando para o ukmo que até agora tem sido muito consistente e para o jma com situações semelhantes até que ponto as isos podiam ser semelhantes?

alguém tem opinião sobre isto?

UW120-21.GIF

J120-21.GIF

Rjma1202.gif


parece haver uma forte injecção de ar frio no dia anterior

UW96-21.GIF



no reino unido a discussão deve ser quantos metros de neve é quer vão ter
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
No Reino Unido terão provavelmente um nevão que entrará para a história.

Por cá, começa tudo a ficar um pouco mais interessante. Já lá vamos.

Em primeiro lugar ressalvar que apesar de a entrada fria não nos atingir directamente, o fluxo de leste vai fazer baixar muito as temperaturas. Os céus limpos e as noites longas vão também contribuir para temperaturas mínimas muito baixas em zonas abrigadas. As automáticas (Foreca, IM) metem 1ºC de mínima em Lisboa, já sabemos que na cidade é muito improvável que tal aconteça, mas em locais mais favorecidos dos arredores pode dar para chegar ao 0.

E a tão prevista circulação zonal tarda em avançar.

Ontem:

ECM1-192_dpt3.GIF


Hoje:

ECM1-168_ddl3.GIF


Gosto de ver a dorsal a espreitar, ali bem longe de nós, com uma boa depressão já do lado de cá:

ECM1-240_tue5.GIF


ECM0-240_pow3.GIF


Faz hoje um ano que tivemos a primeira entrada fria do inverno passado. Este ano já levamos uma, e nos próximos dias teremos uma entrada fresquinha. Ainda a procissão vai no adro.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Cova beira....na minha modesta opinião a partir de Sab vamos ter um novo periodo instavel.


Uma primeira fase até dia 19 será fria, com ventos ainda de componente E, rodando para N, já que teremos a passagem de uma depressão a S, e a entrada de um cavado com ciclogenese embebida a NW, num padrão similar á ocorrencia de Nov passado.

A partir de dia 19, com o bloqueio Atlantico a afastar-se para W/NW, teremos uma fase de intensificação da zonal, dada a interacção entre ar frio na Europa e massas de ar quente e humido no Atlantico central, em parte arrastados por areas depressionarias que teem estado na costa leste Americana.
Ainda é dificil saber se teremos dois centros independentes, um no Atlantico NE e outro no Atlantico NW, ou um fluxo continuo no Atlantico....bom, as diferenças seriam que uma zonal initerrupta traria muito mais calor e precipitação, já que as depressões varreriam todo o Atlantico norte num ambiente favoravel á manutenção desses sistemas intensos, enquanto um nucleo aqui a N/NW, traria menos calor e eventualmente menos chuva á zona Sul.

No longo prazo...após as 190h, a tendencia aponta para uma zona forte, com o AA a sul e vastos campos depressionarios no Atlantico, isto juntamente com a gradual dissipação das areas anticiclonicas anomalas nas latitudes altas...uma gradual fixação de uma NAO+ ou neutra ao longo dos proximos 8 dias, portanto;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu aposto mais no frio :cold:
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Anda ai uma confusão, que eu nem sei o que pensar! Eu olho para os modelos do observatório francês e dizem-me que não, venho aqui e vejo runs com um aspecto diametralmente oposto!

Ajudem-me!:huh:
Grande abraço a todos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Anda ai uma confusão, que eu nem sei o que pensar! Eu olho para os modelos do observatório francês e dizem-me que não, venho aqui e vejo runs com um aspecto diametralmente oposto!

Ajudem-me!:huh:
Grande abraço a todos

Talvez amanha já estejam ambos de acordo ou os modelos francês apostem para mais frio e as runs que aqui vês apostem para menos frio. Está tudo ainda muito incerto.. ;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Outono e Inverno negoceiam agora a transição de poderes .
Acordaram desde já , algumas tréguas ,necessárias , para uma mais tranquila colaboração...
É intervalo. Dias de acalmia....
A 2ª parte das negociações , com início previsto para o final da semana ,
ameaça continuar empatada e há já quem vislumbre prolongamento.
Até aos penaltis...
O frio para já. a chuva depois. neves nos sítios do costume?
mais do mesmo .Mais Inverno que terá sido muito bem aconselhado pelo seu predecessor de boa memória.
Os dias de sol instalados?
Pois...toca a aproveitar....Serão contra-ciclo do que tem sido
e do que está para vir...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Aqui vão as tendências à luz dos meus olhos...

O GFS prevê para estes próximos dias até precisamente à véspera de Natal dias frescos, habituais para esta época do ano...com uma estrada de NE inicialmente, com tempo seco e frio e depois alguma circulação zonal a latitudes mais baixas que manterão o frio durante alguns dias...acompanhado de precipitação...
Ao sul do continente, tal fustigado com a falta de precipitação, parece haver boas noticias para o dia 18 de Dezembro, com possibilidade de acumulações interessante provenientes de uma depressão a SW do Continente...falta definir ainda a trajectória final da mesma que vai definir entre o pouco e bastante...
Depois a partir de dia 19 de Dezembro começa a circulação zonal a fazer-se sentir, com várias entradas com precipitação "jeitosa"...mais para o norte que a sul, o habitual portanto...e assim se parece vir a manter até ao final de 2010...
Alguma neve nos topos montanhosos do norte e do centro a mais de 1000m de altitude, de resto não esperem grande milagres...

O ECMWF mantém o frio durante mais um ou dois dias, mas parece-me ajustar-se agora de acordo com o GFS...depois de meter bastante frio começa agora a recuar...