Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Local
Estarreja
Bom dia

Pergunta aos mais entendidos em assuntos relativos ao elemento branco :D

Como está a situação para o início do noite, depois de só ouvir relatos de neve e não ver nada, decidi ir à aventura mais o meu cunhado pela A25 acima, precipitação parece que haverá, e a cota? Rondará os 500m a 700m como diz o IM, ou poderá estar mais alta, por volta das 22h?

Boas.

Tenho como convicção que por essa hora a cota estará, pelo contrário, mais baixa. Se houver precipitação será certamente de neve a essas cotas e quiçá mais baixas ainda.

Boa viagem (e se possível boas fotos)

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Local
Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
Boas.

Tenho como convicção que por essa hora a cota estará, pelo contrário, mais baixa. Se houver precipitação será certamente de neve a essas cotas e quiçá mais baixas ainda.

Boa viagem (e se possível boas fotos)

Obrigado Vitamos, ficam prometidas as fotos, apesar ser de noite.:D

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Local
Vouzela
LPPR 021100Z 0212/0312 21008KT 9999 FEW020CB SCT040
TEMPO 0212/0224 7000 SHRAGS BKN015 FEW020CB
BECMG 0215/0217 26018KT
PROB30
TEMPO 0220/0224 27025G35KT 3000 SHRASN SCT006 BKN015 SCT018CB
BECMG 0221/0223 34015KT
BECMG 0306/0308 03008KT FEW015
Taf do porto a prever aguaceiros de chuva e neve:w00t::thumbsup:

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Local
Lisboa
taf do aeroporto de Lisboa so para fazer pirrice a do porto :lmao:

2010/12/02 12:18
LPPT 021100Z 0212/0318 34008KT 9999 FEW025
TEMPO 0212/0304 8000 SHRAGS SCT020 FEW030CB
BECMG 0216/0218 28013KT
BECMG 0223/0301 31015KT PROB30
TEMPO 0223/0304 31020G30KT 5000 -SHRASN SCT018 FEW025CB BKN030
BECMG 0304/0306 35010KT CAVOK

será mesmo que vai cair alguma coisa :D

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Local
Estarreja
será mesmo que vai cair alguma coisa :D

Em Lisboa não certamente, mas a situação no Porto hoje está mesmo muito interessante. A cota no período nocturno baixa aos 200m. Mas neste tipo de situações com tanto frio em altitude e com relatos já de alguma água neve em certas zonas em pleno pico do dia, poderá ser sem dúvida um fim de tarde muito interessante para o Minho e a faixa litoral Norte.

PS: white_wolf não é necessário repetir várias vezes a mesma pergunta no tópico. A tua questão está no tópico e já foi respondida

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Supostamente esta manhã seria já interessante, pelo menos segundo os Meteogramas GFS que se podem consultar aqui. Dado que dá cota 200 o dia todo para o Porto.... e já cairam uns flocos misturados com a chuva...será que vai haver surpresa durante o dia? Esperar para ver.... ;)

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Bom dia...

Para muitos esta noite foi um regalo para a visão... Neve. Eu nem por isso... estive a ver as previsões do IM, e o tempo frio continua, até sabado, mas para esse mesmo dia as temperaturas são negativas para Viseu, mas não fala em neve? Porque? Se está frio? desculpem a minha não sabedoria... mas vou para la Cinfães

Alguem me pode ajudar, a discodificar isto?

SDaudações

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Local
Faro
Bom dia...

Para muitos esta noite foi um regalo para a visão... Neve. Eu nem por isso... estive a ver as previsões do IM, e o tempo frio continua, até sabado, mas para esse mesmo dia as temperaturas são negativas para Viseu, mas não fala em neve? Porque? Se está frio? desculpem a minha não sabedoria... mas vou para la Cinfães

SDaudações

Outra vez a mesma pergunta .....................................................????????

Experimente fazer uma omelete sem ovos :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Em relação aos modelos para a próxima semana começa a ficar bastante interessante a previsão:
vento forte, aguaceiros, trovoada ... hum interessante, mas vamos a ver se mantém o cenário apontado pelos modelos principais ECM e GFS pelo menos na sua durabilidade !!

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Local
Setúbal
E agora mais uma achega para a fogueira...saidinho do IM...

Previsão para 6ª Feira, 3 de Dezembro de 2010
Continuação de tempo frio.
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito
nublado até ao início da manhã nas regiões Centro e Sul
, com
ocorrência de aguaceiros que serão de neve acima dos 300/500 metros.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste nas terras
altas e no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até ao início da
manhã.
Formação de gelo ou geada.
Pequena descida da temperatura mínima.

Será que? :lol:

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Em Lisboa não certamente, mas a situação no Porto hoje está mesmo muito interessante. A cota no período nocturno baixa aos 200m. Mas neste tipo de situações com tanto frio em altitude e com relatos já de alguma água neve em certas zonas em pleno pico do dia, poderá ser sem dúvida um fim de tarde muito interessante para o Minho e a faixa litoral Norte.

PS: white_wolf não é necessário repetir várias vezes a mesma pergunta no tópico. A tua questão está no tópico e já foi respondida
eu penso que sera possivel nevar na serra de montejunto esta madrugada pois o IM indica aguaceiros no centro e sul com queda de neve acima dos 300 a 500 m estando a serra de montejunto a 600-700 metros certo?:thumbsup:

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Local
Desculpem não tinha visto a respota... :lmao: mas quanto a percipitção no site do IM há! E fala em chuva moderada,,, por isso a minha pergunta, bem sei ke sem :rain: não neve... quanto ao resto é pela temperatura, ou de outro factor? se forem ao IM la esta a :rain: mas cotas não fala... Peço desculpa pela pergunta repetida...

Saudações

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia...

SDaudações

É simples white_wolf. De facto vai estar muito frio até sábado mas sem precipitação prevista para a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, mas nesse mesmo dia (sábado) a aproximação de uma depressão a oeste de portugal continental vai fazer subir bastante os valores da temperatura e a precipitação prevista é só lá para o fim do dia.

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Local
IM:

Continuação de tempo frio.
Céu pouco nublado, temporariamente muito nublado por nuvens altas,
aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, rodando para sueste
e tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste a
partir da tarde.
Nas terras altas o vento soprará forte a muito forte (40 a 60 km/h)
de sueste, com rajadas da ordem dos 100 km/h, a partir da tarde.
Períodos de chuva fraca a partir da tarde, tornando-se moderada no
litoral das regiões Centro e Sul no final do dia.
Acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada.

Desculpem la... Não sei bem... :hehe: mas presumo que possa ser de neve nas terras altas??!!

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Local
Bragança (675m)
Desculpem não tinha visto a respota... :lmao: mas quanto a percipitção no site do IM há! E fala em chuva moderada,,, por isso a minha pergunta, bem sei ke sem :rain: não neve... quanto ao resto é pela temperatura, ou de outro factor? se forem ao IM la esta a :rain: mas cotas não fala... Peço desculpa pela pergunta repetida...

Saudações

No sábado a precipitação só deve chegar à tarde/noite, mas será uma massa de ar mais quente que irá fazer subir os valores de temperatura. Por isso, no Sábado terá uma manhã fria, mas seca, e depois chega a precipitação com um aumento da temperatura.