Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia

Pergunta aos mais entendidos em assuntos relativos ao elemento branco :D

Como está a situação para o início do noite, depois de só ouvir relatos de neve e não ver nada, decidi ir à aventura mais o meu cunhado pela A25 acima, precipitação parece que haverá, e a cota? Rondará os 500m a 700m como diz o IM, ou poderá estar mais alta, por volta das 22h?

Boas.

Tenho como convicção que por essa hora a cota estará, pelo contrário, mais baixa. Se houver precipitação será certamente de neve a essas cotas e quiçá mais baixas ainda.

Boa viagem (e se possível boas fotos)
 


jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boas.

Tenho como convicção que por essa hora a cota estará, pelo contrário, mais baixa. Se houver precipitação será certamente de neve a essas cotas e quiçá mais baixas ainda.

Boa viagem (e se possível boas fotos)

Obrigado Vitamos, ficam prometidas as fotos, apesar ser de noite.:D
 

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
LPPR 021100Z 0212/0312 21008KT 9999 FEW020CB SCT040
TEMPO 0212/0224 7000 SHRAGS BKN015 FEW020CB
BECMG 0215/0217 26018KT
PROB30
TEMPO 0220/0224 27025G35KT 3000 SHRASN SCT006 BKN015 SCT018CB
BECMG 0221/0223 34015KT
BECMG 0306/0308 03008KT FEW015
Taf do porto a prever aguaceiros de chuva e neve:w00t::thumbsup:
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
taf do aeroporto de Lisboa so para fazer pirrice a do porto :lmao:

2010/12/02 12:18
LPPT 021100Z 0212/0318 34008KT 9999 FEW025
TEMPO 0212/0304 8000 SHRAGS SCT020 FEW030CB
BECMG 0216/0218 28013KT
BECMG 0223/0301 31015KT PROB30
TEMPO 0223/0304 31020G30KT 5000 -SHRASN SCT018 FEW025CB BKN030
BECMG 0304/0306 35010KT CAVOK

será mesmo que vai cair alguma coisa :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
será mesmo que vai cair alguma coisa :D

Em Lisboa não certamente, mas a situação no Porto hoje está mesmo muito interessante. A cota no período nocturno baixa aos 200m. Mas neste tipo de situações com tanto frio em altitude e com relatos já de alguma água neve em certas zonas em pleno pico do dia, poderá ser sem dúvida um fim de tarde muito interessante para o Minho e a faixa litoral Norte.

PS: white_wolf não é necessário repetir várias vezes a mesma pergunta no tópico. A tua questão está no tópico e já foi respondida
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Supostamente esta manhã seria já interessante, pelo menos segundo os Meteogramas GFS que se podem consultar aqui. Dado que dá cota 200 o dia todo para o Porto.... e já cairam uns flocos misturados com a chuva...será que vai haver surpresa durante o dia? Esperar para ver.... ;)
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Bom dia...

Para muitos esta noite foi um regalo para a visão... Neve. Eu nem por isso... estive a ver as previsões do IM, e o tempo frio continua, até sabado, mas para esse mesmo dia as temperaturas são negativas para Viseu, mas não fala em neve? Porque? Se está frio? desculpem a minha não sabedoria... mas vou para la Cinfães

Alguem me pode ajudar, a discodificar isto?

SDaudações
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia...

Para muitos esta noite foi um regalo para a visão... Neve. Eu nem por isso... estive a ver as previsões do IM, e o tempo frio continua, até sabado, mas para esse mesmo dia as temperaturas são negativas para Viseu, mas não fala em neve? Porque? Se está frio? desculpem a minha não sabedoria... mas vou para la Cinfães

Alguem me pode ajudar, a discodificar isto?

SDaudações

Outra vez a mesma pergunta .....................................................????????

Experimente fazer uma omelete sem ovos :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Em relação aos modelos para a próxima semana começa a ficar bastante interessante a previsão:
vento forte, aguaceiros, trovoada ... hum interessante, mas vamos a ver se mantém o cenário apontado pelos modelos principais ECM e GFS pelo menos na sua durabilidade !!
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
E agora mais uma achega para a fogueira...saidinho do IM...

Previsão para 6ª Feira, 3 de Dezembro de 2010
Continuação de tempo frio.
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito
nublado até ao início da manhã nas regiões Centro e Sul
, com
ocorrência de aguaceiros que serão de neve acima dos 300/500 metros.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste nas terras
altas e no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até ao início da
manhã.
Formação de gelo ou geada.
Pequena descida da temperatura mínima.

Será que? :lol:
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Em Lisboa não certamente, mas a situação no Porto hoje está mesmo muito interessante. A cota no período nocturno baixa aos 200m. Mas neste tipo de situações com tanto frio em altitude e com relatos já de alguma água neve em certas zonas em pleno pico do dia, poderá ser sem dúvida um fim de tarde muito interessante para o Minho e a faixa litoral Norte.

PS: white_wolf não é necessário repetir várias vezes a mesma pergunta no tópico. A tua questão está no tópico e já foi respondida
eu penso que sera possivel nevar na serra de montejunto esta madrugada pois o IM indica aguaceiros no centro e sul com queda de neve acima dos 300 a 500 m estando a serra de montejunto a 600-700 metros certo?:thumbsup:
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Desculpem não tinha visto a respota... :lmao: mas quanto a percipitção no site do IM há! E fala em chuva moderada,,, por isso a minha pergunta, bem sei ke sem :rain: não neve... quanto ao resto é pela temperatura, ou de outro factor? se forem ao IM la esta a :rain: mas cotas não fala... Peço desculpa pela pergunta repetida...


Saudações
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia...

Para muitos esta noite foi um regalo para a visão... Neve. Eu nem por isso... estive a ver as previsões do IM, e o tempo frio continua, até sabado, mas para esse mesmo dia as temperaturas são negativas para Viseu, mas não fala em neve? Porque? Se está frio? desculpem a minha não sabedoria... mas vou para la Cinfães

Alguem me pode ajudar, a discodificar isto?

SDaudações

É simples white_wolf. De facto vai estar muito frio até sábado mas sem precipitação prevista para a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, mas nesse mesmo dia (sábado) a aproximação de uma depressão a oeste de portugal continental vai fazer subir bastante os valores da temperatura e a precipitação prevista é só lá para o fim do dia.
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
IM:

Continuação de tempo frio.
Céu pouco nublado, temporariamente muito nublado por nuvens altas,
aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, rodando para sueste
e tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste a
partir da tarde.
Nas terras altas o vento soprará forte a muito forte (40 a 60 km/h)
de sueste, com rajadas da ordem dos 100 km/h, a partir da tarde.
Períodos de chuva fraca a partir da tarde, tornando-se moderada no
litoral das regiões Centro e Sul no final do dia.
Acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada.


Desculpem la... Não sei bem... :hehe: mas presumo que possa ser de neve nas terras altas??!!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Desculpem não tinha visto a respota... :lmao: mas quanto a percipitção no site do IM há! E fala em chuva moderada,,, por isso a minha pergunta, bem sei ke sem :rain: não neve... quanto ao resto é pela temperatura, ou de outro factor? se forem ao IM la esta a :rain: mas cotas não fala... Peço desculpa pela pergunta repetida...


Saudações

No sábado a precipitação só deve chegar à tarde/noite, mas será uma massa de ar mais quente que irá fazer subir os valores de temperatura. Por isso, no Sábado terá uma manhã fria, mas seca, e depois chega a precipitação com um aumento da temperatura.