Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A maioria das que verifiquei não tinha qualquer referência à cota.

Não querendo ser chato, mas quando a AEMET não põe cota é porque cai a qualquer cota dessa região. Em Portugal não acontece isto em lado nenhum, por questões geográficas, mas se a cota de neve é de 600 m na meseta norte, neva em toda a região, pelo que não vale a pena referir a cota. É como quando a cota dá -100 no litoral.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Não querendo ser chato, mas quando a AEMET não põe cota é porque cai a qualquer cota dessa região. Em Portugal não acontece isto em lado nenhum, por questões geográficas, mas se a cota de neve é de 600 m na meseta norte, neva em toda a região, pelo que não vale a pena referir a cota. É como quando a cota dá -100 no litoral.

Não estás a ser chato, fiquei esclarecido.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Pelo que entendi, amanhã aqui para o Norte e também para o Centro ha possibilidade de Nevar a cotas um pouco mais baixas do que no dia 29 e 30. Então qual é a principal dúvida: o facto de as temperaturas não serem tão baixas que assim o premitam, ou facto de o frio existir mas não haver precipitação tal?


Obrigado
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelo que entendi, amanhã aqui para o Norte e também para o Centro ha possibilidade de Nevar a cotas um pouco mais baixas do que no dia 29 e 30. Então qual é a principal dúvida: o facto de as temperaturas não serem tão baixas que assim o permitam, ou facto de o frio existir mas não haver precipitação tal?

Há mais frio em altura durante algum tempo do que até aqui, mas o tipo de precipitação é mais aleatória/incerta. Também há o problema de serem células que vem do mar, onde é mais provável chover próximo do litoral, mas as temperaturas na superfície são maiores, e no interior é mais provável haver mais frio mas onde a precipitação é mais incerta. É ter paciência e aguardar pelo melhor pois nestas coisas não existem certezas absolutas.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Eu penso que por vezes existe uma certa obsessão em escrutinar tudo o que o IM escreve, ao milímetro, à procura de um motivo para o criticar. Não que este, ou qualquer outro organismo, esteja acima da crítica e não possa, e deva, melhorar os seus serviços.

Mas a previsão das cotas de neve deve ser das mais difíceis de fazer, tantos os factores envolvidos, desde a altitude, à temperatura à superfície e em altitude, à humidade relativa, à exposição/orientação de determinado local,...

As cotas são valores indicativos e é assim que devem ser compreendidos, pois é impraticável uma previsão de cotas a uma escala muito menor do que aquela a que é feita na actualidade. Reparem que mesmo o AEMet faz previsões de cotas de neve, tanto quanto sei, ao nível das comunidades autónomas. Quando muito, em certos eventos que o justifiquem, com uma ou outra nuance ao nível das províncias (grosso modo,as províncias espanholas correspondem aos nossos distritos).

Portanto, quando o AEmet prevê uma cota de neve de 600/800 m, por exemplo, para a região autónoma de Castela-e-Leão, sabendo a imensidão geográfica desse território e os inúmeros micro-climas que possui, estará assim a ser tão rigoroso, em comparação com o nosso IM?
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
É impressão minha ou o GFS aumentou a precipitação nesta saída...

gfs-7-30_xwm4.png


gfs-7-36_cwc2.png


gfs-1-30_nfo0.png


gfs-1-36_ucj2.png


gfs-1-42_twe2.png


E já agora as previsões de precipitação segundo o HIRLAM

66923611.png

© AEMET



22265433.png

© AEMET





Lindo:
67872030.png


57174758.png


Acho que vai cair um belo nevão no norte e o minho vai ser muito contemplado...
 

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Boas

Nesta run das 12z do GFS, a tendencia para o proximo fim de semana mantem-se com uma depressao situada junto aos açores com um centro barometrico de +/- 980 hpa, que se estende até a PI, influenciando o estado do tempo.
Contudo na segunda feira, a depressao mantem-se estacionaria entre os Açores e a Madeira, mas claro influenciando o tempo na Peninsula Iberica.
A partir de terça, esta depressao, sofre um deslocamento para Nordeste e na quarta de madrugada esta situada a Oeste de Portugal, com um centro barometrico de 976 hpa, onde estará estacionaria durante o dia de quarta e quinta feira. O factor em conta será o vento que será forte.
A temperatura ira subir

Situaçao a acompanhar nas proximas run's.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
EU acho que quase certo irá haver precipitação e muitos de voces a gritar de alegria. Agora não sei se as cotas irao ser assim tao baixas. Afinal a entrada é polar mas maritima, isso faz que nao seja tao facil as cotas descerem até ao Porto, mas provavelmente em Braga eu diria que é muito provavel uns aguaceiros de neve.

Eu até diria que provavelmente irá nevar de novo um bocado no Porto. Afinal, eu nao me lembro de um periodo de tempo tao longo com uma entrada polar e humida. A entrada fria parece continuar nos proximos 3 dias e com precipitaçao.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
mas esta imagem de satélite é relativa á precipitação isto é quanto mais fria a nuvem mais precipitação ela descarrega! certo?

Mostra a temperatura do topo da nuvem, mas as nuvens que estão a avançar para Portugal são aquelas que estão a oeste e essas parecem ser nuvens altas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Devem ser nuvens altas.

Eu pouco percebo disto, mas também sou levado a partilhar dessa opinião!


Sim.
Temos a passar por cima de nós o Jet (vento nos níveis altos da atmosfera) bastante forte, a humidade e nuvens altas resultantes das células que estão no mar entram neste fluxo nos níveis altos vindo rapidamente para leste.
Além dessas células no mar que se dirigem para sudeste, temos outras a noroeste do país mas que praticamente se desfazem quando saem do mar.

gfseuj300006.png


sat.gif