Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este tempo que neste momento se faz sentir tomando em atenção as sazonais, as tais que erram sempre ou quase sempre segundo alguns dizem, mas que conseguem acertar a 9 meses de distância:lmao::lmao::lmao:, como dizia deverá manter-se com este cenário pelo menos durante mais um mês sendo que muito provavelmente Janeiro será muito idêntico a Dezembro em especial no que ao sul diz respeito ....

A continuação de um bom Natal do todos !!
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
O que é um facto e não o sabemos aproveitar, é que temos o melhor clima da Europa. Nem Grécia, nem Itália chegam aos nossos calcanhares. Apenas o sul de Espanha apresenta as mesmas condições em algumas zonas.
De resto, este tempo é bom com certeza mas se exagerar-mos começamos a entrar no desejo de muitos que é ter Verão eternamente. Se tivermos um Janeiro semelhante, o que não quero acreditar, é bem mau, por isso quero acreditar que isto vai mudar brevemente.
As sazonais são muito boas, dão-nos uma tendência mas quando dizem que vamos ter precipitação abaixo da média também não quer dizer que vamos ter sempre 0mm ou próximo.

Para já e se consultarem os principais modelos vão ver anti-ciclone até as 300 e muitas horas e que potente... aquele AA que perguntáva-mos onde andava ele nos anos hidrológicos 2009/2010 e 2010/2011 está de volta e de que maneira.
Quanto ao Sul e depois de dois anos excelentes acho que este ano não se vai chegar à média em grande parte dos locais. Era preciso uma grande mudança e já em Janeiro.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Aproveitar?

claro que sim! Passear, namorar ou jogar à bola com os filhos! Ir à praia.

Meteoalentejo, eu por exemplo vou visitar serpa e seus arredores para fazer observação astronómica... que tal? boa ideia, certo? e aproveito para ir ao molhó bico e à lebrinha... conheces?

Infelizmente, este tópico corre o risco de se tornar um muro de lamentações outra vez. :pray:

Relativamente à situação de precipitação no Algarve / sul, é preocupante, claro. Realmente o mês de Dezembro arrisca-se a ficar muito abaixo da média, não sei em que percentil , mas será muito baixo.
Houve um colega que referiu que os modelos sazonais acertaram a 9 meses de distância. Que modelos? mandem o link por favor.

Consultando o nosso forum
http://www.meteopt.com/forum/meteor...-sazonal-outono-inverno-2011-2012-a-5846.html

a primeiras análises sugeriam um dezembro frio (não se está a verificar:calor:), e um dezembro ligeiramente seco. E no centro e sul pode ser históricamente seco !!! Não se verifica também.

Os modelos sazonais são produtos interessantes mas em fase de desenvolvimento bem mais atrasado que os de médio prazo, como é normal. Isto não é uma critica aos sazonais, nem a quem trabalha neles. É um facto.:)

paz
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Falo em aproveitar em relação ao turismo...devíamos estar cheios de turistas nestes meses de Inverno e em lugar disso estamos às moscas! Quanto ao resto cada um aproveita à sua maneira. Para mim tem estado excelente para a agricultura, tomar uns belos banhos de sol e namorar claro!


A preocupação agora é a previsão para a passagem de ano, que de certo não será passada debaixo de chuva e talvez muito provavelmente com a presença de um céu bem estrelado. Frio também não me parece que vá ser muito, tirando o facto de talvez poder coincidir com um arrefecimento nocturno(inversão térmica) mais intensa nesse dia e nos locais do costume claro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aproveitar?

claro que sim! Passear, namorar ou jogar à bola com os filhos! Ir à praia.

Meteoalentejo, eu por exemplo vou visitar serpa e seus arredores para fazer observação astronómica... que tal? boa ideia, certo? e aproveito para ir ao molhó bico e à lebrinha... conheces?

Infelizmente, este tópico corre o risco de se tornar um muro de lamentações outra vez. :pray:

Relativamente à situação de precipitação no Algarve / sul, é preocupante, claro. Realmente o mês de Dezembro arrisca-se a ficar muito abaixo da média, não sei em que percentil , mas será muito baixo.
Houve um colega que referiu que os modelos sazonais acertaram a 9 meses de distância. Que modelos? mandem o link por favor.

Consultando o nosso forum
http://www.meteopt.com/forum/meteor...-sazonal-outono-inverno-2011-2012-a-5846.html

a primeiras análises sugeriam um dezembro frio (não se está a verificar:calor:), e um dezembro ligeiramente seco. E no centro e sul pode ser históricamente seco !!! Não se verifica também.

Os modelos sazonais são produtos interessantes mas em fase de desenvolvimento bem mais atrasado que os de médio prazo, como é normal. Isto não é uma critica aos sazonais, nem a quem trabalha neles. É um facto.:)

paz

O link, só não vê quem não quer ver .... e enganei-me não queria dizer 9 meses mas sim 6 meses, os 9 meses é o alcance que este modelo tem .....
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst_history/201107/images3/glbz700Sea.gif

Mesmo assim ainda deve haver muita gente a dizer que este cenário não estava previsto ..... Basicamente praticamente quase todos os modelos apontavam desde o inicio do Verão para um Outono normal ou ligeiramente abaixo do normal, e depois TODOS apontavam para um Inverno seco a muito seco .....
Volto a dizer espero este cenário em grande parte de Janeiro embora mais frio que este mês, e com a mesma secura mais a sul ....
Depois a partir de meados de Fevereiro espero uma gradual alteração desde padrão
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O link, só não vê quem não quer ver .... e enganei-me não queria dizer 9 meses mas sim 6 meses, os 9 meses é o alcance que este modelo tem .....

Caro Aurélio,

esse lapsus linguae não é importante para mim.

o melhor link para analisar a corrida de Julho desse modelo sazonal é

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst_history/201107/

a partir dai poderemos explorar melhor a previsão sazonal elaborada em Julho.
A leitura que faço não é a mesma leitura que o Aurélio faz, mas são diferentes pontos de vista.
Numa leitura , se calhar simplesta, eles previam um trimestre de nov-dec-jan perfeitamente normal. Um mês de dezembro sem anomalias na precipitação... se calhar estou a ver mal.
Por favor, não me levem a mal. Simplesmente não concordo ou não percebo.
Paz.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
a primeiras análises sugeriam um dezembro frio (não se está a verificar:calor:), e um dezembro ligeiramente seco. E no centro e sul pode ser históricamente seco !!! Não se verifica também.

À primeira vista, e devido ao maior número de horas de insolação que faz aumentar a sensação térmica, parece um mês de dezembro quente, mas analisando os valores dos gráficos do IM, temos até dia 24 os seguintes valores (aproximados, os gráficos têm algumas dificuldades na leitura):

Bragança: Máx: 9,9 ºC (+0,5) Mín: 2,1ºC (+0,4)
Porto: Máx: 14,7 ºC (+0,2) Mín: 7,8ºC (+0,7)
Lisboa: Máx: 15,7 ºC (+0,5) Mín: 9,5ºC (=)
Beja: Máx: 14,5 ºC (-0,2) Mín: 6,1ºC (-0,7)
Faro: Máx: 17,4 ºC (+0,3) Mín: 8,3ºC (-1,0)

Portanto, levamos até ao momento uma ligeira anomalia positiva a norte e negativa a sul. Contudo, se assumirmos como certa a previsão do IM (humana até 27, automática a partir daí) até ao final do mês, ficamos com:


Bragança: Máx: 9,7 ºC (+0,3) Mín: 1,4ºC (-0,3)
Porto: Máx: 14,5 ºC (=) Mín: 7,2ºC (+0,1)
Lisboa: Máx: 15,5 ºC (+0,3) Mín: 8,9ºC (-0,6)
Beja: Máx: 14,5 ºC (-0,2) Mín: 5,6ºC (-1,2)
Faro: Máx: 17,1 ºC (=) Mín: 8,4ºC (-0,9)

Deveremos ter então, um mês normal quanto a temperaturas a norte, e com anomalia negativa a sul.

Quanto aos modelos, o GFS para não variar já matou a depressão a sul do Algarve, não se vê nada de especial até prazos aceitáveis, é esperar pela mudança de padrão que mais cedo ou mais tarde vai ter de ocorrer.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
"É preciso ter calma..."

Eu considero-me um privilegiado...
O meu clima é temperado oceânico (não cabe nas atuais classificações, eu sei!), mas é o clima ao qual me adaptei desde que nasci - este é o meu clima ideal, o melhor clima do mundo...e quem sabe arredores!:D
Frio de inverno, calor de verão. Seco no verão e húmido no inverno. Há melhor?!
Tenho o melhor de 2 mundos: a primavera e o outono são estações em que tenho tanto as características do interior continental como as do litoral.

Querem saber outra coisa: foi por isso que em criança, com 8 anos, já me deliciava com a meteorologia e com as magníficas apresentações do grande senhor Anthimio de Azevedo.:w00t:

Ah, neste momento estão 0,6ºC - fresquinho como deve estar!

Sim, eu tenho o melhor clima da Europa...

P.S.: mesmo que este ano as condições possam não ser aquelas que eu idealizo, sei que a qualquer momento elas irão se fazer sentir. Apenas "É preciso ter calma...";)
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
"É preciso ter calma..."

Eu considero-me um privilegiado...
O meu clima é temperado oceânico (não cabe nas atuais classificações, eu sei!), mas é o clima ao qual me adaptei desde que nasci - este é o meu clima ideal, o melhor clima do mundo...e quem sabe arredores!:D
Frio de inverno, calor de verão. Seco no verão e húmido no inverno. Há melhor?!
Tenho o melhor de 2 mundos: a primavera e o outono são estações em que tenho tanto as características do interior continental como as do litoral.

Querem saber outra coisa: foi por isso que em criança, com 8 anos, já me deliciava com a meteorologia e com as magníficas apresentações do grande senhor Anthimio de Azevedo.:w00t:

Ah, neste momento estão 0,6ºC - fresquinho como deve estar!

Sim, eu tenho o melhor clima da Europa...

P.S.: mesmo que este ano as condições possam não ser aquelas que eu idealizo, sei que a qualquer momento elas irão se fazer sentir. Apenas "É preciso ter calma...";)

Saudades do Clima de Paços de Ferreira. 0.6ºC… Que maravilha! Aqui em Fortaleza é sempre tudo igual…

Desculpem o off-topic.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Esta imagem vale por mil palavras, foto de autoria da NASA, foto da península ibérica no dia 04 de Dezembro de 2011… Desculpem pelo off-pic

20111226634605059105444.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)