Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
será que nao ha maneira deste maldito anticiclone nao nos largar!!!!!:angry:
ja começo a ficar irritado desta maneira da me impressao que o iverao vai ser passado de guarda chuva..
alguem que me explique sff o pq deste anticiclone nao sair destas bandas??!?

agradecido!! ;)
 


cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
será que nao ha maneira deste maldito anticiclone nao nos largar!!!!!:angry:
ja começo a ficar irritado desta maneira da me impressao que o iverao vai ser passado de guarda chuva..
alguem que me explique sff o pq deste anticiclone nao sair destas bandas??!?

agradecido!! ;)

Realmente é um misterio ! Contudo sofremos do mesmo " mal" que o resto da Europa ocidental sem excepção. Tenho notado com mai atenção que quando nós / europa ocidental , temos o AA em cima a Europa Oriental goza dum inverno mais rigoroso e ao contrario tambem. Chama-se a isso equilibrio de forças, o enigma é : Porque é que não há superficie frontal que quebre o AA e quanto tempo mais irá durar ? :confused:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,449
Local
Olhão (24 m)
O ECM pela 2ª saída consecutiva começa a mostrar algo mais interessante, a ver se o ECM ganha novamente, porque o ECM tem sido o modelo mais consistente. Quando o GFS mostra algo tudo desaparece, porque o ECM é o oposto, neste momento o ECM a 240 horas é o oposto do GFS.

A ver se é desta que isto mude.

Já o modelo CFS mostra mudança de padrão a partir de meados de Janeiro.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
não quero ser pessimista mas já há uns dias avisei que esta situação se ia prolongar por algum tempo parece-me que a haver mudanças só na segunda quinzena de Janeiro e e....oxalá me engane, a confirmar-se a entrada de noroeste do europeu o anticiclone teria de estar mais para oeste para trazer algum frio, vamos continuar à espera para já.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Boa noite,
Parace que vamos ter, a tão desejada, mudança de padrão. Porém esta a concretizar-se nos moldes que é projectada pelo gfs, actualmente, ficara lá para dia 10/11 de Janeiro.
Aguardemos

Abraço
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O ECM pela 2ª saída consecutiva começa a mostrar algo mais interessante....

:semfotos:

ou pelo menos diga a data a que se refere... a 1 de Janeiro? ou a 6 de Janeiro?...6 de Janeiro parece mais poderoso mas ainda muito distante... mas não deve ser a essa data a que se refere pois fala em 2 saidas consecutivas.

cps
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias.

Entretanto parece que o ECMWF também já recuou nas suas previsões/tendência a partir do meio da semana que vem e a mudança de padrão parece ter sido adiada... AA a oeste da P.I., sem estar demasiado a sul, pelo que apenas o NW da P.I., eventualmente, terá direito a pouco mais que nebulosidade e, no limite, alguns chuviscos.

Mas isto, a 1 semana, ainda é uma mera tendência... Mas a run ensemblística do ECMWF também corrobora a run operacional, tempo seco... Resta aguardar.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Bons dias.

Entretanto parece que o ECMWF também já recuou nas suas previsões/tendência a partir do meio da semana que vem e a mudança de padrão parece ter sido adiada... AA a oeste da P.I., sem estar demasiado a sul, pelo que apenas o NW da P.I., eventualmente, terá direito a pouco mais que nebulosidade e, no limite, alguns chuviscos.

Mas isto, a 1 semana, ainda é uma mera tendência... Mas a run ensemblística do ECMWF também corrobora a run operacional, tempo seco... Resta aguardar.

Recuou? eu nunca vi mais do que "rabinhos de frente" (dessculpem a linguagem, espero que não ofenda) a passarem por Portugal... mais concretamente pelo litoral norte.
E como o Beachboy disse a 1 semana? é pouco fiável... talvez uma tendência... só isso
Claro que algum dia vai ser. Neste momento não há nada de sólido , nem frentes nem entradas frias.
cps
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Não só o ECMWF "recuou" na run das 0h relativamente a ontem como na run operacional das 12h intensificou o AA e "moveu-o" mais para NE (relativamente à posição modelada na run anterior), portanto colocando-o a NW da P.I., com geopotenciais a 500 hPa novamente bem elevados e com uma corrente de E/NE. Céu azul, tempo soalheiro, noites frias, dias agradáveis, chuva nem vê-la... E a run ensemblística assim o confirma.

Parece que não há nada que "quebre" este super-bloqueio de Dezembro... E aparentemente entra pela 1ª semana de Janeiro adentro...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,449
Local
Olhão (24 m)
Dia de Reis vai estar calor a fazer lembrar a Primavera com iso de 14 no Algarve em Janeiro :shocking:, e com o desfile dos camelos e dos Reis Magos em Olhão.

9823185_NwpSi.jpeg
 

JoCa

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
72
Local
Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
De facto este tempo ensolarado com temperaturas amenas não desarma. Não se vislumbra a luz ao fundo do túnel. Até ao momento, entradas frias este Outono/inverno nem vê-las, simplesmente zero! Julgo que a corrente do golfo está a fazer-se sentir com demasiada força neste inverno, dificultando as entradas frias. As águas mais quentes da corrente do golfo estão a influenciar a temperatura do ar envolvente desde o atlântico, passando pela P. Ibérica, até à França. Vamos esperar por Janeiro ou Fevereiro?!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
No meu tempo , embora passássemos pelo mesmo e óh quantos Invernos me lembro de só trazerem algum frio, não sabíamos com tanta antecedência estes desenlaces .
Tudo podia mudar na semana vindoura.
Agora , praticamente já sabemos que a outra a seguir, poucas mudanças poderá ter.
Caramba. Deste modo, lá se vai o fascínio.
Ainda assim, na outra semana lá mais para a frente ,tudo poderá,eventualmente, mudar e ainda será Janeiro.
Veremos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Bom dia,

De facto de um momento para o outro tudo muda! Ainda agora vi a previsão meteorológica do diário da manhã da RTP, onde o meteorologista que apresenta diz que a partir do final de Domingo e segunda-feira, ou seja nos primeiros dois dias do ano vamos ter a passagem de uma superfície frontal.
Ainda ontem, pelo menos de manhã quando vi os modelos, não havia rigorosamente nada. Agora fui confirmar esta previsão e já aparece nas cartas do GFS. Uma frente associada a uma depressão bastante cavada centrada na Islândia consegue penetrar a nordeste afastando temporariamente o anti-ciclone um pouco para oeste. Contudo apenas o Norte e o Centro do país terão alguma precipitação, no sul pouco ou nada chegará.
É claro que até lá muita coisa se pode alterar mas para já é esta a tendência.