Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 1 Dez 2011 às 00:12.

1. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    será que nao ha maneira deste maldito anticiclone nao nos largar!!!!!:angry:
    ja começo a ficar irritado desta maneira da me impressao que o iverao vai ser passado de guarda chuva..
    alguem que me explique sff o pq deste anticiclone nao sair destas bandas??!?

agradecido!! ;)

2. cactus

cactus
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Jan 2009
    Local:
    setubal (40 m)
    Realmente é um misterio ! Contudo sofremos do mesmo " mal" que o resto da Europa ocidental sem excepção. Tenho notado com mai atenção que quando nós / europa ocidental , temos o AA em cima a Europa Oriental goza dum inverno mais rigoroso e ao contrario tambem. Chama-se a isso equilibrio de forças, o enigma é : Porque é que não há superficie frontal que quebre o AA e quanto tempo mais irá durar ? :confused:

3. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    O ECM pela 2ª saída consecutiva começa a mostrar algo mais interessante, a ver se o ECM ganha novamente, porque o ECM tem sido o modelo mais consistente. Quando o GFS mostra algo tudo desaparece, porque o ECM é o oposto, neste momento o ECM a 240 horas é o oposto do GFS.

A ver se é desta que isto mude.

Já o modelo CFS mostra mudança de padrão a partir de meados de Janeiro.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    não quero ser pessimista mas já há uns dias avisei que esta situação se ia prolongar por algum tempo parece-me que a haver mudanças só na segunda quinzena de Janeiro e e....oxalá me engane, a confirmar-se a entrada de noroeste do europeu o anticiclone teria de estar mais para oeste para trazer algum frio, vamos continuar à espera para já.

5. João Sousa

João Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Dez 2010
    Local:
    Covilhã
    Boa noite,
    Parace que vamos ter, a tão desejada, mudança de padrão. Porém esta a concretizar-se nos moldes que é projectada pelo gfs, actualmente, ficara lá para dia 10/11 de Janeiro.
    Aguardemos

Abraço

6. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    :semfotos:

ou pelo menos diga a data a que se refere... a 1 de Janeiro? ou a 6 de Janeiro?...6 de Janeiro parece mais poderoso mas ainda muito distante... mas não deve ser a essa data a que se refere pois fala em 2 saidas consecutivas.

cps

7. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    Bons dias.

Entretanto parece que o ECMWF também já recuou nas suas previsões/tendência a partir do meio da semana que vem e a mudança de padrão parece ter sido adiada... AA a oeste da P.I., sem estar demasiado a sul, pelo que apenas o NW da P.I., eventualmente, terá direito a pouco mais que nebulosidade e, no limite, alguns chuviscos.

Mas isto, a 1 semana, ainda é uma mera tendência... Mas a run ensemblística do ECMWF também corrobora a run operacional, tempo seco... Resta aguardar.

8. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    Recuou? eu nunca vi mais do que "rabinhos de frente" (dessculpem a linguagem, espero que não ofenda) a passarem por Portugal... mais concretamente pelo litoral norte.
    E como o Beachboy disse a 1 semana? é pouco fiável... talvez uma tendência... só isso
    Claro que algum dia vai ser. Neste momento não há nada de sólido , nem frentes nem entradas frias.
    cps

9. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    Não só o ECMWF "recuou" na run das 0h relativamente a ontem como na run operacional das 12h intensificou o AA e "moveu-o" mais para NE (relativamente à posição modelada na run anterior), portanto colocando-o a NW da P.I., com geopotenciais a 500 hPa novamente bem elevados e com uma corrente de E/NE. Céu azul, tempo soalheiro, noites frias, dias agradáveis, chuva nem vê-la... E a run ensemblística assim o confirma.

Parece que não há nada que "quebre" este super-bloqueio de Dezembro... E aparentemente entra pela 1ª semana de Janeiro adentro...

10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Dia de Reis vai estar calor a fazer lembrar a Primavera com iso de 14 no Algarve em Janeiro :shocking:, e com o desfile dos camelos e dos Reis Magos em Olhão.

11. JoCa

JoCa
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    25 Jan 2009
    Local:
    Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
    De facto este tempo ensolarado com temperaturas amenas não desarma. Não se vislumbra a luz ao fundo do túnel. Até ao momento, entradas frias este Outono/inverno nem vê-las, simplesmente zero! Julgo que a corrente do golfo está a fazer-se sentir com demasiada força neste inverno, dificultando as entradas frias. As águas mais quentes da corrente do golfo estão a influenciar a temperatura do ar envolvente desde o atlântico, passando pela P. Ibérica, até à França. Vamos esperar por Janeiro ou Fevereiro?!

12. Stinger

Stinger
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Mar 2008
    Local:
    Gondomar (188m)
    Acho que o inverno neste ano nao se vai sentir pelo que parece , andamos na fase da primavera :lol:

E já estou a prever uma ausencia de verao

13. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Previsão para sábado, 31 de dezembro de 2011

:rain:

REGIÕES A NORTE DO SISTEMA MONTANHOSO MONTEJUNTO-ESTRELA: Períodos de céu muito nublado. Períodos de chuva fraca no litoral.

Fonte: IM

14. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    No meu tempo , embora passássemos pelo mesmo e óh quantos Invernos me lembro de só trazerem algum frio, não sabíamos com tanta antecedência estes desenlaces .
    Tudo podia mudar na semana vindoura.
    Agora , praticamente já sabemos que a outra a seguir, poucas mudanças poderá ter.
    Caramba. Deste modo, lá se vai o fascínio.
    Ainda assim, na outra semana lá mais para a frente ,tudo poderá,eventualmente, mudar e ainda será Janeiro.
    Veremos.

15. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Bom dia,

De facto de um momento para o outro tudo muda! Ainda agora vi a previsão meteorológica do diário da manhã da RTP, onde o meteorologista que apresenta diz que a partir do final de Domingo e segunda-feira, ou seja nos primeiros dois dias do ano vamos ter a passagem de uma superfície frontal.
    Ainda ontem, pelo menos de manhã quando vi os modelos, não havia rigorosamente nada. Agora fui confirmar esta previsão e já aparece nas cartas do GFS. Uma frente associada a uma depressão bastante cavada centrada na Islândia consegue penetrar a nordeste afastando temporariamente o anti-ciclone um pouco para oeste. Contudo apenas o Norte e o Centro do país terão alguma precipitação, no sul pouco ou nada chegará.
    É claro que até lá muita coisa se pode alterar mas para já é esta a tendência.

Partilhar esta Página