Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Pelo meteociel amanha á hora do almoço o chao ja estará em processo de secagem:(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Uma actualização do Meteograma colocado ontem:

Para quem não entende é o meteograma da precipitação para Lisboa para os próximos 15 dias, onde se destaca a probabilidade de alguma precipitação para o dia de amanhã, e depois o periodo bastante seco até pelo menos dia 17 !!
Obviamente na meteorologia não existem certezas, mas dificilmente o padrão antes do dia deverá ser muito diferente do modelado, e sabendo-se que atmosfera é bastante dinâmica uma alteração de um padrão destes não se altera de um dia para o outro e pelo menos então antes do dia 10 a precipitação deverá ser residual e mais a norte !!



Uploaded with ImageShack.us
 
M

Membro excluído 274

Bom parece que Dezembro de certa maneira estudou pelos mesmos livros de Outubro... Parece cada vez mais certo que teremos grande parte do mês influenciados pelo AA que teima em manter-se sobre os Açores em vez de se posicionar um pouco a sul deste que é a sua posição habitual por esta altura do ano.

As esperanças de um eventual bloqueio no Atlântico norte continua uma miragem:

graphe_ens4_wpz5.gif


Válido para a Islândia.

Pode ser que no fim do mês em 24 horas caiam 100mm e se faça a media do mês, mas sinceramente fazer medias assim, não gosto.:(
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Re: Previsões, Avisos e Alertas oficiais - Dezembro 2011

Segundo entendi ha possiblidade de queda de neve acima dos 1000 metros.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O tempo calmo continuará nos próximos tempos sem dúvida.
Em termos de temporais nada em vista, e em termos de frio, talvez algo em vista num prazo de 10 dias.
O GFS não está muito amigo, mas o nosso maior amigo no médio prazo, o ECMWF, vai ameaçando alguma entrada fria, e também ameaçando alguma tentativa de junção com o AA da Gronelândia. São sempre cenários distantes e vão mudando a cada saída um pouco, mas de qualquer forma, este modelo no qual confiamos bastante no médio prazo já anda há dias a ameaçar uma entrada fria vigorosa até às 200h mais ou menos pelo Mediterrâneo a dentro.
Poderia ser o nosso primeiro evento de rogar pragas à costa Este de Espanha, ou à Itália, ou à Grécia. A nós nesse cenário chegaria marginalmente frio seco. Mas lá está, muda de saída para saída, é apenas uma tendência sem localização muito garantida.
Aliás, na saída de hoje, até tem um padrão invulgar, com um AA "deitado" a ocupar a Europa quase toda, carta muito rara mesmo acho eu, e até um foco de instabilidade (cut-off) sobre nós. Mas acho uma carta improvável. Continuo a apostar que até uns 10 dias irá entrar frio pelo Mediterrâneo e uma cut-off algures entre a Península Ibérica e Itália. Mas prognósticos só no fim!!
:lol:

Aqui fica a tal carta "marada" na saída operacional de hoje do ECMWF:





Como digo, acho esta carta improvável, bastante mesmo, apesar de não impossível claro. Para mostrar o porquê desta ideia, aqui está o Ensemble do ECMWF para essa altura, e claramente os membros tendem para geopotenciais mais baixos bem a Este de nós, e aqui a geopotenciais mais altos, na média, portanto maior parte dos membros apontará para alguma cut-off com entrada fria algures no Mediterrâneo.

 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O tempo calmo continuará nos próximos tempos sem dúvida.
Em termos de temporais nada em vista, e em termos de frio, talvez algo em vista num prazo de 10 dias.
O GFS não está muito amigo, mas o nosso maior amigo no médio prazo, o ECMWF, vai ameaçando alguma entrada fria, e também ameaçando alguma tentativa de junção com o AA da Gronelândia. São sempre cenários distantes e vão mudando a cada saída um pouco, mas de qualquer forma, este modelo no qual confiamos bastante no médio prazo já anda há dias a ameaçar uma entrada fria vigorosa até às 200h mais ou menos pelo Mediterrâneo a dentro.
Poderia ser o nosso primeiro evento de rogar pragas à costa Este de Espanha, ou à Itália, ou à Grécia. A nós nesse cenário chegaria marginalmente frio seco. Mas lá está, muda de saída para saída, é apenas uma tendência sem localização muito garantida.
Aliás, na saída de hoje, até tem um padrão invulgar, com um AA "deitado" a ocupar a Europa quase toda, carta muito rara mesmo acho eu, e até um foco de instabilidade (cut-off) sobre nós. Mas acho uma carta improvável. Continuo a apostar que até uns 10 dias irá entrar frio pelo Mediterrâneo e uma cut-off algures entre a Península Ibérica e Itália. Mas prognósticos só no fim!!
:lol:

Aqui fica a tal carta "marada" na saída operacional de hoje do ECMWF:


Como digo, acho esta carta improvável, bastante mesmo, apesar de não impossível claro. Para mostrar o porquê desta ideia, aqui está o Ensemble do ECMWF para essa altura, e claramente os membros tendem para geopotenciais mais baixos bem a Este de nós, e aqui a geopotenciais mais altos, na média, portanto maior parte dos membros apontará para alguma cut-off com entrada fria algures no Mediterrâneo.

[/URL]

Na minha opinião, irá para Itália e Balcãs. Nós ficaremos com as noites frias e os dias amenos, a previsão dos ensembles do ECMWF raramente falha. Mas já é bastante positivo que a Europa comece a refrescar, é um bom indício para o largo prazo.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Viva,

olhando para diferentes modelos fiquei com a ideia que:
- a próxima semana vai ser amena, claramente dominada pelo AA.
- a semana que vai de dia 12 em diante parece ser mais interessante, em termos de frio, podendo as temperaturas descer um pouco sem nunca atingir minimos históricos, claro.
- no final dessa semana há sinais de enfraquecimento do bloqueio e talvez as ultimas semnas de dezembro (talvez a última) mostrem alguma precipitação mas dificilmente o mes de dezembro deixará de ser seco. Esta minha posição (que fique claro) não nasce de análises sinópticas (não tenho conhecimentos sólidos nessa área) mas sim do cruzamento que fiz entre modelos. Até com modelos sazonais. Terá de chover na ultima semana de dezembro, senão a anomalia seria esmagadora.

opinem

bernardino

p.s. - e é claro que a europa central continua a arrefecer, como é natural e do agrado dos amantes do frio.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
Eu ainda acredito que Dezembro e essencialmente a última década do mês, vai surpreender. Dezembro vai acabar na média ou perto dela. Ainda agora, estamos a 3 de Dezembro ainda é muito cedo para dizermos que Dezembro vai ser seco. Em 2010, a última década foi chuvosa, em 2009 a partir do dia 20 foi quando começou a chover e esse mês acabou extremamente chuvoso.

Estar no dia 3 de Dezembro, a dizer que o mês vai ser seco é como jogar no euromilhões. :D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Eu ainda acredito que Dezembro e essencialmente a última década do mês, vai surpreender. Dezembro vai acabar na média ou perto dela. Ainda agora, estamos a 3 de Dezembro ainda é muito cedo para dizermos que Dezembro vai ser seco. Em 2010, a última década foi chuvosa, em 2009 a partir do dia 20 foi quando começou a chover e esse mês acabou extremamente chuvoso.

Estar no dia 3 de Dezembro, a dizer que o mês vai ser seco é como jogar no euromilhões. :D

O mês de Outubro já devia ter sido suficiente ilustrativo de que as pessoas não se podem fiar que se as primeiras semanas são secas, então em termos de acumulação o mês será também seco...
Apenas começou a chover dia 23 salvo erro e acumulou o suficiente para um mês dentro da média, ou mesmo um pouco acima...
Por isso sou da opinião do algarvio1980, não se adiantem hoje ainda é dia 3, e as duas últimas semanas estão completamente em aberto...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Falando só dos modelos e fundamentalmente desta próxima semana que temos pela frente, aquilo que me apraz dizer é o seguinte:

- A tendência do AA é nestes primeiros dias da semana deslocar-se desde os Açores até ao Norte de África, deixando o NW da Península ainda algo desprotegidos e por isso mesmo amanhã talvez haja precipitação fraca...depois volta a aparecer a AA mas estendendo-se desde oeste do Açores até ao centro europeu...
- Teremos temperaturas máximas e mínimas dentro dos valores destes últimos dias, dentro do padrão habitual para a época portanto
- o ECMWF, não difere muito do GFS, no entanto se parece querer fazer crescer o AA em crista no Oceano Atlântico inicialmente (o que seria óptimo para uma entrada fria de NE), depois cola-se um pouco ao GFS e estica o AA, não até ao centro europeu, mas concretamente até ao limite este da Península, o que afastaria uma entrada tão fria de nós...

São estas as tendências...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
GFS e UKMO começam a vislumbrar o fim da circulação zonal. Uma depressão a oeste dos Açores ajudaria a impulsionar a dorsal no meio do Atlântico, e algures na Europa aconteceria a primeira entrada fria deste inverno (na Itália, aposto eu):

gfs-0-144_stn9.png


UW144-21_gnt7.GIF


E depois:

gfs-0-228_mfb2.png
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Estar no dia 3 de Dezembro, a dizer que o mês vai ser seco é como jogar no euromilhões. :D

Permita-me discordar.
os modelos sazonais indicavam uma anomalia negativa na precipitação, mas nada de extraordinário.
Se cruzarmos essa informação com o que nos é fornecido pelos modelos para as 2 primeiras semanas podemos "ter uma ideia", fundamentada, que aumente significativamente a probabilidade de acertar na hipotese levantada.

Não é a mesma coisa que jogar no euromilhões.

E por favor, não me confundam com o que se passou em Outubro, ok?
Eu fui um dos que mais se irritou com a obsessão da seca e temperaturas altas não acabariam... inclusivamente abandonei o tópico por o ter considerado inenarrável.

Entretanto pego na observação do MárioCabral para dizer que aguardo uma entrada fria continental... mas ainda faltam alguns dias.

cumprimentos a todos