ainda antes disso poderemos ter alguma precipitação... no sábado, dia 10. Nada de extraordinário, mas vamos poderemos ter precipitação.
Quer o ECMWF quer o GFS prevêm aquela "coisinha" a NW de portugal e a descer por ai a baixo ao longo de dia 10.
O interessante é a sensação com que fico que o AA a W de PI previsto pelos modelos não se está a verificar. Aliás, a ideia que tinha era de que nesta fase do ano os modelos seriam mais certeiros... a pontaria anda um bocadinho avariada.
sensação errada?
GFS 12z com um 2º painel bastante frio... será...? esperemos para ver...![]()
Ruka,
Já não acredito no gfs, ecmwf,. bon access, ukmo, nogaps.
Nem sequer no 1º painel.
neste momento o único modelo em que acredito é no radar da meteogalicia
cps
GFS 12z com um 2º painel bastante frio... será...? esperemos para ver...
![]()
O GFS12z coloca uma situação colossal no Atlantico no médio prazo...depressões de 945hpa...
Mas vá...já disse atraz que este Inverno não achem estranho o modelo fazer isso..meter ciruculações zonais loucas, ou de vez em quando devanear no caminho do frio, com entradas de N frias e com neve.
Este Inverno é certo que teremos muita actividade Atlantica..mas desconfiem destes colossos, o mais certo é que o modelo tire intensidade a isto e modele algo mais suave, como tem mostrado o ECMWF.
Boa tarde,
Eu só agradeço estar bom tempo em Lisboa. Pelos vistos as minhas semanas aí vão ser em cheio.Só espero é para inícios de Janeiro não apanhar mau tempo no meu regresso a casa, porque a turbulência na região dos Açores sempre que há mau tempo é horrível e não desejo a ninguém.
Abraços e cumprimentos
O GFS12z coloca uma situação colossal no Atlantico no médio prazo...depressões de 945hpa...
Mas vá...já disse atraz que este Inverno não achem estranho o modelo fazer isso..meter ciruculações zonais loucas, ou de vez em quando devanear no caminho do frio, com entradas de N frias e com neve.
Este Inverno é certo que teremos muita actividade Atlantica..mas desconfiem destes colossos, o mais certo é que o modelo tire intensidade a isto e modele algo mais suave, como tem mostrado o ECMWF.
Na minha opinião toda a chuva que vier a cair será em entradas de SW...não serão frequntes, mas as poucas que vierem darão bastante chuva, e é essa a razão de eu apostar num Inverno tépido mas algo seco.
( O que vai irritar muito os amantes da neve...embora eu ache que depois a Primavera vá trazer surpresas)
Se é possivel que haja uma entrada de SW razoavel para meados ou finais deste mês, acompanhando a forte zonalidade...é, mas ainda estamos muito longe de qualquer certeza a não ser que o padrão geral tende a ser de circulação zonal forte, tempo ameno e algumas hipoteses de chuva ali pelo meio
Para o curto prazo, teremos uma frente associada a uma depressão a NW e a um cavado, que dará em alguma chuva essencialmente no norte e centro durante o fim de semana.
Na Europa, bastante neve a zona central e de NE, a cotas baixas.