Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Só tenho uma pergunta ....

((((Onde fica esse Anticiclone que os modelos insistem em modelar no médio ou longo prazo ??
A mim parece-me que fica abrangendo os países nórdicos e a Russia, o que nos beneficia de certo modo, mas o ano passado algures por esta altura também surgiu essa Scandy, e o Inverno foi o que se viu ...)))

no ano passado a única altura em que o A escandinavo apareceu foi final de janeiro quando houve a siberiana.

Estive a passar os mapas dos últimos 10 anos em Dezembro e deparei-me com uma situação curiosa, é bastante raro em dezembro vermos altas pressoes sobre a escandinávia / Rússia, deixo aqui as cartas dos ultimos dois invernos decentes que houve em Portugal 2008/ 2009 , 2009/2010 em meados deste mês.
EDM1-168.GIF

archives-2009-12-11-12-0.png

archives-2008-12-12-0-0.png

A análise que faço aos modelos, estão bons amanhã e 6ªfeira vai chover, ao que tudo indica mais no sul e especialmente no Algarve do que no norte.

Os modelos quer o GFS, quer o ECM colocam entre 20 a 25 mm nesses dois dias, se chover 21 mm, só aí iguala o Inverno passado, em que aqui só choveu 21 mm em D/J/F.

Quanto ao resto do mês, parece-me que a partir de meados do mês, a festa vai começar, tanto GFS como o ECM indicam isso. A NAO que encontra-se ligeiramente positiva, tende a ficar negativa na próxima semana.:D

Bons dias,

para amanhã, e segundo o IM , poderemos ter chuva por vezes forte em algumas regiões, nomeadamente no Norte/Centro:

Previsão para 5ª feira, 6 de dezembro de 2012

Céu em geral muito nublado.
Chuva nas regiões do litoral Norte e Centro, estendendo-se
gradualmente às restantes regiões a partir do início da manhã,
podendo ser por vezes forte no litoral a partir da tarde.
Queda de neve nos pontos mais altos de Trás-os-Montes e da Serra da Estrela.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, tornando-se
moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral a partir da tarde,
com rajadas da ordem de 60 km/h.
Nas terras altas, vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste,
tornando-se forte (35 a 50 km/h) de sul, com rajadas da ordem dos
70 km/h a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima no litoral a norte
do Cabo Carvoeiro.
Formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior Centro
e Sul.

GRANDE LISBOA:
Chuva a partir do início da manhã.
Vento fraco a moderado (10 a 20 km/h) do quadrante sul, tornando-se
moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da tarde.

GRANDE PORTO:
Chuva, podendo ser por vezes forte a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sueste, tornando-se
moderado (25 a 35 km/h) a partir do meio da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 2,5 a 3 metros,
passando gradualmente a ondas oeste com 3 a 3,5 metros.
Temperatura da água do mar: 15/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros aumentando
para 1,5 a 2,5 metros.
Temperatura da água do mar: 17ºC

METEOROLOGISTA: Paula Leitão.

Actualizado a 5 de dezembro de 2012 às 11:24 UTC

http://www.meteo.pt/pt/index.html

Perante isto, e a manterem-se as previsões, penso que o IM não tardará a colocar aviso amarelo em especial para o Norte/Centro, por precipitação e vento.:rain:

A análise que faço aos modelos, estão bons amanhã e 6ªfeira vai chover, ao que tudo indica mais no sul e especialmente no Algarve do que no norte.

Os modelos quer o GFS, quer o ECM colocam entre 20 a 25 mm nesses dois dias, se chover 21 mm, só aí iguala o Inverno passado, em que aqui só choveu 21 mm em D/J/F.

Quanto ao resto do mês, parece-me que a partir de meados do mês, a festa vai começar, tanto GFS como o ECM indicam isso. A NAO que encontra-se ligeiramente positiva, tende a ficar negativa na próxima semana.:D

Aguinha e caldos de farinha recomendam-se pois uma hipotética mudança de padrão ainda está muito longe de se concretizar, e neste momento alguma coisa está ainda a 192 horas de distância, e nada garante que se concretize embora a média dos ensembles apontam claramente para esse cenário.
Olhando á media do ensemble do GFS e do ECM as diferenças ainda são claras, e por isso se daqui a uns 2 dias a situação prevista se mantiver então aí sim acredito numa eventual mudança de padrão.

Aguardemos,

Para já se a previsão do ECM se concretizasse a precipitação que chovesse na noite de amanhã seria igual á que choveu em todo o Inverno passado .... E esta hein ..... looolll

Dá-me essa sensação também! Este evento de fim de semana parece que vai regar mais o Sul que aqui o Norte. Que assim seja.
Depois bem depois tanto parece um marasmo como a RUN seguir já vem algo!
Vamos aguardar o que os modelos vão trazendo e esperar que seja coisa boa :D .

Vai chover mais no sul que no norte? não sei onde vem isso e estão a contrariar as previsões do IM, ou seja, o ECMWF.

Para amanhã,e segundo a previsão do IM que postei acima, deverá chover mais no Norte/Centro, mas para Sexta - Feira será o Sul ( em princípio ) a ter aguaceiros por vezes fortes no Algarve:

Previsão para 6ª feira, 7 de dezembro de 2012

Céu em geral muito nublado, tornando-se pouco nublado

a partir da tarde.

Aguaceiros, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência,

que podem ser fortes no Algarve até ao início da manhã.

Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando

moderado a forte (25 a 40 km/h) até ao início da manhã no litoral,

com rajadas até 60 km/h no Algarve, rodando gradualmente

para o quadrante norte.

Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 50 km/h) de sul,

com rajadas da ordem dos 70 km/h, tornando-se gradualmente fraco a

moderado (10 a 30 km/h) de norte a partir do início da manhã.

Pequena subida de temperatura.

Actualizado a 5 de dezembro de 2012 às 12:12 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Isto é a previsão actual do IM , e apesar de ser já para poucas horas pode mudar...mas não me parece, penso que deverá ser um evento democrático, mas claro que irá chover mais numas zonas que outras..:rain:

A run das 0z do ECM que o IM segue mostra isto para amanhã:

europemsl36.gif

Para Sexta Feira:

ecmh.gif

Mais logo sai a das 12 z , vamos ver se mantém ou altera, tendo em conta que para todos os efeitos são modelos informáticos , e apesar de a esta distância serem bastante "fiáveis" não representam a realidade absoluta, realidade essa que no fim pode não ser bem como estava prevista.

5f12h--6f12h

Neste perioo teremos em aproximação uma depressão em enchimento rapido ( enfraquecimneto), que lançará sobre Pt continental uma massa e ar quente e humida á qual se associa uma linha e instabilidade.

Em altitude temos uma bolsa de forçamento com divergencia nos niveis médios e altos.

Na região sul a presença de um fluxo moderado a forte de S nos niveis baixos e forte de W/SW nos niveis altos induzirá bastante shear, mas o CAPE em geral abaixo dos 600J/Kg deverá comprometer a a actividade convectiva ( com baixo CAPE o shear até se torna prejudicial..ainda que o forçamento possa compensar.).

Por outro lado a presença de ar frio no interior e de uma bolsa de forçamento que deverá afectar mais o centro e o sul, poderá induzir processos de levantamento isentropico (http://www.theweatherprediction.com/advanced/isentropic/) que dadas as caracteristicas da massa de ar podem originar precipitações estratiformes localmente consideraveis, e potenciadas pela orografia.

Só no extremo S/SW poderemos ter algumas células convectivas, sobre a faixa costeira, que poderão gerar aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados por algumas rajadas de vento até 60-70km.h.

XReww.jpg

Azul- Precipitação localmente superior a 30mm/6h

Amarelo- Possibilidade de agauceiros convectivos por vezes fortes (15-20mm/h) acompanhados por rajadas de vento ( até 70km.h)...no entanto com pouca actividade electrica.

5f12h--6f12h

Neste perioo teremos em aproximação uma depressão em enchimento rapido ( enfraquecimneto), que lançará sobre Pt continental uma massa e ar quente e humida á qual se associa uma linha e instabilidade.

Em altitude temos uma bolsa de forçamento com divergencia nos niveis médios e altos.

Na região sul a presença de um fluxo moderado a forte de S nos niveis baixos e forte de W/SW nos niveis altos induzirá bastante shear, mas o CAPE em geral abaixo dos 600J/Kg deverá comprometer a a actividade convectiva ( com baixo CAPE o shear até se torna prejudicial..ainda que o forçamento possa compensar.).

Por outro lado a presença de ar frio no interior e de uma bolsa de forçamento que deverá afectar mais o centro e o sul, poderá induzir processos de levantamento isentropico (http://www.theweatherprediction.com/advanced/isentropic/) que dadas as caracteristicas da massa de ar podem originar precipitações estratiformes localmente consideraveis, e potenciadas pela orografia.

Só no extremo S/SW poderemos ter algumas células convectivas, sobre a faixa costeira, que poderão gerar aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados por algumas rajadas de vento até 60-70km.h.

XReww.jpg

Azul- Precipitação localmente superior a 30mm/6h

Amarelo- Possibilidade de agauceiros convectivos por vezes fortes (15-20mm/h) acompanhados por rajadas de vento ( até 70km.h)...no entanto com pouca actividade electrica.

E na região entre a linha azul e a amarela que temos??

Pois porque por esse mapa parece que a região entre as 2 linhas azuis temos chuva constante, e a região entre a linha azul e amarela não tem nada de extraordinário!?!

Vai chover mais no sul que no norte? não sei onde vem isso e estão a contrariar as previsões do IM, ou seja, o ECMWF.

O IM não é sagrado e pode ser contrariado ( penso eu).
Eu falo por mim que vi no modelo GFS para Sábado indica que no Sul poderá haver mais precipitação que cá em no Norte...posso estar a ver mal o modelo mas é o que vejo, mas se estiver por favaor corrijam-me. Estou a falar em concreto a RUN das 6 e 12 horas.
Se não podemos contrariar o IM então este tópico é só para analisar as previsões do IM e consequentemente do ECM?