Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Só tenho uma pergunta ....

((((Onde fica esse Anticiclone que os modelos insistem em modelar no médio ou longo prazo ??
A mim parece-me que fica abrangendo os países nórdicos e a Russia, o que nos beneficia de certo modo, mas o ano passado algures por esta altura também surgiu essa Scandy, e o Inverno foi o que se viu ...)))

no ano passado a única altura em que o A escandinavo apareceu foi final de janeiro quando houve a siberiana.

Estive a passar os mapas dos últimos 10 anos em Dezembro e deparei-me com uma situação curiosa, é bastante raro em dezembro vermos altas pressoes sobre a escandinávia / Rússia, deixo aqui as cartas dos ultimos dois invernos decentes que houve em Portugal 2008/ 2009 , 2009/2010 em meados deste mês.
EDM1-168.GIF


archives-2009-12-11-12-0.png


archives-2008-12-12-0-0.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
A análise que faço aos modelos, estão bons amanhã e 6ªfeira vai chover, ao que tudo indica mais no sul e especialmente no Algarve do que no norte.

Os modelos quer o GFS, quer o ECM colocam entre 20 a 25 mm nesses dois dias, se chover 21 mm, só aí iguala o Inverno passado, em que aqui só choveu 21 mm em D/J/F.

Quanto ao resto do mês, parece-me que a partir de meados do mês, a festa vai começar, tanto GFS como o ECM indicam isso. A NAO que encontra-se ligeiramente positiva, tende a ficar negativa na próxima semana.:D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,914
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

para amanhã, e segundo o IM , poderemos ter chuva por vezes forte em algumas regiões, nomeadamente no Norte/Centro:

Previsão para 5ª feira, 6 de dezembro de 2012

Céu em geral muito nublado.
Chuva nas regiões do litoral Norte e Centro, estendendo-se
gradualmente às restantes regiões a partir do início da manhã,
podendo ser por vezes forte no litoral a partir da tarde.
Queda de neve nos pontos mais altos de Trás-os-Montes e da Serra da Estrela.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, tornando-se
moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral a partir da tarde,
com rajadas da ordem de 60 km/h.
Nas terras altas, vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste,
tornando-se forte (35 a 50 km/h) de sul, com rajadas da ordem dos
70 km/h a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima no litoral a norte
do Cabo Carvoeiro.
Formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior Centro
e Sul.

GRANDE LISBOA:
Céu em geral muito nublado.
Chuva a partir do início da manhã.
Vento fraco a moderado (10 a 20 km/h) do quadrante sul, tornando-se
moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da tarde.

GRANDE PORTO:
Céu em geral muito nublado.
Chuva, podendo ser por vezes forte a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sueste, tornando-se
moderado (25 a 35 km/h) a partir do meio da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 2,5 a 3 metros,
passando gradualmente a ondas oeste com 3 a 3,5 metros.
Temperatura da água do mar: 15/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros aumentando
para 1,5 a 2,5 metros.
Temperatura da água do mar: 17ºC

METEOROLOGISTA: Paula Leitão.

Actualizado a 5 de dezembro de 2012 às 11:24 UTC

http://www.meteo.pt/pt/index.html

Perante isto, e a manterem-se as previsões, penso que o IM não tardará a colocar aviso amarelo em especial para o Norte/Centro, por precipitação e vento.:rain:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A análise que faço aos modelos, estão bons amanhã e 6ªfeira vai chover, ao que tudo indica mais no sul e especialmente no Algarve do que no norte.

Os modelos quer o GFS, quer o ECM colocam entre 20 a 25 mm nesses dois dias, se chover 21 mm, só aí iguala o Inverno passado, em que aqui só choveu 21 mm em D/J/F.

Quanto ao resto do mês, parece-me que a partir de meados do mês, a festa vai começar, tanto GFS como o ECM indicam isso. A NAO que encontra-se ligeiramente positiva, tende a ficar negativa na próxima semana.:D

Aguinha e caldos de farinha recomendam-se pois uma hipotética mudança de padrão ainda está muito longe de se concretizar, e neste momento alguma coisa está ainda a 192 horas de distância, e nada garante que se concretize embora a média dos ensembles apontam claramente para esse cenário.
Olhando á media do ensemble do GFS e do ECM as diferenças ainda são claras, e por isso se daqui a uns 2 dias a situação prevista se mantiver então aí sim acredito numa eventual mudança de padrão.

Aguardemos,

Para já se a previsão do ECM se concretizasse a precipitação que chovesse na noite de amanhã seria igual á que choveu em todo o Inverno passado .... E esta hein ..... looolll
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A análise que faço aos modelos, estão bons amanhã e 6ªfeira vai chover, ao que tudo indica mais no sul e especialmente no Algarve do que no norte.

Os modelos quer o GFS, quer o ECM colocam entre 20 a 25 mm nesses dois dias, se chover 21 mm, só aí iguala o Inverno passado, em que aqui só choveu 21 mm em D/J/F.

Quanto ao resto do mês, parece-me que a partir de meados do mês, a festa vai começar, tanto GFS como o ECM indicam isso. A NAO que encontra-se ligeiramente positiva, tende a ficar negativa na próxima semana.:D

Dá-me essa sensação também! Este evento de fim de semana parece que vai regar mais o Sul que aqui o Norte. Que assim seja.
Depois bem depois tanto parece um marasmo como a RUN seguir já vem algo!
Vamos aguardar o que os modelos vão trazendo e esperar que seja coisa boa :D .
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,914
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vai chover mais no sul que no norte? não sei onde vem isso e estão a contrariar as previsões do IM, ou seja, o ECMWF.

Para amanhã,e segundo a previsão do IM que postei acima, deverá chover mais no Norte/Centro, mas para Sexta - Feira será o Sul ( em princípio ) a ter aguaceiros por vezes fortes no Algarve:

Previsão para 6ª feira, 7 de dezembro de 2012

Céu em geral muito nublado, tornando-se pouco nublado

a partir da tarde.

Aguaceiros, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência,

que podem ser fortes no Algarve até ao início da manhã.

Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando

moderado a forte (25 a 40 km/h) até ao início da manhã no litoral,

com rajadas até 60 km/h no Algarve, rodando gradualmente

para o quadrante norte.

Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 50 km/h) de sul,

com rajadas da ordem dos 70 km/h, tornando-se gradualmente fraco a

moderado (10 a 30 km/h) de norte a partir do início da manhã.

Pequena subida de temperatura.

Actualizado a 5 de dezembro de 2012 às 12:12 UTC


http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/


Isto é a previsão actual do IM , e apesar de ser já para poucas horas pode mudar...mas não me parece, penso que deverá ser um evento democrático, mas claro que irá chover mais numas zonas que outras..:rain:

A run das 0z do ECM que o IM segue mostra isto para amanhã:

europemsl36.gif


Para Sexta Feira:

ecmh.gif


Mais logo sai a das 12 z , vamos ver se mantém ou altera, tendo em conta que para todos os efeitos são modelos informáticos , e apesar de a esta distância serem bastante "fiáveis" não representam a realidade absoluta, realidade essa que no fim pode não ser bem como estava prevista.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
5f12h--6f12h

Neste perioo teremos em aproximação uma depressão em enchimento rapido ( enfraquecimneto), que lançará sobre Pt continental uma massa e ar quente e humida á qual se associa uma linha e instabilidade.

Em altitude temos uma bolsa de forçamento com divergencia nos niveis médios e altos.

Na região sul a presença de um fluxo moderado a forte de S nos niveis baixos e forte de W/SW nos niveis altos induzirá bastante shear, mas o CAPE em geral abaixo dos 600J/Kg deverá comprometer a a actividade convectiva ( com baixo CAPE o shear até se torna prejudicial..ainda que o forçamento possa compensar.).

Por outro lado a presença de ar frio no interior e de uma bolsa de forçamento que deverá afectar mais o centro e o sul, poderá induzir processos de levantamento isentropico (http://www.theweatherprediction.com/advanced/isentropic/) que dadas as caracteristicas da massa de ar podem originar precipitações estratiformes localmente consideraveis, e potenciadas pela orografia.

Só no extremo S/SW poderemos ter algumas células convectivas, sobre a faixa costeira, que poderão gerar aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados por algumas rajadas de vento até 60-70km.h.

XReww.jpg


Azul- Precipitação localmente superior a 30mm/6h

Amarelo- Possibilidade de agauceiros convectivos por vezes fortes (15-20mm/h) acompanhados por rajadas de vento ( até 70km.h)...no entanto com pouca actividade electrica.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
5f12h--6f12h

Neste perioo teremos em aproximação uma depressão em enchimento rapido ( enfraquecimneto), que lançará sobre Pt continental uma massa e ar quente e humida á qual se associa uma linha e instabilidade.

Em altitude temos uma bolsa de forçamento com divergencia nos niveis médios e altos.

Na região sul a presença de um fluxo moderado a forte de S nos niveis baixos e forte de W/SW nos niveis altos induzirá bastante shear, mas o CAPE em geral abaixo dos 600J/Kg deverá comprometer a a actividade convectiva ( com baixo CAPE o shear até se torna prejudicial..ainda que o forçamento possa compensar.).

Por outro lado a presença de ar frio no interior e de uma bolsa de forçamento que deverá afectar mais o centro e o sul, poderá induzir processos de levantamento isentropico (http://www.theweatherprediction.com/advanced/isentropic/) que dadas as caracteristicas da massa de ar podem originar precipitações estratiformes localmente consideraveis, e potenciadas pela orografia.

Só no extremo S/SW poderemos ter algumas células convectivas, sobre a faixa costeira, que poderão gerar aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados por algumas rajadas de vento até 60-70km.h.

XReww.jpg


Azul- Precipitação localmente superior a 30mm/6h

Amarelo- Possibilidade de agauceiros convectivos por vezes fortes (15-20mm/h) acompanhados por rajadas de vento ( até 70km.h)...no entanto com pouca actividade electrica.

E na região entre a linha azul e a amarela que temos??
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Pois porque por esse mapa parece que a região entre as 2 linhas azuis temos chuva constante, e a região entre a linha azul e amarela não tem nada de extraordinário!?!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Vai chover mais no sul que no norte? não sei onde vem isso e estão a contrariar as previsões do IM, ou seja, o ECMWF.


O IM não é sagrado e pode ser contrariado ( penso eu).
Eu falo por mim que vi no modelo GFS para Sábado indica que no Sul poderá haver mais precipitação que cá em no Norte...posso estar a ver mal o modelo mas é o que vejo, mas se estiver por favaor corrijam-me. Estou a falar em concreto a RUN das 6 e 12 horas.
Se não podemos contrariar o IM então este tópico é só para analisar as previsões do IM e consequentemente do ECM?