Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Obrigado. Esta situação com uma anomalia negativa na temperatura era favorável a alguns eventos de neve, não seria?

Esta situação não seria favorável a eventos de neve, pois o fluxo de oeste resultaria num transporte de massas de ar mais quente, oceânica. Traria muita chuva, mas as temperaturas seriam amenas.

O ideal para haver grandes nevões é o estabelecimento de entradas húmidas de Noroeste, onde o ar é marítimo mas bastante mais fresco. Esse padrão exige um storm-track a latitudes um pouco mais elevadas, pela zona do UK/ Golfo da Biscaia, mas perto o suficiente para afectar o continente:



Neste caso, teríamos um excelente nevão a cotas médias. O frio no entanto não seria suficiente para nevar a cotas baixas.

Para nevar em cotas baixas ou temos uma entrada bem fria de Norte com alguma precipitação (geralmente nunca é muita nestes casos), ou uma entrada húmida de W/SW mas com muito ar frio ainda instalado à superfície de uma entrada fria anterior, como aconteceu algumas vezes em 2010, se não me engano. Entradas de leste no Inverno são as mais frias, mas geralmente falta precipitação.

Como disse o João Sousa, infelizmente no nosso país o tipo de circulação associada a grande pluviosidade não está associada a baixas temperaturas e vice-versa...
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Havendo em perspectiva uma anomalia negativa da temperatura, o mais provável é que venhamos a ter um mês de Dezembro relativamente seco. Mais uma vez a a metáfora da manta adequa-se na perfeição. "Tapa de um lado, destapa do outro".
Um abraço

João, penso que o cenário de anomalia negativa na temperatura não seja consensual. Eu não arriscava muito nisso.
Repara nas discordâncias enormes que existem a médio prazo (2 semanas) . Penso que a incerteza paira.

Ontem um colega referiu que o GFS colocava iso -4 em 1/2 de Portugal (para meio d mês). Hoje pufff:p cadê?

We can never trust the weather, como dizem os ingleses.
Repara na cautela usada pelo Jorge_scp.

Não vejo nada definido para além do próximo fim de semana

yours,
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Só mais um apontamento relativamente ao "debate".

Para haver anomalia negativa temos de ter algum período, maior ou menor com temperaturas abaixo da média. Se tivermos, por exemplo 3 semanas de temperatura na média, e uma delas abaixo desta, teremos uma anomalia negativa no final do mês.
Até podemos ter a 2ª metade do mês de dezembro com muita chuva, sem frio, e terminar o mês com anomalia negativa das temperaturas.

Boa noite;)
 
M

Membro excluído 274

Eu nem preciso de ver os modelos para perceber se mostram algo ou não... basta visitar o MeteoPT e verificar o movimento do tópico... quando não há post´s... mau... muito mau! :D:lmao:

Para os amantes do frio e da neve não se vislumbra nada de significativo já até quase a semana do Natal... Tempo "ameno" com temperaturas na media ou ligeiramente acima é o que me parece que vem...

graphe_ens3_adh2.gif


Já se sabe que no clima "aborrecido" que temos, frio e instabilidade não se combinam com a frequência que desejariamos, entre um Natal chuvoso e ameno ou frio e seco, mil vezes frio e seco... vamos ver... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
ao contrário do que parece as condições que se estão a formar podem trazer uma segunda metade do mês muito interessante e de encontro às previsões sazonais, na europa está garantido para a semana uma situação retrograda que poderá ou não afectar portugal dependendo de outros factores como a colocação do Ant escandinavo e posicionamento das depressões atractoras de frio.

média dos ensembles do gfs a não muitas horas de distância

gens-21-1-180.png
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Lamento mas não consigo:unsure: ver nada de especial na situação apresentada. Teremos iso 8ºC :calor:por cima da maior parte de portugal...

Para além dessa data realmente somos "congelados" mas a esta distância... tenho imensas dúvidas. O GFS já se fartou de prometer destas coisas e não se confirmam. ainda falta mais de uma semana para 12 de Dezembro ...

Volto a afirmar que só no final desta semana/fim de semana vamos vislumbrar :cool::cool:o que se poderá passar nesse "meio" de mês de Dezembro.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Lamento mas não consigo:unsure: ver nada de especial na situação apresentada. Teremos iso 8ºC :calor:por cima da maior parte de portugal...

Para além dessa data realmente somos "congelados" mas a esta distância... tenho imensas dúvidas. O GFS já se fartou de prometer destas coisas e não se confirmam. ainda falta mais de uma semana para 12 de Dezembro ...

Volto a afirmar que só no final desta semana/fim de semana vamos vislumbrar :cool::cool:o que se poderá passar nesse "meio" de mês de Dezembro.

para 12 de Dezembro é realmente impossível adivinhar o que se vai passar a nao ser que haja por ai algum bruxo, o que se está a tratar são possibilidades e analisar de como os principais centros de acção se vão dispor, o mapa apresentado era da média dos ensembles do gfs aqui fica a média do europeu que coincidência ou não são semelhantes inclusivamente até as 240 horas, e se um A escandinavo a transportar frio siberiano para a Europa com depressões a virem direitas a portugal não é uma boa situação de inverno, então não sei o que esperas, talvez a próxima era glaciar:thumbsup:
EDM1-192.GIF

EDM1-240.GIF
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
...e se um A escandinavo a transportar frio siberiano para a Europa com depressões a virem direitas a portugal não é uma boa situação de inverno, então não sei o que esperas, talvez a próxima era glaciar:thumbsup:

LOL :lmao::lmao::D:lmao:

Não me leve a mal, mas não vejo tanta semelhança entre o GFS e o ECM (excepto para dia 12). repara nos cavamentos



Uploaded with ImageShack.us

claro que 14 de Dezembro ainda é muiiito distante. Mas as diferenças entr e modelos até nem me assustam. o que me assusta é a volatilidade de cada modelo.
E sim... um AA escandinavo ia bem! o problema é que não se vislumbra :P

Os melhores cumprimentos
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
João, penso que o cenário de anomalia negativa na temperatura não seja consensual. Eu não arriscava muito nisso.
Repara nas discordâncias enormes que existem a médio prazo (2 semanas) . Penso que a incerteza paira.

Ontem um colega referiu que o GFS colocava iso -4 em 1/2 de Portugal (para meio d mês). Hoje pufff:p cadê?

We can never trust the weather, como dizem os ingleses.
Repara na cautela usada pelo Jorge_scp.

Não vejo nada definido para além do próximo fim de semana

yours,
Cara colega Bernardino permite-me que te trate por tu. Penso que a lógica deste forum é claramente horizontal.
Quanto à questão me coloca, que lhe posso dizer? Penso que os modelos andam a tentar apanhar qualquer coisa... que coisa é e que intensidade não sei, mas a posição de Portugal não é nada fácil, dada a existência da corrente do golfo, bem como a própria latitude.

Um forte abraço de consideração
João Carlos Sousa:thumbsup:
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Cara colega Bernardino permite-me que te trate por tu. Penso que a lógica deste forum é claramente horizontal.
Quanto à questão me coloca, que lhe posso dizer? Penso que os modelos andam a tentar apanhar qualquer coisa... que coisa é e que intensidade não sei, mas a posição de Portugal não é nada fácil, dada a existência da corrente do golfo, bem como a própria latitude.

Um forte abraço de consideração
João Carlos Sousa:thumbsup:

offtopic(Bem gostava de ver o que aconteceria ao nosso país se a corrente de Golfo para-se ou diminui-se de intensidade??:D)
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
offtopic(Bem gostava de ver o que aconteceria ao nosso país se a corrente de Golfo para-se ou diminui-se de intensidade??:D)

Longe de mim desejar isso, até porque tenho uma ideia minimamente do que nos acontecia. Essa possibilidade é real, caso o degelo no pólo norte se acentue, a introdução de água doce levaria a paragem desta corrente. Consequências, a Europa iria viver Invernos bem mais rigorosos e com todas as implicações que isso nos trouxesse.

Um abraço:thumbsup:
 
M

Membro excluído 274

Nova RUN do GFS que insiste no médio longo prazo num bloqueio em latitudes muito altas na escandinávia...

gfs-0-192_fke6.png


Isto a 192h, ou seja no infinito... :lmao:

A Europa gelaria, nos ficariamos à margem...

gfs-1-192_jli8.png


Iso´s em torno aos +5ºC em Portugal com uma depressão a injectar ar quente a oeste da península... :lol::lol::lol:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Não me leve a mal, mas não vejo tanta semelhança entre o GFS e o ECM (excepto para dia 12). repara nos cavamentos





claro que 14 de Dezembro ainda é muiiito distante. Mas as diferenças entr e modelos até nem me assustam. o que me assusta é a volatilidade de cada modelo.
E sim... um AA escandinavo ia bem! o problema é que não se vislumbra :P

Os melhores cumprimentos[/QUOTE]


eu não te levo a mal mas acho que o que ainda não percebeste é que eu estou a referir-me à media dos ensembles que no gfs são 20 e no europeu são 60 ou coisa parecida e aí os mapas são semelhantes, é claro que a run de control ou a determinista variam muito após cada saída o que é normal a tanta distancia, sublinho mais uma vez que a tantos dias de distância estamos a falar de hipóteses ou tendências que para já parecem ser melhores que por exemplo uma forte circulação zonal como tivemos o ano passado.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só tenho uma pergunta ....

Onde fica esse Anticiclone que os modelos insistem em modelar no médio ou longo prazo ??
A mim parece-me que fica abrangendo os países nórdicos e a Russia, o que nos beneficia de certo modo, mas o ano passado algures por esta altura também surgiu essa Scandy, e o Inverno foi o que se viu ...

A Scandy por si só não significa nada, e existem n factores que podem fazer condicionar ou aumentar esse efeito, e tanto podemos acabar com uma forte zonal em cima de nós, ou então com um frio de bater o dente.

Por isso tenho estado tão calado ultimamente, porque apesar de em muitos foruns falarem em algumas alterações na Estratosfera, que poderia originar uma divisão do VP, o facto é que não consigo visualizar no médio prazo nem no longo prazo, nada de especial, mas sim uma grande oscilação na atmosfera, que é aquilo que temos tido até ao momento.
Se temos uma Scandy o ideal terá que esta tenha uma forma de ovo, na horizontal desde o Leste da Russia até ao UK. Ao mesmo tempo teria que haver uma forte depressão no Atlântico que abanasse o AA e criasse uma circulação zonal.
Tudo o que tem sido mostrado tem sido bastante suave, e vai fazendo ter diferentes estados de tempo em Portugal.

Veremos o final do mês ... !