Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tudo indica que pelo natal teremos a descida de um cavado de procedencia Atlantica.

A T850 poderá descer mesmo abaixo da média pelos dias 24-26/27, e deverá haver instabilidade e forçamento dinamico suficientes para que ocorra bastante precipitação, que será sob forma de neve a cotas médias/altas...acima dos 1400-1600m no norte e centro, talvez pontualmente um pouco mais baixas...mas é esta a ideia que vem nos modelos para já.


De referir a frente que passará a partir da tarde do dia 23...o ECMWF e o GFS colocam uma sinoptica favoravel a que se forme alguma convecção linear pelo menos no litoral, que poderá causar ventos fortes e trovoada á sua passagem...depois o pós frontal poderá ser tambem algo activo.
Portanto uma possibilidade de alguma convecção pelo litoral localmente mais intensa...mas ainda faltam 5 dias...portanto não vale a pena adientar muito.


Analise detalhada, região norte-


Hoje, dia 19, durante a tarde/noite preve-se a a aproximação de uma frente fria de moderada actividade.
Preveem-se ventos fortes de S rodando para W e enfraquecendo.

A presença de alguma instabilidade ( CAPE 200-400J/Kg, LI -1/-2 e TT perto a 55) a em conjunto com a presença de forçamento dinamico em altura, convergencia á superficie e shear moderado poderão activar alguma convecção em geral pouco organizada ( até há algum excesso de shear), mas que devido aos valores elevados de agua precipitavel poderá gerar aguaceiros localmente fortes, favorecidos pela orografia.
Não se descarta tambem alguma trovoada isolada e algumas rajadas de vento pontualmente até 85-90km.h ajudadas por mecanismos convectivos.

Para 5f á tarde e durante a noite, a aproximação de um nucleo de ciclogenese associado a uma ondulação nos niveis baixos e médios deverá gerar uma situação de ventos fortes de SW no extremo NW do pais.
Não se prevê instabilidade termodinamica, mas a presença de ar muito humido em conjunto com ventos fortes poderão causar periodos de chuva moderada a forte em porções do Geres e serranias litorais.
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
Meus amigos,

Já repararam nas alterações ao site do IM.
Aliás, ex IM, agora IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Provavelmente já não é novidade e era do conhecimento geral que se iria alterar o site. Se assim for, dêem o desconto aqui ao leigo :)

Cumprimentos!!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois é, desde ontem o GFS deu um salto do 8 para o 80, encostando mais no cenário que já vinha há vários dias a ser modelado por ECMWF e GEM. Na verdade até carregou mais que estes modelos. Acredito que fique algures no meio, entre o 8 e 80.
Teremos como já foi dito uma frente razoável, sem estar muito enfraquecida pela dorsal, mas claro sempre mais interessante na metade Norte... E poderemos ter bom pós-frontal, com frio razoável para neve a cotas médias-altas.
Será para muito poucos uma consoada com neve (como nos filmes), mas melhor que para nenhuns!
:D

Certamente ainda haverá "ajustes" nos modelos, mas o consenso já é razoável nos traços gerais do evento natalício.





 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Hum... a julgar por esses mapas, a cota de neve deve andar acima de 1200m (já são cotas altas)!

500hPa: -25C a -27C
850hPa: +1C a +4C
%HR : >90%

Frio instalado: Nenhum

Sim, mas atenção que as cartas que coloquei como exemplo são da noite da consoada, da hora de abrir as prendas. :D

Ou seja, ainda antes de entrar o sector mais frio, já na madrugada/manhã seguinte, em que a temperatura aos 850hPa chegará (pela previsão actual) a ser negativa. Portanto se assim acontecer, poderá a cota chegar a rondar quem sabe uns 1000m no Norte do país, mais coisa menos coisa, o que será sempre relativamente alto é claro, não vale a pena sonhar com grande coisa deste evento.


E claro, acima de tudo, falta quase uma semana, ainda estes detalhes irão mudar quase de certeza.
Por isso na minha opinião não vale muito a pena estar a precisar demais cotas de neve "nesta altura do campeonato".
:)


 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a19i4.jpg


Será que ainda chega alguma animação ao Extremo norte como ontem os modelos metiam...:rolleyes:
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Chove de forma moderada e persistente na Maia. O Vento de SW Moderado a Fresco.

Quanto ainda a previsão de natal, por vezes fico com a noçao do quê que se responde a quê.

Respondia eu ao que tinham dito que o natal seria mais quente dos ultimos anos, ao que eu disse, que altas seriam as temps para sabado e domingo, e continua-se a confirmar valores maximos perto dos 20ºC.
Ao que respondem a seguir que irá haver uma descida bruta dos valores de temperatura, bruta tipo quê?! Dos 14ºC para os 10ºC?!
O erro foi meu pois devia mencionar para que região estava a fazer a minha previsão, aqui não caí neve e bruta não será a descida de temperatura região do Litoral Norte. Nesta zona mesmo com massa de ar polar que irá chegar no fim de tarde do dia 24, as temperaturas não descem muito no litoral porque essa massa é sobreaquecida até à costa pelo atlantico.

Não querendo ser pretencioso devo dizer / informar:
Que para saber o futuro é necessario conhecer o presente.
Na meteo é o mesmo que dizer:
que vale interpretar bem os modelos de predicção se não se conhece o clima de uma região.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa noite!
Tudo muito calmo como o tempo neste momento. Progonósticos?
Esta noite e amanhã mais chuva e no fim de semana um pequeno interregno para depois no 24 ela voltar. Parece que vamos ter um Natal molhado com algum frio ( nada fora do normal)...a ISO 0 vai andar perto de nós mas parece que vai ser mesmo perto! Aguardemos com calma.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Bem eu não vejo nada de interessante para os próximos tempos:(, talvez chuva e um pós-frontal depois mas as temperaturas vão continuar demasiado altas para a época e com isso nada de neve;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

não me parece que sejam tempos assim tão " pouco interessantes " os que se avizinham, senão vejamos:

previsão do IPMA para o periodo de Natal:

impae.jpg


http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

mapas de precipitação actuais do GFS e ECM:

ECM:

europemsl96r.gif


GFS

gfspiprec090.png


Vista assim através dos modelos parece ser uma frente razoável ( isto claro para quem não pensa só em extremos...:rolleyes:) e que pode dar bons acumulados localmente :rain: ( zonas do Gerês/Noroeste por exemplo podem acumular mais umas dezenas de milímetros ) na região sul será uma frente mais enfraquecida.

Olhando mais a longo prazo , as coisas até estão boas, em especial no ECM, mas para isso ainda falta bastante tempo, para já parece garantida ( certamente ainda vão haver pequenas flutuações na intensidade/localização prevista pelos modelos ) a frente de Natal, e respectivo pós frontal.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Os modelos para o Centro e Sul não estão maus estão péssimos e mesmo para o Norte nada de mais!! Janeiro também temo ser muito fraquinho pelo que ando a ver... Para os próximos 15 dias acredito apenas em alguma atividade dia 24 e dia 30 mas restrita quase apenas ao Norte
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Os modelos para o Centro e Sul não estão maus estão péssimos e mesmo para o Norte nada de mais!! Janeiro também temo ser muito fraquinho pelo que ando a ver... Para os próximos 15 dias acredito apenas em alguma atividade dia 24 e dia 30 mas restrita quase apenas ao Norte

Pois as coisas para o nosso canto estão mais uma vez dificeis, enquanto as depressões não descem mais de latitude:(, mas vamos esperar para ver.