Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
boa tarde, aos entendidos nesta matérias gostava de fazer uma pergunta amanhã por volta da 1h da manhã vou subir até aos 1100 metros gostava de saber a probabilidade de encontrar queda de neve. Abraço.

Embora haja por aqui mais entendidos , mas para ai a cota de neve rondará os 1400 mts , mas pode ser que tenhas sorte e a cota desça um pouco mais.
 


Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Estou a ver que nos próximos tempos as depressões vão andar muito a norte de nós e por isso as temperaturas vão estar acima da média e a animação toda a norte devido ao AA, mais uma vez a estragar o inverno (por agora).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Alguma actividade na região centro, com uma linha convectiva a evoluir para leste no vale do Tejo.

dDW9r.jpg


Poderemos ter algum vento e granizo associados á passagem desta linha de instabilidade, mas a tendencia é que com o arrefecimento nocturno haja algum enfraquecimento da mesma.


Outra região que merece alguma atenção é o Algarve, especialmente a leste de Portimão/Albufeira, entre as 21:30/22h e as 02h desta noite, na eventualidade de ocorrer algum desenvolvimento convectivo nas proximidades da area de maior instabilidade:

( A preto a linha de instabilidade actualmente no vale do Tejo)
oRriW.jpg
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Stormy estou com algum receio devido á presença de pontos e manchas vermelhas, lembraste do que aconteceu no algarve no mês passado, espero que não seja isso.
Conseguias ir ás estações meteoroógicas dessa zona ver como está o vento, é muito importante durante estes eventos de actividade como esta que estamos a ver.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy estou com algum receio devido á presença de pontos e manchas vermelhas, lembraste do que aconteceu no algarve no mês passado, espero que não seja isso.
Conseguias ir ás estações meteoroógicas dessa zona ver como está o vento, é muito importante durante estes eventos de actividade como esta que estamos a ver.

Pontos vermelhos em principio indicam precipitação forte ou granizo...possivelmente é o que se passa em alguns locais.

Estou a achar que isto pode vir a activar agora em partes do Alentejo/Algarve...pelo menos é o que aparenta.
Onde há mais potencial de momento é no interior de Evora/Beja e Algarve a partir das 21:30/22h até ás 2/2:30h...as células no vale do Tejo/Sado e alto alentejo parece-me convecção elevada, que não é tão dada a fenomenos extremos como a convecção de base baixa.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Nova atualização do radar, intensificou-se mais a célula, pelos vistos na estremidade mais a Sul dessa linha de estabilidade. Vermelho muito escuro no radar.

A imagem das 20:40h estava rosa escuro a célula.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Possivel evento de ciclogenese a W de São vicente.

Possibilidade de formação de linhas de instabilidade vigorosas na sproximas 6-8h pela região Sul, especialmente a sul do eixo Setubal-Portalegre, mas podendo evoluir de modo a afectar uma faixa mais a norte.

Estas linhas podem conter sistemas convectivos organizados potencialmente severos tais como os que já ocorreram esta noite.

Risco de precipitação localmente excessiva, granizo e ventos fortes

I6gTG.jpg



Esta situação é de caracter altamente imprevisivel e complexo, este aviso não é oficial nem é feito por um meteorologista!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por aqui nem chuva veio sequer, quanto mais severa .....

Enquanto estamos na fase de hibernação aqui mais a sul, queria desejar um Feliz e Santo Natal a toda a comunidade MeteoPT !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Por aqui nem chuva veio sequer, quanto mais severa .....

Enquanto estamos na fase de hibernação aqui mais a sul, queria desejar um Feliz e Santo Natal a toda a comunidade MeteoPT !

Este mês fecharam a torneira cá para estes lados! e até final do ano tá difícil de chover aqui. Esta madrugada ainda deve ter descarregado bem em algumas zonas do Alentejo...

Quanto a previsões futuras...uii tudo bloqueado! AA em força. Até final do ano alguma chuva a Norte e Centro e depois segundo as previsões vem o bloqueio.
É caso para dizer onde é que eu já vi este filme?...

Um Santo e Feliz Natal aos intervenientes e visitantes do fórum!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,447
Local
Olhão (24 m)
Este mês fecharam a torneira cá para estes lados! e até final do ano tá difícil de chover aqui. Esta madrugada ainda deve ter descarregado bem em algumas zonas do Alentejo...

Quanto a previsões futuras...uii tudo bloqueado! AA em força. Até final do ano alguma chuva a Norte e Centro e depois segundo as previsões vem o bloqueio.
É caso para dizer onde é que eu já vi este filme?...

Um Santo e Feliz Natal aos intervenientes e visitantes do fórum!

O filme todos os anos é o mesmo, e só acredito em algo se vier uma cut-off. com um AA como mostram os modelos, é o pior pesadelo, quem vai ter motivos para festejar vão ser os italianos e os gregos. .
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,447
Local
Olhão (24 m)
Haverá a hipótese do IPMA declarar uma onda de calor nesta altura?

As ondas de calor, que podem ocorrer em qualquer altura do ano, são mais notórias e sentidas pelos seus impactos quando ocorrem nos meses de verão (junho, julho e agosto).

Fonte: IPMA
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Haverá a hipótese do IPMA declarar uma onda de calor nesta altura?

Sendo uma onda de calor definida pela duração, durante pelo menos 6 dias consecutivos, de temperaturas máximas 5ºC ou mais superiores à normal, acho impossível que tenhamos alguma nos próximos tempos.

Em Beja, por exemplo, teríamos de ter 6 dias consecutivos com máximas superiores a 19,5ºC, e ainda não tivemos nenhum. Já em Faro, a temperatura a atingir seria de 22ºC, e ainda nem se chegou aos 19ºC.

No outro extremo, Bragança necessitaria de 6 dias acima dos 14,5ºC, sendo que isso só aconteceu por uma vez, a 21 de dezembro.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Vou acompanhando os modelos e sinceramente vejo os dias a passar e nada de interessante no horizonte...Rendo-me às evidências, cada vez o nosso clima está mais "soft"! Aínda ontem falei com o meu irmão que está na alemanha e ele disse-me que desde que há registos foi provavelmente o Natal mais quente! Começo a acreditar no aquecimento global!