Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
De acordo com as previsões o mais provável é o regresso da seca ao Alentejo.
é claro que é normal o AA estar em cima ou perto de nós 10 dias, mas a questão é que este mês ela praticamente não saiu do sul do país e até ao momento a precipitação acumulada em Serpa, corresponde a cerca de 1/3 do normal para Dezembro e em Janeiro o cenário deve ser ainda pior!
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
De acordo com as previsões o mais provável é o regresso da seca ao Alentejo.
é claro que é normal o AA estar em cima ou perto de nós 10 dias, mas a questão é que este mês ela praticamente não saiu do sul do país e até ao momento a precipitação acumulada em Serpa, corresponde a cerca de 1/3 do normal para Dezembro e em Janeiro o cenário deve ser ainda pior!

Ninguém consegue adivinhar o futuro e ainda é cedo para se tirar conclusões acerca de Janeiro. A única coisa que temos no momento é os modelos a apontarem para um bloqueio para o inicio do ano e pelo menos por uma semana. A aliar a isso temos as previsões sazonais que não são favoráveis ao Sul do país.
Quanto à seca, se calhar, será decretada seca fraca em algumas regiões do Sul no inicio do mês quando saírem os relatórios oficiais.
Quanto ao resto...relembro apenas que estamos num Inverno que vem do seguimento de uma seca muito semelhante à de 2005 e é normal que muitas pessoas estejam apreensivas, pois este não é o melhor cenário para sairmos da "crise" mas também não é, o melhor tópico para falar do assunto, reconheço:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para o inicio de Janeiro parece-me obvio que haverá uma mudança de padrão.

Os modelos estão consensuais quanto á entrada num ciclo de AO--, que geralmente está associada a periodos de tempo muito variavel e por vezes activo nas latitudes médias..

Não é primeira vez nem certamente a ultima que vai acontecer, mas acho e desculpa a brincadeira mas acho que nunca foste muito bom a matemática.
Nas ultimas semanas andamos numa situação de AO- e uma NAO digamos neutra a ligeiramente positiva ou negativa.

Esta situação e contrariamente áquilo que dizes parece obvio que se vai inverter é verdade mas é exactamente ao contrário daquilo que mencionavas.
Infelizmente vamos entrar numa situação de AO + com NAO + ou neutro, e isso não sou que estou a dizer são os modelos.



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Contudo isto não inviabiliza que a região Norte e Centro possam ter dias chuvosos ou precipitação dentro do normal, devido ao rastear das depressões junto ao minho e douro litoral, como temos vindo a assistir durante este mês de Dezembro.
Relativamente a precipitação penso que este mês eventualmente o Minho terá precipitação acima da média, e porventura ligeiramente acima do Normal no interior norte e litoral centro.
No restante território em especial no Algarve a precipitação foi bastante abaixo da média mas este não é definitavamente o tópico indicado.

Quanto aos modelos em especial no ECM o AA é bem colocado em cima de nós, não me admirando nada que possa durar assim nos meses de Inverno como situação dominante !
Afinal de contas já se tornou a situação mais normal por estas bandas mais a sul !


Relativamente a uma situação hipotética de seca, ela está fora de causa por enquanto e mesmo que volte a ocorrer, não terá repercussões relevantes durante o período do Inverno e inicio da Primavera !
 
M

Membro excluído 274

Os modelos! :suicidio:

Vamos ter dose de AA até fartar! Não é apenas um a dizer... São vários, para não dizer todos a mostrar isso!

ECM1-192_zjj7.GIF


gfs-0-168_jxu9.png


UW144-21_gbh2.GIF


nogaps-0-168_hes1.png


J168-21_rav8.GIF


gem-0-168_exg8.png


O nosso maior pesadelo... Rei e senhor a entrar pelo novo ano! :buh::buh::buh::buh::buh::buh:

Todos os modelos a concordar! E se é AA, assim será! :buh::buh::buh::buh::buh::buh:
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Os modelos! :suicidio:



O nosso maior pesadelo... Rei e senhor a entrar pelo novo ano! :buh::buh::buh::buh::buh::buh:

Todos os modelos a concordar! E se é AA, assim será! :buh::buh::buh::buh::buh::buh:

Não é nenhum pesadelo, muito pelo contrário, é uma situação normal para a época. Após um outono chuvoso o que ditou o fim da seca em Portugal, chegou a vez dos AA serem reis.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
É normal nos nossos Invernos, o estado do tempo ser alternado com precipitação e bom tempo. O Anticiclone dos Açores é normal nesta época! O que noto é que na minha região Alvalade do Sado (baixo alentejo), tivemos um outono com precipitação excessiva, cerca de 300 mm, ou seja, metade da precipitação anual só em 2,5 meses. Se continuasse a chover desta forma até maio, nem sei o que seria.
A precipitação tem sido concentrada em períodos curtos de tempo nos últimos anos!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...a Norte, deve haver zonas do Minho em especial no Gerês que já levam mais de 400 mm acumulados só em Dezembro...
Sem dúvida...Algo afastado do Minho, aqui no Douro Litoral levo este mês uns interessantes 346,5 mm acumulados. E o mês ainda pode render mais uns milímetros.

A questão é esta: desde o início do ano hidrológico (1 de outubro) poucos se poderão queixar da precipitação acumulada, comparando com a normal.
Andamos entretidos a queixar-nos disto e daquilo, e não nos lembramos da variabilidade climática que é uma constante. Anos mais quentes, anos mais frios, anos mais chuvosos, anos menos chuvosos, todos são contabilizados para calcular a tal "normal" climatológica.;)
----
A relativo curto prazo, temos para sábado precipitação prevista no NO, com o aproximar também da iso 0 a 850 hPa (por volta das 12h). Poderemos ter um episódio de queda de neve nas cotas mais altas do Minho e Douro Litoral e zonas adjacentes de Trás-os-Montes. Pelas 18h, com a iso 0 instalada até sul do Rio Douro, a precipitação tende a diminuir. A iso 0 tende a remitir no domingo entre as 6h e as 12h, já com pouquíssima precipitação prevista.
Vale o que vale a esta distância, mas aqui vão as cartas:

2012122612h072sp00850.gif

2012122612h072sp00sfc.jpg

2012122612h078sp00850.gif

2012122612h078sp00sfc.jpg

2012122612h090sp00850.gif


No mais longo prazo, e para os que acham que já não teremos frio como é de esperar nesta época do ano (janeiro), esta carta mostra plenamente o potencial para o frio continental europeu nos fazer uma visita:

2012122612h192sp00sfc.jpg

O ar frio continental, que estará razoavelmente arrefecido nesta altura, poderá ter o anticiclone escandinavo e a depressão do mediterrâneo ocidental ambos a injectar este na península Ibérica.
Como se pode ver, temos sempre de ter o espírito aberto para estas surpresas, mesmo percebendo que por vezes os modelos falham...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É normal nos nossos Invernos, o estado do tempo ser alternado com precipitação e bom tempo. O Anticiclone dos Açores é normal nesta época! O que noto é que na minha região Alvalade do Sado (baixo alentejo), tivemos um outono com precipitação excessiva, cerca de 300 mm, ou seja, metade da precipitação anual só em 2,5 meses. Se continuasse a chover desta forma até maio, nem sei o que seria.
A precipitação tem sido concentrada em períodos curtos de tempo nos últimos anos!

Desta vez tenho que concordar contigo e isso é mais visivel quanto mais a sul !

O ano passado tudo concentrado em cerca de 1 mês, este ano em cerca de 1 mês e meio !
Nos ultimos 30 anos tem sido mais ou menos assim quase todos os anos, a questão aqui não é variabilidade climatológica mas sim as alterações ou não que tem surgido do nosso clima, mas para confirmar isso precisamos de mais uns 10 anos, para distinguir entre variabilidade e alterações !

PS: Hoje não falaste de agricultura, o que quer dizer que já semeaste tudo :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já no Sábado,e com a passagem de uma frente, regressa a chuva em especial ao Minho/Douro Litoral, onde poderá ser forte :rain:

previsão do IPMA:

Previsão para sábado, 29.dezembro.2012:

Céu em geral muito nublado, com abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva nas regiões a norte do sistema montanhoso
Montejunto-Estrela, por vezes forte no Minho e Douro Litoral,

estendendo-se às restantes regiões e passando gradualmente a
regime de
aguaceiros que serão de neve acima dos 1200 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sul, soprando moderado
a forte (25 a 40 km/h) no litoral a norte do Cabo Raso, rodando
gradualmente para noroeste.
Nas terras altas, o vento soprará forte (35 a 50 km/h) de sudoeste,
temporariamente com rajadas até 90 km/h, rodando para noroeste e
diminuindo de intensidade para o final do dia.
Pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral Norte
e Centro.

Atualizado a 27 de dezembro de 2012 às 11:31 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Mais uns milímetros para juntar neste Dezembro chuvoso .:rain:

O fim do ano promete também ser chuvoso :rain:

ECMWF:

ecmwf.gif


GFS:

cezef.png
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Desta vez tenho que concordar contigo e isso é mais visivel quanto mais a sul !

O ano passado tudo concentrado em cerca de 1 mês, este ano em cerca de 1 mês e meio !
Nos ultimos 30 anos tem sido mais ou menos assim quase todos os anos, a questão aqui não é variabilidade climatológica mas sim as alterações ou não que tem surgido do nosso clima, mas para confirmar isso precisamos de mais uns 10 anos, para distinguir entre variabilidade e alterações !

PS: Hoje não falaste de agricultura, o que quer dizer que já semeaste tudo :D

Eu recordo-me de ter "Janeiros" e "Fevereiros" fracos, ou seja com precipitação abaixo da média mas que mesmo assim tínhamos algumas entradas que rendiam no total uns 50mm, agora totalmente bloqueados, já é outra conversa. É normal termos o AA durante uma, duas ou três semanas nestas alturas agora não é normal termos um trimestre Dezembro/Janeiro/Fevereiro. Não estou a dizer que vamos ter este período parecido ao ano passado mas as previsões não estão boas.
No GFS só vejo a possibilidade de uma entrada de Noroeste às 384h:lmao:, e é o único com tal alcance. Até às 240h está tudo no consenso do bloqueio, e nada indica que tão cedo será quebrado. Se repararem nos modelos, o AA não tem por onde fugir ficando estático a Norte/Noroeste. Para mim não é o típico AA de algumas semanas.
Para o Reino Unido e Norte da Península vai ser uma boa pausa depois de tanta chuva:rain:, para nós aqui no sul é um pesadelo!
 
M

Membro excluído 274

Não é nenhum pesadelo, muito pelo contrário, é uma situação normal para a época. Após um outono chuvoso o que ditou o fim da seca em Portugal, chegou a vez dos AA serem reis.

Em momento algum referi que era anormal... pessoalmente e acredito que 99% dos meteoloucos estarão comigo, gostaria que nestes meses (Inverno) o AA desaparecesse para bem longe daqui, de preferência que se mudasse para a Terra Nova ou Gronelândia! :D:D:D Ele já reina cerca de 8/9 meses por ano, era tão bom haver um botão OFF AA! :D Já todos nós vimos este filme antes... Vamos ter o AA a deambular pela Europa Ocidental, pontualmente pelas Ilhas Britânicas, por força da circulação poderá enfraquecer e subitamente surge outro para o seu lugar aparecendo a W / SW da Península e volta a deambular... ou seja uma valente seca! Evidentemente torço para estar errado, mas... :(

Desculpem o desabafo...

Quanto aos modelos...

graphe_ens4_amd6.gif


Palavras para que? Iso quase 10ºC no início do ano, mantendo-se positiva (muito positiva) por um largo período, período esse que se apresenta seco, não é portanto uma situação de SW húmida e quente, não é nada que interesse portanto! Pressão acima dos 1035hpa em Tras os Montes, mantendo-se alta durante o período em torno aos 1030hpa...
Aguardemos os próximos capítulos! :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Na minha opinião, a situação anticiclónica vai ficar por cá até dia 14/15 de Janeiro, depois promete uma 2ªquinzena de Janeiro mais animada e bem mais sonhadora. :rolleyes: Ao menos é o que mostra o modelo CFS que encontra-se no meteociel e tem mantido essa tendência já há muito tempo. :D

Seria bom, se conseguíssemos inventar um repelente para o AA, quando estamos fartos dele, toca a meter repelente e ele ia dar uma curva. :D

Mas, antes disso, e comparando o GFS e o ECM para a passagem de ano no Algarve, o GFS coloca 0.1 mm, enquanto o ECM coloca entre 4 a 10 mm, ou seja, existe uma probabilidade de 35% para que a passagem de ano tenha chuva no Algarve.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
É o nosso Inverno...anormal seria o AA não estar cá! Agora uma coisa é certa no inicio da estação existem membros que dizem que será, frio chuvoso, etc...criam expectativas e no fundo tudo se fica por expectativas....basta fazer uma pesquisa em previsões anteriores de membros "conceituados" em que dizem de quinzena para quinzena, agora é que vai ser, agora é que vai mudar...li por várias vezes que o início de Janeiro seria interessante e é o que se vê...por isso sem dúvida que existem membros que fazem interpretações e previsões em cima dos eventos bem detalhadas e acertadas, agora para além do que dizem os modelos no prazo de 7 dias raramente acertam uma... , a verdade é essa e para ver nos modelos o que se vai passar na próxima semana não é preciso ser nenhum profissional...é o que lá está e nada mais!
O resto acho que é mais vontade de ver mudar do que outra coisa!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É o nosso Inverno...anormal seria o AA não estar cá! Agora uma coisa é certa no inicio da estação existem membros que dizem que será, frio chuvoso, etc...criam expectativas e no fundo tudo se fica por expectativas....basta fazer uma pesquisa em previsões anteriores de membros "conceituados" em que dizem de quinzena para quinzena, agora é que vai ser, agora é que vai mudar...li por várias vezes que o início de Janeiro seria interessante e é o que se vê...por isso sem dúvida que existem membros que fazem interpretações e previsões em cima dos eventos bem detalhadas e acertadas, agora para além do que dizem os modelos no prazo de 7 dias raramente acertam uma... , a verdade é essa e para ver nos modelos o que se vai passar na próxima semana não é preciso ser nenhum profissional...é o que lá está e nada mais!
O resto acho que é mais vontade de ver mudar do que outra coisa!

Só uma pequena achega, as pessoas como o Stormy, o David, o Vince, e eu raramente, olhamos a modelos a 15 dias, comparamos com os dados sazonais, e alguns como o Stormy, o Vince (não gosta de sazonais), o David conseguem sem olhar a modelos verificar os dados que vêem das teleconexões como a NAO, AO, MJO, PDA, etc ... e o aquecimento da estratosfera, SST
Todos eles são indicadores de como vão ser os próximos meses no nosso território, contudo o que por vezes acontece são que os sinais dados por cada variável são contraditórios, e isso por vezes estraga as previsões.
Eles não inventam nada (o problema do Stormy chama-se mais indice NAO e AO :hehe: ).
Por exemplo há uns tempos atrás havia sinais claros de um bloqueio a norte bem forte por sinal a menos de 144h, e contudo deu uma volta de 180º em 24 horas !