Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia, olhando aos modelos em ambos parece-me nestas runs das 00h que a zonal aparece mais a norte do que o modelado no dia de ontem, para além de ter tirado alguma precipitação mais forte da norte, enquanto que aqui a sul apenas indicam chuviscos nestas runs ....

Nas proximas saídas tanto podem voltar a colocar a zonal (falo para a altura do Natal) mais a norte ou mais a sul, sendo que a precipitação aqui mais a sul dependerá disso ....

Mesmo aqui para Quinta Feira as condições já foram mais favoráveis, do que no dia de hoje !
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão da precipitação acumulada até ás 07:00 de amanhã:

uha9.gif


:rain:

de referir que, mais lá para a frente, a run das 6 z mostra bastante chuva a Norte, ainda falta bastante tempo, uma véspera de Natal chuvosa e com ventos fortes:

hhtm.png


Segundo as previsões irá estabelecer-se uma corrente de Oeste/Sudoeste bastante intensa, com a passagem de sucessivos sistemas frontais:rain:
 
  • Gosto
Reactions: 1337 e CptRena

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Expliquem-me uma coisa que não compreendo...

Carta com as previsões de rajadas de vento a 10 metros de altura, valores expressos em nós.

1 nó = 1,85 km/h

Na carta observam-se valores de 55 a 60 nós para algumas zonas do litoral centro. Considerando os 60 nós, 60 x 1,85 = 111 km/h.

Possibilidade de rajadas de 111 km/h? O IM só fala até 75 km/h...

Qual a fiabilidade desta carta abaixo?

1673zbt.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Qual a fiabilidade desta carta?


Realmente os valores em nós não fazem sentido assumindo como sendo da escala de cores. Mas penso que é erro de interpretação do texto da legenda, que está pouco explícita.
Pelos valores eu dou o palpite que as cores do mapa estão em km/h, e a legenda a dizer nós se refere apenas às barbelas, em que cada traço completo corresponde a 10 nós. Sendo assim acho que batem certos os valores das duas visualizações.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::update::::

Para o litoral norte e centro, nomeadamente a norte de Lisboa, as condições simuladas pelo GFS12z parecem mais favoraveis a alguma convecção mais intensa no periodo pós frontal.

A advecção maritima + aquecimento diurno deverão gerar instabilidade com células que vão evoluir numa forte corrente de NW presente entre a sfc e os 700hpa no seio do eixo do cavado.

O mais plausivel é haver uma ou duas linhas de células alinhadas com o eixo de maior frio em altura, numa posição imediatamente a oeste do maximo de subsidencia presente no sector W da circualção em altura.

As células, dado o ar polar mais seco em altura terão condições para gerar fortes correntes descendentes, que ao interagir com a corrente forte de NW nos niveis baixos/médios poderão gerar algumas rajadas até 80-100km.h.
As condições tambem se apresentam favoraveis a granizo, localmente forte.

Por estes motivos parece-me seguro arriscar um nivel amarelo.

No resto do centro/sul, alguns aguaceiros deverão desenvolver-se, mas haverá menos frio em altura o que deverá limitar a instabilidade.

DRtZVim.png


Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada.

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- Granizo


Esta informação complementa o post de ontem,
http://www.meteopt.com/forum/seguim...odelos-dezembro-2013-a-7399-6.html#post402989

Não faço alterações ao nivel amarelo lançado para o centro/sul por possibilidade de convecção severa ao longo da frente.
 
Última edição:

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
A superfície frontal irá começar a produzir os seus efeitos nas próximas horas, inicialmente nas regiões do litoral Norte estendendo-se durante a noite ao interior centro. Inicialmente a precipitação será sob a forma de chuva na Torre mas com a entrada de ar frio no pós-frontal as temperaturas vão descer e essa chuva passará bruscamente a neve o que poderá deixar alguma acumulação a cotas acima dos 1700m, com o passar do dia a cota de neve vai descer podendo chegar mesmo perto dos 900m/1000m mas ai haverá uma diminuição da precipitação.
1510806_654368327937833_212110255_n.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A oeste o cavado vai-se aproximando, e de NW a frente fria avança sob a massa de ar subtropical vinda do Atlantico...

Nos últimos minutos a frente fria começou a ganhar actividade, e á medida que interage com a perturbação em altura deverá continuar a organizar-se, com alguma possibilidade de um evento severo localizado ( como discutido nos posts anteriores) nomeadamente ao nível de rajadas e precip forte.

DxbIoNI.png


A frente deverá varrer o resto do território até chegar a VRSA pelas 13h aproximadamente.

Á medida que ela passa, estabelece-se um regime pos frontal, com convecção que poderá ser mais forte no litoral norte e centro.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Boas :)

Qual é a previsão para domingo da parte da manha para Coimbra?? Muita chuva?? :rain:

Temos um circuito de BTT e gostava de saber se fosse possível!! :thumbsup:

Domingo está previsto por essa zona chuva mais concentrada durante a madrugada até inicio da manha depois muito pouca ou nenhuma durante o dia!!