Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Já parece certo que se estabelecerá um padrão no Atlântico Norte de uma forte corrente zonal a partir da próxima semana. Não é a melhor sinóptica para PT continental ver muita chuva, mas já é um upgrade relativamente ao que temos tido ultimamente.

O modelo europeu está sozinho mas mostra-nos uma frente importante a varrer o país nos dias 20-21 fruto da zonal neste modelo ser mais baixa que no GFS.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Já devem ter reparado que o modelo europeu eliminou os quadros de precipitação após as +120h e retirou os passos de 12h em 12h. Só mostra os quadros +24h, +48h, +72h, +96h e +120h mas pela maneira como as isobaras se retorcem no quadro das +240h percebe-se que a frente é importante.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

Boas noites..

Esta 6f será um dia com possibilidade de alguma actividade convectiva dispersa e pouco frequente.

Sinóptica

Em altura uma short wave aprofunda-se a oeste de PT continental com uma bolsa de vorticidade que se desprende e percorre o litoral de norte para sul, entrando no golfo de cadiz na noite para Sabado.

Associado a esta perturbação em altura os modelos colocam algum forçamento dinâmico.

Á superfície, a rede WU detecta agora pelas 02h uma frente quente a entrar pelo litoral, com dew>15ºC a emergir do Atlantico pela região de Lisboa.
Amanhã este ar marítimo subtropical continuará a penetrar o território, nomeadamente região centro e sul, á frente de uma frente fria que se desloca vinda de NW.

A presença de ar relativamente frio em altura e de ar razoavelmente energético á sfc deverá, com alguma ajuda do (fraco) aquecimento diurno, gerar algumas centenas, talvez perto de 500J/Kg de CAPE na camada limite do sector pré frontal e ao longo da frente em si.

O ambiente caracterizado por forçamento dinâmico instabilidade marginal deverá ser favorável á génese de alguns focos convectivos, nomeadamente ao longo da costa e em porções do interior sul.

A circulação em altura será fraca de W, resultando em shear será fraco (<20kts) e unidirecional...pelo que o modo convectivo será pouco organizado, com células de caracter pulsante e em broken line ao longo da frente.
Ainda assim devido ao ambiente húmido há condições para alguns aguaceiros pontualmente moderados/fortes.

BynkD4e.png


Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Dia sereno por aqui colega Stormy, avista-se chuva a partir de 3ª feira :D

Sim, hoje a previsão apontava para apenas alguns focos convectivos pouco activos e dispersos, confirmou-se em parte do Alentejo litoral e Algarve e litoral norte e centro, mas nem chegou a haver actividade electrica com essa convecção, só alguns aguaceiros pontualmente moderados.

3f teremos uma frente, mas ainda falta tempo...veremos o que fazem os modelos:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para o pessoal que pensa em viajar ter verdadeiramente conhecimento daquilo que está previsto pelos modelos podem ver a seguinte imagem ...

Olhando á imagem pode constatar uma clara divisão no Hemisfério Norte com uma circulação zonal bem vincada tradicional de uma padrão de NAO+ ou NAO neutra. Releva também um Vortice Polar bem vincada e com clara separação de camadas de ar (mais quente a sul e mais fria a norte). Este tem sido o padrão tipico que temos tido e que provavelmente poderá continuar ainda que não seja de descurar em especial mais proximo ou depois do Natal que uma intensificação dessa zonal com uma depressão mais forte faça descer essa circulação até latitudes mais a sul.
Com essa imagem que mostrei até porque uma imagem vale mais do que mil palavras, como se diz, teriamos uma consoada mais molhada para o litoral norte e centro sendo que o Algarve seria a melhor região para se estar !


Uploaded with ImageShack.us
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Segundo os modelos, parece-me que este mês vai ser bastante seco, tirando alguma chuva prevista entre 3ª feira e 5ª feira, depois a previsão é novamente de AA, já não mostra o cenário previsto pela altura do natal com chuva. Por este andar, Dezembro pode acabar com seca severa no Algarve, porque a precipitação é bastante residual até ao final do ano, dificilmente chegará aos 30 mm/40 mm este mês, pelo Algarve.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
A partir de amanhã as melhores hipóteses de precipitação são para as regiões Norte e Centro, sendo que para o Sul será tudo muito residual e isto na previsão até ao fim do ano.
Mesmo para o Norte onde as quantidades previstas são as maiores, são apenas "aguaceiros" face ao que estão habituados e ao normal para a época.
Ao que tudo indica amanhã a precipitação será no geral fraca em todo o território com acumulados muito pequenos. Para Quinta-feira teremos a melhor frente com bastante precipitação a Norte e Centro e desfazendo-se tudo nas regiões mais a Sul. Para o dia de Natal há a hipótese de uma outra frente atingir essencialmente as regiões Norte e Centro.

A zonal tenderá a ficar bastante a Norte e até mais do que ao Sul já costuma ser favorável. Tanto AA e depois ainda nos vai sair um mês "desvairado" na rifa...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

segundo o IPMA:


Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 16 dez. 2013 a 12 jan. 2014


Precipitação e temperatura acima do normal

Na precipitação total semanal prevêem-se valores acima do normal, para todo o território a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, na semana 16/12 a 22/12, previsão que se extende a todo o território na semana de 23/12 a 29/12. Nas semanas 30/02 a 05/01 e de 06/01 a 12/01 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para todo o território, na semana 16/12 a 22/12 e apenas para a faixa interior do território, na semana de 23/12 a 29/12. Nas semanas 30/02 a 05/01 e de 06/01 a 12/01 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo

IPMA, I.P.. 2013-12-09

http://www.ipma.pt//pt/otempo/prev.longo.prazo/mensal/index.jsp?page=prev_502013.html
 
  • Gosto
Reactions: david 6 e Thomar

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Depois do "quase nada" de amanhã, começa-se a desenhar a primeira frente atlântica a sério desde finais de outubro, que atravessaria o território de Portugal continental na madrugada/ manhã de 5ª feira. Segue o acumulado previsto pelo GFS até à meia-noite de 6ª feira, sendo que quase toda a precipitação seria originada por essa frente e o seu pós-frontal:

84-777SP_auu0.GIF


Acresce que a frente fria viria acompanhada de bastante frio em altitude o que causaria o primeiro nevão a sério no alto da Serra da Estrela e alguns aguaceiros de neve a cotas não tão altas (1000 - 1200 m) no pós frontal.

O longo prazo está também relativamente consolidado (neste momento há unanimidade entre os três modelos credíveis que chegam às 240 horas, GFS, ECMWF e GEM), com um período anticiclónico entre sexta-feira e a véspera de Natal, sendo que a partir desse dia o fluxo zonal desceria bastante de latitude induzindo uma corrente de oeste húmida, que seria o padrão dominante para a quadra festiva. Como tal, é neste momento bastante provável que o período entre o Natal e o Ano Novo seja marcado por bastante chuva no Norte do país e alguma precipitação no Sul, com vento e ondulação forte e temperaturas amenas para a época.