Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
a cada ano que passa os eventos de neve são cada vez menores daqui a 15 anos nem em bragança neva...
aguardemos por janeiro pq para este mês não me parece que haja aqueles nevoes de pintar muitas aldeias do nosso país.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
a cada ano que passa os eventos de neve são cada vez menores daqui a 15 anos nem em bragança neva...
aguardemos por janeiro pq para este mês não me parece que haja aqueles nevoes de pintar muitas aldeias do nosso país.
Não sejas tão negativo, ainda não estamos no inverno propriamente dito.
Ainda temos usn belos meses pela frente, Janeiro, Fevereiro, Março e até Abril para caírem uns belos nevões.
Nem todos os anos são iguais, nuns neva mais outros neva menos.
Embora as perspectivas/previsões para já não sejam muito animadoras, como não sabemos o futuro, poderíamos dizer que de janeiro a março
se as condições assim o proporcionarem, até poderemos ter um inverno memorável.
As previsões mais recentes do GFS e do ECM apontam para a primeira entrada (não muito intensa) de queda de neve acima dos 1000m.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Temos aproveitar este fim-de-semana que depois o AA ainda vem com mais força
AsFPeBU.png
 
M

Membro excluído 274

Eu percebo o sentimento de alguns e o meu também... porque não um dia, uma situação em que com o aproximar do evento os modelos colocam mais e mais frio, mais e mais precipitação... assim... só para variar... :D Não era excelente? :D
Esta situação serviu mais uma vez para os mais "sonhadores" descerem à terra e prepararem-se para mais uma temporada de muita "ilussion" e desilusão.

Fim de off-topic

Depois do "White Christmas" que tive no ano passado, este ano o panorama não é nada animador... os diagramas já chegam ao Natal e a tendência não muda...

graphe_ens3_iqb8.gif
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Cada nova saída, novo corte no frio! :D :D :D
Está a sair a nova RUN do ECMWF... todos os invernos é certinho... não falha!
ECM0-72_upd3.GIF

Não tarda a linha 0ºC a 850hpa nem toca a PI, neste momento temos a linha +4ºC no Douro!
Novamente com os olhos postos no largo prazo... mas não se vê nada! :(


É verdade , o frio e a neve geralmente não querem nada com este cantinho da Europa .:angry:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A anomalia positiva das temperaturas superficiais do oceano na área envolvente da península ibérica e europa ocidental que tinha vindo a diminuir ao longo de Novembro, possível consequência do açoitamento regular pelas depressões que se localizaram nesta área, viu a tendência inverter-se na última semana. Ao mesmo tempo a anomalia negativa que se cavava profundamente no Atlântico Norte esbateu-se.
2TPPLeg.gif
i8TWnW5.gif
mSVoKB5.gif

mais surpreendente ainda é a rapidez de recuperação da anomalia positiva na parte ocidental e junto à costa leste do continente norte-americano, especialmente Labrador e Terra Nova. A esta anomalia não é alheia com certeza a tempestade que se abate nesta altura sobre o nordeste americano.
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
A anomalia positiva das temperaturas superficiais do oceano na área envolvente da península ibérica e europa ocidental que tinha vindo a diminuir ao longo de Novembro, possível consequência do açoitamento regular pelas depressões que se localizaram nesta área, viu a tendência inverter-se na última semana. Ao mesmo tempo a anomalia negativa que se cavava profundamente no Atlântico Norte esbateu-se.
2TPPLeg.gif
i8TWnW5.gif
mSVoKB5.gif

mais surpreendente ainda é a rapidez de recuperação da anomalia positiva na parte ocidental e junto à costa leste do continente norte-americano, especialmente Labrador e Terra Nova. A esta anomalia não é alheia com certeza a tempestade que se abate nesta altura sobre o nordeste americano.
Bom post ;)
Referir que isto é sinónimo de bons indicadores! Os modelos não vão andar tão certos, mesmo que o AA regresse em força para a semana próxima este a médio prazo terá tendência em enfraquecer ...
 
M

Membro excluído 274

Essa é também a minha ideia.

Já o vi a resistir meses e a aniquilar invernos... lembram-se das últimas grandes secas? Foram consequência de meses de dominio anticiclónico durante os meses de inverno e primavera, se não chove nestas estações... temos problemas... porque depois como sabem é impossível recuperar... não estou com isto a dizer que vai acontecer este ano... nada indica um cenário desses, mas acontece com certa regularidade... nesta altura do ano o AA é sempre "perigoso". ;)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A anomalia positiva das temperaturas superficiais do oceano na área envolvente da península ibérica e europa ocidental que tinha vindo a diminuir ao longo de Novembro, possível consequência do açoitamento regular pelas depressões que se localizaram nesta área, viu a tendência inverter-se na última semana. Ao mesmo tempo a anomalia negativa que se cavava profundamente no Atlântico Norte esbateu-se.
2TPPLeg.gif
i8TWnW5.gif
mSVoKB5.gif

mais surpreendente ainda é a rapidez de recuperação da anomalia positiva na parte ocidental e junto à costa leste do continente norte-americano, especialmente Labrador e Terra Nova. A esta anomalia não é alheia com certeza a tempestade que se abate nesta altura sobre o nordeste americano.

Então e se o fenómeno de upwelling explicar tudo isso?
Onde há tempestade há vento, logo ocorre subida de águas mais profundas até à superfície. Quando deixa de haver vento, a situação tenderá a normalizar.

Mas observando a evolução nesses mapas, parece haver um contracenso, pois em novembro saíam depressoes do canadá e seguiam até próximo de nós, contudo as anomalias eram inversas (península ibérica vs costa este da américa do norte).

Tenho uma teoria para este contracenso:
No inverno, a costa este da américa do norte é banhada pela corrente fria do labrador, enquanto que a península ibérica é banhada todo o ano pela corrente quente do golfo. Ora tem lógica que os efeitos do upwelling tenham efeitos contrários nestas 2 regiões: na península ibérica a subida de águas profundas vai arrefecer a superfície, enquanto que na costa leste o efeito é contrário, pois vai levantar águas profundas mais quentes (corrente do golfo) enfraquecendo ou desviando a corrente fria do labrador.

Acham que tem lógica, esta "hipótese"? :)
 
  • Gosto
Reactions: cactus e joselamego

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já o vi a resistir meses e a aniquilar invernos... lembram-se das últimas grandes secas? Foram consequência de meses de dominio anticiclónico durante os meses de inverno e primavera, se não chove nestas estações... temos problemas... porque depois como sabem é impossível recuperar... não estou com isto a dizer que vai acontecer este ano... nada indica um cenário desses, mas acontece com certa regularidade... nesta altura do ano o AA é sempre "perigoso". ;)

A minha ideia é que as posições do AA são uma consequência, mais do que uma causa, das SST.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom, está visto que se quero neve este fim de semana, tenho que ir ao sítio do costume...:angry:

Pelo menos nos meteogramas aqui da casa, a cota não desce muito dos 1800m... Embora o IPMA (ECM) dê neve para amanhã acima dos 1200m... Para Sábado ainda não actualizaram a previsão... ontem estava acima dos 1000, mas com as evoluções mais recentes, concerteza que essa cota vai subir para níveis só atingíveis na Estrela.