Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O IPMA alterou drasticamente a sua cota de neve, baixando-a novamente para os 1000m e 600 no Gerês. Na App do IPMA já se prevê novamente neve em Montalegre. Dado que as previsões deles se baseiam no ECMWF, como é que está o GFS?

Não ligues, é gralha ou engano, não é possível a cota de 600 metros, é mais pros 1400-1600 metros.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Não ligues, é gralha ou engano, não é possível a cota de 600 metros, é mais pros 1400-1600 metros.

Boas!
Mas se assim é, foi algum erro de interpretação, pois eles mudaram tudo, desde a descritiva, à significativa, pondo neve onde ontem estava chuva...
Gralha não será... Pode, lá está, é ser erro de interpretação do IPMA... Mas com tantas mudanças, é estranho!

Edit: Fui espreitar os modelos e, de facto, a bota não bate com a perdigota... Pelos modelos estamos muito longe dessas cotas, não há frio que chegue... Só se o IPMA tem muita informação que nós não temos...

Agora é que reparei que até avisos laranja de neve existem - embora sem indicação de cota.
 
Última edição:

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu já estou habituado ás falhas do IPMA, já nem surpreende... Olhando aos modelos, a nao ser que mude muito, neve só mesmo na serra da estrela. Foi-se um evento de neve, mas vamos ter um belo evento de chuva e vento, com acumulados na ordem dos 40\50 mm no Minho e Douro, e rajadas de vento também fortes.
 

jonyyy

Cumulus
Registo
22 Fev 2013
Mensagens
273
Local
Aldeia. Bispo 950mtrs- Guarda
Boas!
Mas se assim é, foi algum erro de interpretação, pois eles mudaram tudo, desde a descritiva, à significativa, pondo neve onde ontem estava chuva...
Gralha não será... Pode, lá está, é ser erro de interpretação do IPMA... Mas com tantas mudanças, é estranho!

Edit: Fui espreitar os modelos e, de facto, a bota não bate com a perdigota... Pelos modelos estamos muito longe dessas cotas, não há frio que chegue... Só se o IPMA tem muita informação que nós não temos...

Agora é que reparei que até avisos laranja de neve existem - embora sem indicação de cota.


Só há um modelo (COAMPS), em que poderia ser possível essas cotas, não sei em que se baseou o IPMA, mas penso que não terá sido nesse modelo lolol
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Ao longo do sábado o núcleo depressionário deve estar sobre Lisboa e já no Domingo vai estar a sudoeste e afetar o sul do pais.
A chuva toda entre sábado e domingo deve ficar pelo mar, bastante longe da costa, bem como os ventos fortes na ordem dos 80km/h e a ondulação também deve passar tangente a Lisboa!

A partir de amanhã as minimas sobem aos 10ºC mas minimas continuam nos 12ºC! Ainda bem que fico em casa :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma frente que poderá dar bons acumulados em especial no NW:

B3Og597.png


Quanto às cotas de 600 m previstas pelo IPMA na região do Gerês também me parecem francamente exageradas..:unsure:
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
:huh:Boa tarde a todos, fiquei um pouco perplexo ao ver as previsões de neve e alertas do IPMA que penso serem absurdas, não estou sequer a ver como com estas ISQ colocam neve acima 1000 m, nem mesmo se vislumbra uma futura bolsa de ar mais frio em altitude que poderia existir e trazer algumas surpresas, mas é esperar para ver, agora acima dos 1600 metros deverá nevar com bastante intensidade e com boas acumulações.Bom acompanhamento a todos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por curiosidade, fui ver o meteograma do YR.no /ECMWF para a Torre-Serra da Estrela, impressionante o nevão que vai cair por lá.

s2ecma.png


Fonte: http://www.yr.no/place/Portugal/Guarda/Serra_da_Estrela_-_Torre/hour_by_hour_detailed.html

De run para run tem sido sempre a cortar no frio.
Ao inicio, aquele que parecia ser um bom nevão acima dos 1000m está a tornar-se num nada e mesmo para a Torre na Serra da Estrela, não creio que a precipitação venha a ser toda em neve.

Meteograma da run das 12z do GFS para Covilhã:

vPxwyXb.png


Estão 0,2ºC na Torre, segundo o Meteocovilha. A meio da tarde estavam -1,2ºC.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
De run para run tem sido sempre a cortar no frio.
Ao inicio, aquele que parecia ser um bom nevão acima dos 1000m está a tornar-se num nada e mesmo para a Torre na Serra da Estrela, não creio que a precipitação venha a ser toda em neve.

Meteograma da run das 12z do GFS para Covilhã:

vPxwyXb.png


Estão 0,2ºC na Torre, segundo o Meteocovilha. A meio da tarde estavam -1,2ºC.

Pouco frio em altura, na torre ronda os zero graus!

À superfície a %HR quase nos 100%, ou seja neve só onde esteja praticamente nos zero graus de manhã, ou seja, acima de 1500m, é o meu palpite.

Claro que se durante o dia, o frio em altura aumentar, e a %HR à superfície baixar para baixo dos 90% poderia até nevar a 1000m com algum aguaceiro mais forte.