Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
No fundo, cada perturbação é uma caminho possível para uma evolução da atmosfera.

No caso que eu analisei, verifica-se que apenas uma perturbação coloca a depressão em cima de portugal, ou seja, dentro das 20 perturbações diferentes ás condições iniciais, apenas uma leva a esse caminho, sendo portanto, improvável de acontecer. Porém, muitas perturbações diferentes levam a depressão para o Norte da galiza, sendo portanto bastante mais provável de acontecer esse cenário!

Através das perturbações quis apenas demonstrar a improbabilidade de acontecer o tal cenário mostrado pelo ECMWF durante várias runs, embora não seja ainda completamente impossível!

Boa explicação, Jorge, para algo que por vezes nos parece confuso:huh:.

Apesar de tudo, uma depressão no Norte da Galiza pode até afectar-nos mais que uma depressão em cima de Portugal, tudo depende do seu cavamento;).
 


BARROS

Cumulus
Registo
29 Set 2007
Mensagens
119
Local
jardim peri -zona norte de são paulo
Bom dia amigos do outro lado do atlântico. Aqui no Brasil está um calor infernal:hehe::hehe:. A média das máximas até agora aqui em São Paulo gira em torno de 32°, quando o normal seria 27/28... Uma área de baixa pressão está no litoral sul do país e tras algumas nuvens para cá, mas o calor não dá trégua. Agora faz 30,5° no meu bairro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto está é muito paradinho ... esta atmosfera precisa de um abanão de pernas para o ar ... a ver se as depressões viram cá para sul, parece que estou numa primavera antecipada!!
Neste momento segundo os modelos e depois da depressão "se" chegar na proxima segunda-terça feira nada mais se vê nos modelos até final do mês.
Por isso ao contrário do que chegou a ser dito inicialmente "neste momento", e mais uma vez está indo contra as indicações das previsões sazonais, apenas que a atmosfera tenha o tal abanão ...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu simplesmente não entendo e já é a segunda vez que alguém aqui do fórum posta as "Perturbações do GFS". Porque? Para passar as informação desnecessária?

Nem o GFS oficial está para se fiar nesses dias, quem dirá a perturbação 17.

Ultimamente acho que tem andado a abusar um pouco das perturbações embora no outro tópico não fiquem mal, aqui é que não convém muito, mas neste caso o jorge usou-a para explicar que no GFS era uma isolada e visto que a saída operacional do ECM também tinha desistido, portanto cenário bastante improvável nesta altura, ou seja, parece-me que foi informação útil e didáctica neste caso.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boa explicação, Jorge, para algo que por vezes nos parece confuso:huh:.

Apesar de tudo, uma depressão no Norte da Galiza pode até afectar-nos mais que uma depressão em cima de Portugal, tudo depende do seu cavamento;).

Concordo, principalmente aí no Norte do país... e é quase certo que a depresssão indo para o Norte da Galiza será bem mais cavada. Vamos ver como vai evoluir, ainda falta algum tempo de qualquer das formas. Até lá ainda temos 2 sistemas frontais que podem ser interessantes, esses estão garantidos!

PS: Obrigado Vince, era mesmo isso que queria explicar! Se não ficou muito claro, as minhas desculpas a todos.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Isto está é muito paradinho ... esta atmosfera precisa de um abanão de pernas para o ar ... a ver se as depressões viram cá para sul, parece que estou numa primavera antecipada!!

Um cavamento bastante prenunciado frente ao litoral oeste, a sul de Lisboa, está a provocar neste momento uma moderada instabilidade na faixa litoral, a sul de Setúbal. É possível a formação de uma pequena depressão em altura que rapidamente seguirá para o norte de África e se dissipará.
Nas próximas horas é possível alguma instabilidade no litoral oeste, a sul de Setúbal, e no barlavento do Algarve, com aguaceiros e trovoadas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Um cavamento bastante prenunciado frente ao litoral oeste, a sul de Lisboa, está a provocar neste momento uma moderada instabilidade na faixa litoral, a sul de Setúbal. É possível a formação de uma pequena depressão em altura que rapidamente seguirá para o norte de África e se dissipará.
Nas próximas horas é possível alguma instabilidade no litoral oeste, a sul de Setúbal, e no barlavento do Algarve, com aguaceiros e trovoadas.

Pois mas olhei ao satélite e esta-se dissipando, não é hoje mas será noutro dia, é preciso é calma