Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Bem fotogénica esta depressão.

dHhkK.jpg



Cumps:thumbsup:
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,206
Local
loule-caldeirao
Sem querer alimentar polémicas acho que o Aurélio fez uma intervenção pacífica e quem se deu ao descrédito foram outras individualidades aqui no forum que não ele.
Numa única e correcta medida acho que todos esses posts deviam ser eliminados incluíndo o meu. Tenho frequentado o forum na qualidade de visitante e tanta austeridade como a que vi hoje aqui acho que só prejudica o mesmo e inclusivé não é disso que trata o tópico Seguimento Previsão do Tempo e Modelos.
Esmiuçando o que aqui foi dito pelo Aurélio... 20mm nos próximos dias não é todo descabido, nada indica que vá cair muito mais em vários pontos do Sul depois quanto a ser as primeiras chuvas de Fevereiro também é verdade (aqui não caiu nem uma gota ontem como em todo o Sotavento).
Agora pergunto onde está o pessimismo destas declarações?... quanto muito são factos.
É claro que as intervenções aqui podem ser mais detalhadas e justificadas com essembles dos modelos mas também não vamos ser mais papistas que o papa.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Anda um nervoso miudinho neste Tópico, à míngua de um Inverno compatível com as nossas expectativas:mad:.

O amigo Aurélio terá sofrido hoje uma entrada siberiana por parte de alguns membros, mas convenhamos que se pôs um pouco a jeito, ao mencionar tantas vezes o diabo (anticiclone).

Se tudo correr bem, a semana que se avizinha será interessante, com eventos para todos os gostos, aqui já convenientemente mencionados:).
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A depressão no centro tem uma pressão 935 mb!
Aqui na Islandia a pressão continua a cair e está nos 975.
Os ventos chegaram aos 120km/h e rajadas aos 200km/h

Link dos 935 aqui.

Bem fotogénica esta depressão.

dHhkK.jpg



Cumps:thumbsup:
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite!

Acham possível nevar no alto da serra da Lousã durante o dia, na passagem da frente? Estive a ver que a temperatura aos 850hpa é positiva, tanto na Castanheira de Pera como na Lousã. E a cota situa-se aos 1400 metros, no inicio. Estava a pensar fazer um passeio até lá, na esperança de encontrar algo. Acham que vale a pena?
Obrigado
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite!

Acham possível nevar no alto da serra da Lousã durante o dia, na passagem da frente? Estive a ver que a temperatura aos 850hpa é positiva, tanto na Castanheira de Pera como na Lousã. E a cota situa-se aos 1400 metros, no inicio. Estava a pensar fazer um passeio até lá, na esperança de encontrar algo. Acham que vale a pena?
Obrigado

É possível veres nevar no alto da serra da Lousã ainda durante o dia. O GFS dá uma cota inferior aos 1400 mts a partir das 15h ainda com precipitação regular.
Se quiseres tentar...;)

lousd.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Depois desta frente de hoje, deve-se olhar já para o bastante possível evento de 3a, 4a e 5a feira. Uma depressão muito cavada que já se começou a formar no Atlântico Oeste vai começar uma travessia que os modelos esperam que acabe fazendo landfall na Galiza... Se este cenário não se alterar (e muitos modelos já concordam), então teremos 3 dias em que poderemos ter de tudo: Chuva em todo o país, muita neve a cotas médias/altas, vento, e uma ondulação que pode vir a requerer muitos cuidados, podendo atingir mais de 11 metros na costa ocidental...:eek:










 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
UI....
Estas aquela modelações em que se diz... MEDO...
Ha muito tempo que não temos ondulação com essa força e intensidade na nossa costa... Não vamos ficar imunes.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Os dias mais propícios à precipitação no Algarve será esta tarde e o dia de 3ªfeira. Segundo o Hirlam esta tarde pode render cerca de 5 mm no Sotavento e na 3ªfeira uns 20 mm. Depois a partir de 5ªfeira o GFS coloca o regresso do AA e assim vai durar até ao final do mês, já o ECM coloca precipitação mais dias do que o GFS.

Quanto ao que se passou ontem com o Aurélio acho lastimável criticarem quando os factos que ele disse e reportou são mais que verdadeiros. Coloquei em negrito Algarve para não ferir a sensiblidade de alguns membros.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
UI....
Estas aquela modelações em que se diz... MEDO...
Ha muito tempo que não temos ondulação com essa força e intensidade na nossa costa... Não vamos ficar imunes.

Seria um caso muito sério se as marés fossem grandes... bastava esta ondulação vir 2 ou 3 dias depois, onde as amplitudes da maré já vão ser grandes, iria com certeza haver muitos estragos. A juntar isso uma possível maré de tempestade...

Mesmo com a maré sem uma grande amplitude, claro que a orla costeira vai ter de estar muito alerta, pois é uma situação potencialmente perigosa, a noite de quarta-feira promete alguns sobressaltos nalgumas zonas do litoral mais vulneráveis. Caso se confirme a previsão, convém referir. Ainda não é um dado garantido, mas também já não estamos muito longe...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui para os Algarves como alguns de voçês dizem ainda aguardamos as primeiras chuvas deste mês o que neste momento apenas vejo como possibilidade na próxima Terça Feira ....
Bem quando caiu 50 mm em Faro não disse que representava o Algarve, e neste caso parece que esse bastante chuva (referido peloo ECOBCG) foi muito localizada ... do mesmo modo que havia sido quando cairam os tais 50 mm referidos!!

Neste momento de acordo com os modelos temos um intervalo de precipitação entre Domingo e Quarta sendo quase certo depois o retorno ao dominio anticiclónico.
estarei a ver mal os modelos ...se calhar estou !!

Resumindo neste momento aqui para o algarve neste momento num periodo a 15 dias não se vislumbra mais do que uns 20 mm de precipitação ao nivel de Janeiro portanto...
Os modelos davam 100 mm e eu apenas via pouco mais de 20 mm no dia de ontem era ???.... porque olhando aos modelos via entre 20 a 30 no máximo e até ao fim do mês !! (alcançe dos modelos)
Parece que cairá o mesmo que em Janeiro digo eu ...

Aguardemos por melhores dias, e está um tempo espectacular para a praia ...
Eh pá eu e o pessoal aproveitámos para passear á beira mar, mas voçês lá sabem ... é melhor do que estar sempre a olhar aos modelos e fingir que existe o que não existe, para quem entender o que isto quer dizer ...

PS: É assim existem situações em que têm razão e existem outras em que não têm razão, e neste caso não têm razão ... porque não disse nada que não fosse verdade, nem naquilo que ocorreu nem naquilo que estava previsto.
Factos são factos, não são pessimismos ....