Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Bem estou admirado pelo facto desta vez não falarem em neve:rolleyes:.
Eu andei a dar uma volta aos modelos e fiquei com esperança de amanhã acordar com o elemento braço a cobrir a minha aldeia, ou outra qualquer:lol:
Alguém me pode confirmar se de facto é espectável a queda de neve a cotas de 600 metros na zona da beira interior:huh:.
Acho que o IM está um bocado optimista, a frente já passou e os aguaceiros vindos do mar ir-se-ão dissipar no caminho para o interior acho eu... Só se vier algum mais violento, que é o que todos desejamos. :D
 


M

Membro excluído 274

Especial atenção ao NO Penínsular em especial para 4ª Feira, a depressão tenderá a descer de latitude e atingir em cheio a Galiza.

QUIRIN_GLOBAL.png


Que bonita que ela está! Já tem nome: "QUIRIN" :lmao:

Esta situação trará muita chuva acompanhada de ventos fortes em espacial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Acho que o IM está um bocado optimista, a frente já passou e os aguaceiros vindos do mar ir-se-ão dissipar no caminho para o interior acho eu... Só se vier algum mais violento, que é o que todos desejamos. :D

data010.gif


bem pelo que é dado a entender no mara do CliM@UA agua não vai faltar lol.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A partir de amanhã á tarde seremos afectados por uma frente fria e por sucessivas linhas de instabilidade, associadas a uma depressão muito cavada que se desloca para SE desde N dos Açores até ao N de Espanha, á medida que vai lentamente enchendo.

Á superficie teremos uma advecção de ar maritimo, mas em altura a aproximação do forte embolsamento de ar frio associado á depressão, deverá acentuar as condições para a ocorrencia de trovoadas, por vezes fortes e acompanhadas de granizo, especialmente no litoral.

Tambem teremos um aumento significativo da ondulação e da intensidade do vento.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Á superficie teremos uma advecção de ar maritimo, mas em altura a aproximação do forte embolsamento de ar frio associado á depressão, deverá acentuar as condições para a ocorrencia de trovoadas, por vezes fortes e acompanhadas de granizo, especialmente no litoral.

A partir de amanhã ou nalgum dia em especial?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Atenção ao vento no final do dia de Quarta!! devera haver rajadas no Litoral e terras altas na casa dos 100km/h alem de muita chuva!

com esta carta até penso que as rajadas poderiam ser acima dos 100km/h
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A partir de amanhã ou nalgum dia em especial?

A situação está a adensar...desde a America do Norte teem sido empurradas grandes bolsas de ar muito frio, sob ar quente maritimo no Atlantico central....

Por exemplo, nesta 5f, teremos o cavado no qual se integra a depressão, com muito forçamento dinamico a ser modelado, e com valores proximos a -30º na T500, o que inestabiliza ainda mais a atmosfera..

Mas a partir da manhã de 3f teremos um gradual aumento da instabilidade, á medida que o ar quente é integrado na circulação da depressão ( empurrado pelo AA nos niveis baixos), ao mesmo tempo que o nucleo frio se aproxima...com bom shear ( direccional e speed-shear), e uma boa area de divergencia no mediterraneo ocidental, a ajudar o escoamento do ar que sobe nas zonas convectivas..

4f teremos o cavado mesmo em cima, com a depressão a N e uma pequena area de ciclogenese a querer formar-se proximo ao litoral centro, fruto do mesmo processo de advecção maritima á superficie e bastante ar frio nos niveis altos e medios vindo de NW....essa ciclogenese poderia dar origem a um periodo de ventos fortes e a passagem de linhas de instabilidade na 4f á tarde.
 

Meteo Caldas

Nimbostratus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
850
Local
Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
A partir de amanha e até quinta feira estaremos sob a influencia da Depressao baptizada Quirin

Precipitaçao intensa,especialmente nas regioes litorais Norte e Centro.Condicoes propicias a formaçao de trovoadas e de granizo.
O mais preocupante sera o Vento rajadas que poderao chegar facilmente aos 100km.A agitaçao Maritima tambem sera muito severa.

Todo o cuidado sera pouco.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Atenção ao vento no final do dia de Quarta!! devera haver rajadas no Litoral e terras altas na casa dos 100km/h alem de muita chuva!

com esta carta até penso que as rajadas poderiam ser acima dos 100km/h

Precisamente...

Carta de ventos de rajada aos 10m, em km.h:



Uploaded with ImageShack.us

( Há que ter calma pois faltam ainda 3 dias...)
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
O meteograma GFS para quarta é fantástico! 20 mm e cota de neve abaixo dos 800m! Estamos na iminência de um grande nevão? Os modelos parecem alinhados na colocação da depressão a NW da península. Que me dizem? (largando um bocadinho as namoradas)...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
showforecast.cgi


Marginal instability seems likely to form ahead of the approaching front in western Mediterranean. Despite shear will be rather moderate, mostly scattered showers and thunderstorms can be expected. And organized storms are unlikely to form. Though some of the storms may bring intense rain threat, but will stay over open waters.

http://www.estofex.org/
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

Falta acrescentar esta informação do "estofex":

... NW Iberia and surrounding areas...

Within the polar maritime airmass from the southern UK towards northern Iberian peninsula, scattered showers and weakly electrified storms are expected. Shear will be weak, but given the steep lapse rates, convective activity is expected.

Higher probability of storms seems likely later in the evening/night when the trough with strong surface cold front extending from the main deep surface low approaches from the NW. A plume of WAA will maintain unstable conditions again during the day and with strong ascent along the coming trough, storms will likely form. Given the moderate to strong shear in place, NW Iberia and areas to its NW will be exposed to strong wind gusts and locally intense rainfalls. The threat level 1 was issued for these areas.

O que quer dizer que a partir do final desta madrugada, nomeadamente ao final da tarde e início da próxima noite, estarão reunidas condições para termos aguaceiros fortes\intensos, eventualmente com trovoadas, acompanhados de rajadas de vento fortes\muito fortes.
É uma situação a acompanhar no litoral norte e centro; o noroeste poderá ser o mais atingido. Com o radar da Galiza (meteoGalicia) em funcionamento poderemos estar mais atentos no litoral norte;)
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare


Não me lembro de ver o Windguru prever 12,3 m de ondulação a tão curto prazo...:hehe:

E cerca de 50 nós de vento, também não é todos os dias...

ondulaçao de 11-12 metros para a nazare!!!:surprise:bem a confirmar-se estas ondas a marginal da nazare vai estar em perigo assim como as lojas e cafes e moradores!penso que ainda dminuia a ondulaçao pois estou achar um pouco exagerado ondas tao grandes o que penso que a nossa costa nao estaria preparada !situaçao a acompanhar!