Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
algem e capaz de me dizer com alguma certeza as cotas de neve para amanha?:huh: aqui o meteograma do site ainda nao acertou uma unica vez a cota de neve para a minha terra( Penalva do Castelo-Viseu)

Os meteogramas apenas indicam uma previsão aproximada para a cota de neve, baseada no cruzamento de diversos parâmetros. Não existem previsões exactas para cotas de neve, sobretudo em condições de elevada instabilidade como esta com choque de massas de ar com temperaturas bastante distintas. Ontem à tarde, a título de exemplo, na zona de Bragança a cota dos meteogramas batia mais ou menos certa com o que se verificava com a neve a cair aproximadamente a 900m de altitude. Se a cota de neve não fosse tão difícil de prever, o próprio IM não colocaria frequentemente cotas mínimas a oscilar num intervalo de 200m... o que se pode considerar uma margem de erro. A juntar a isto há ainda as inúmeras considerações sobre a queda de diferentes hidrometeoros, os fenómenos de neve pura ou os diferentes estágios de mistura água-neve.

Resumindo, e no caso específico de Viseu é possível que amanhã ao fina da tarde a cota esteja próxima dos 500m e pode ser possível a queda de neve na zona. Com um núcleo frio a 500hPa a passar na zona centro até é eventualmente possível que a cota possa baixar mais um pouco. Mas friso é extremamente difícil arriscar tal previsão. As serras essas sim... Serão brindadas com um belo manto branco.
 

gomes.marco

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
22
Local
Penalva do castelo
Os meteogramas apenas indicam uma previsão aproximada para a cota de neve, baseada no cruzamento de diversos parâmetros. Não existem previsões exactas para cotas de neve, sobretudo em condições de elevada instabilidade como esta com choque de massas de ar com temperaturas bastante distintas. Ontem à tarde, a título de exemplo, na zona de Bragança a cota dos meteogramas batia mais ou menos certa com o que se verificava com a neve a cair aproximadamente a 900m de altitude. Se a cota de neve não fosse tão difícil de prever, o próprio IM não colocaria frequentemente cotas mínimas a oscilar num intervalo de 200m... o que se pode considerar uma margem de erro. A juntar a isto há ainda as inúmeras considerações sobre a queda de diferentes hidrometeoros, os fenómenos de neve pura ou os diferentes estágios de mistura água-neve.

Resumindo, e no caso específico de Viseu é possível que amanhã ao fina da tarde a cota esteja próxima dos 500m e pode ser possível a queda de neve na zona. Com um núcleo frio a 500hPa a passar na zona centro até é eventualmente possível que a cota possa baixar mais um pouco. Mas friso é extremamente difícil arriscar tal previsão. As serras essas sim... Serão brindadas com um belo manto branco.

Obrigada pela explicaçao:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Previsão para 4ª Feira, 16 de Fevereiro de 2011

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de oeste com 6 a 7,5 metros,
aumentando para 7,5 a 9,5 metros.
Temperatura da água do mar: 14/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 3 a 4,5 metros,
aumentando para 4,5 a 5,5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC

Fonte: IM

Nunca lembro-me de ver esta ondulação numa previsão do IM. A praia de Faro hoje e amanhã vai ser atingida fortemente. Considero que vamos ter picos de ondulação superiores a isto.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Nunca lembro-me de ver esta ondulação numa previsão do IM. A praia de Faro hoje e amanhã vai ser atingida fortemente. Considero que vamos ter picos de ondulação superiores a isto.

Como a ondulação é de Noroeste, Faro fica bastante protegido, creio que as ondas que conseguirão contornar o Cabo S.Vicente, que serve de barreira à costa algarvia, não chegarão com mais de 4/5 metros a Faro. O que, conhecendo a fragilidade recente da zona, inspira cuidados na mesma. Mas se a ondulação viesse de origem de Sudoeste, aí sim era mesmo preocupante...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Citação:
Aqui para os Algarves como alguns de voçês dizem ainda aguardamos as primeiras chuvas deste mês o que neste momento apenas vejo como possibilidade na próxima Terça Feira ....
Bem quando caiu 50 mm em Faro não disse que representava o Algarve, e neste caso parece que esse bastante chuva (referido peloo ECOBCG) foi muito localizada ... do mesmo modo que havia sido quando cairam os tais 50 mm referidos!!

Citação:
Neste momento de acordo com os modelos temos um intervalo de precipitação entre Domingo e Quarta sendo quase certo depois o retorno ao dominio anticiclónico.
estarei a ver mal os modelos ...se calhar estou !!

Citação:
Resumindo neste momento aqui para o algarve neste momento num periodo a 15 dias não se vislumbra mais do que uns 20 mm de precipitação ao nivel de Janeiro portanto...
Os modelos davam 100 mm e eu apenas via pouco mais de 20 mm no dia de ontem era ???.... porque olhando aos modelos via entre 20 a 30 no máximo e até ao fim do mês !! (alcançe dos modelos)
Parece que cairá o mesmo que em Janeiro digo eu ...

Citação:
Aguardemos por melhores dias, e está um tempo espectacular para a praia ...
Eh pá eu e o pessoal aproveitámos para passear á beira mar, mas voçês lá sabem ... é melhor do que estar sempre a olhar aos modelos e fingir que existe o que não existe, para quem entender o que isto quer dizer ...

PS: É assim existem situações em que têm razão e existem outras em que não têm razão, e neste caso não têm razão ... porque não disse nada que não fosse verdade, nem naquilo que ocorreu nem naquilo que estava previsto.
Factos são factos, não são pessimismos ....

Bem até ao momento está tudo dentro daquilo que os modelos indicavam há uns 3 dias atrás e dentro da precipitação prevista!!
De acordo com a informação mais recente dos modelos teremos um findar da situação de chuva na maior parte do território no inicio do dia de Quinta sendo que nesta região em princpio deverão ocorrer apenas alguns aguaceiros dispersos no dia de amanhã !!
De resto depois disto teremos tempo solarengo pelo menos mais a centro e sul, com temperaturas de Primavera e a palavra proibida para os algarvios dizem "Anticiclone dos Açores" sendo que o seu fim não está de acordo com os modelos previsto sendo o alçance dessa previsão neste momento o inicio de Março !!
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Nunca lembro-me de ver esta ondulação numa previsão do IM. A praia de Faro hoje e amanhã vai ser atingida fortemente. Considero que vamos ter picos de ondulação superiores a isto.

Boas.
Recebi há poucos dias fotos do último temporal na Ilha do Farol a 25 de Janeiro e a situação naquela ilha é bem preocupante. Nesse temporal a água invadiu a praia por completo chegando a maré cheia ás dunas que são a última barreira entre o mar e a ria. Até ás dunas é (era) sempre a subir. Das dunas para lá é sempre a descer... Numa situação extrema, mas que pode vir a acontecer, poderá dar-se um caso semelhante ao da Ilha da Fuzeta com a abertura de canais de ligação entre o mar e a ria. As consequências para Olhão e proximidades (para o lado de Faro) não seriam concerteza boas. Dia 18 é dia de Lua Cheia. Marés vivas. Com ondas de 5 metros e marés vivas não sei não...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
com ondas de 10-12m o IM devera activar amanha o alerta vermelho na costa oeste nao acham?













''

Essas ondas de 10 a 12 metros terão reflexo mais no alto mar, apesar do Windguru dá-las supostamente na costa .... Mas deixo isso para os entendidos na matéria. Eu com o mar visto a pele de gato .. loooll
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Essas ondas de 10 a 12 metros terão reflexo mais no alto mar, apesar do Windguru dá-las supostamente na costa .... Mas deixo isso para os entendidos na matéria. Eu com o mar visto a pele de gato .. loooll

nao vai ser com pele de gato mas sim com uma boa gabardine que vou já na madrugada de quinta entre a meia noite e as 2da manha tentar filmar este mar que prometem na marginal da nazare na altura em que se dá a praiamar e as ondas mais altas previstas que coincidem precisamente uma com a outra!mas deixo o carro mais a cima pois nunca se sabe!depois posto aqui!:thumbsup:
 
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
24
Local
Figueira da Foz
nao vai ser com pele de gato mas sim com uma boa gabardine que vou já na madrugada de quinta entre a meia noite e as 2da manha tentar filmar este mar que prometem na marginal da nazare na altura em que se dá a praiamar e as ondas mais altas previstas que coincidem precisamente uma com a outra!mas deixo o carro mais a cima pois nunca se sabe!depois posto aqui!:thumbsup:

E eu fá-lo-ei na marginal de Buarcos, de cima do fortim.
A 9 de Outubro do ano passado, o mar galgou a marginal, embatendo com estrondo nas muralhas de Buarcos, e invadindo os parques de estacionamento e relvados da parte de baixo da mesma. Sei que essa praia-mar em particular ascendeu aos 3.70 m, mas não sei qual a altura da ondulação verificada. Com perto de 3.50 m na madrugada de quinta, e ondulação próxima dos 10 metros, acredito que o episódio se repita, talvez até com mais violência e espectacularidade.

Dependendo do resultado, postarei as imagens no fórum.

Saudações.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
nao vai ser com pele de gato mas sim com uma boa gabardine que vou já na madrugada de quinta entre a meia noite e as 2da manha tentar filmar este mar que prometem na marginal da nazare na altura em que se dá a praiamar e as ondas mais altas previstas que coincidem precisamente uma com a outra!mas deixo o carro mais a cima pois nunca se sabe!depois posto aqui!:thumbsup:

Ao menos a ver se têm mais cuidado do que aqueles jovens tiveram na Madeira, acho que já basta de tragédias, e por vezes o pessoal ignora aquela espuma espectacular que se eleva no mar, mas que se esquecem que aquilo que composto por água, e que em grande quantidade espeta com uma pessoa ao contrário !!
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto vamos ter aí tempo tempestuoso, mais em termos de vento e mar alterado do que em chuva... Mas a partir de Domingo ou 2ª feira parece que vamos ter o AA em cima de nós (pelo menos o ECMWF e o GFS parecem estar de acordo) e com temperaturas absolutamente fantásticas... Possivelmente a ultrapassar os 20ºC de máxima (o que ao sol já se poderá traduzir em calor Primaveril) :). A ver vamos...