Por uma saída tirar frio, não é preciso fazer aqui um rio com tanta lágrima derramada.![]()
Ontem cheguei a dizer que Lisboa iria ter uma minima de 3ºC, mas com as ultimas cartas ja não acredito que a minima seja dos 5 para baixo
Concordo. Os modelos estão num desvairo monumental, há que esperar mesmo para ver. O modelo operacional mudar é uma coisa mas como já se disse, as médias dos ensembles mudarem tão bruscamente numa run é um bocado... suspeito. Talvez o AA não fique tão em cima e já me contentava com mínimas de -3 ou -4ºC, mas apesar deste meu optimismo... Também há uma parte pessimista. Veremos as próximas runs.
A meu ver ambos os modelos caminharam no sentido que já era esperado...o GFS moderou-se mais e caminhou ligeiramente em direcção ao que o ECM previa...o europeu coloca já algum frio...
Mario,
com o devido respeito mas os outputs que vi do ecmwf foram coerentes... ele sempre colocou algum frio.
Compreendi as criticas que membros do forum fizeram à saida das 12h de ontem do ecmwf mas sem dúvida que este inverno o ECMWF tem sido bem mais certeiro que o GFS.
Não quer dizer que assim continue.
Nem quero dizer que o gfs é "lixo" ou desperdicio de milhões.
atentemos a saida do europeu... falta pouco.
mas que aumentou ligeiramente a entrada fria...![]()
Há uma coisa que não percebo. Tanto no IM como na maior parte dos programinhas para tlmv, as mínimas previstas dos últimos dias têm sido dos 6º para cima, e o Sunny disse aqui há umas horas que não acreditava que a mínima descesse abaixo dos 5º no frio que se avizinha neste fds.
No entanto como sou da aviação e como vivo mesmo ao lado do aeroporto, sigo os Metar's, e tenho visto o seguinte nos últimos dias:
LPPT 300530Z VRB01KT CAVOK 02/M00 Q1024
LPPT 300630Z VRB02KT CAVOK 02/M00 Q1024
LPPT 310700Z 30001KT CAVOK 02/01 Q1023
Para o caso de alguém não saber ler metar's, tem havido registo de 2ºC nas últimas 2 noites e tenho quase a certeza que na anterior também. Porque razão as mínimas apontam sempre para temperaturas pelo menos 3 4 graus acima? Porque é que o Sunny duvida que passe abaixo de 3? Os registos de Metar não contam? Não são fiáveis?
É isso mesmo.
O ECM meteu mais frio e aproximou-se mais daquilo que o GFS mostra actualmente.
Lightning,
Na minha opinião, e salvo erro meu, o ECMWF só meteu mais frio nesta run que est´a sair agora.
A grande novidade desta run nem é a intensidade da entrada, é a duração da mesma... indo até 3a feira, pelo menos.
vamos ver ... e medir.