Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Voltou tudo ao mesmo, run das 18z de hoje muito parecida à de ontem, ao nível do frio a 850 hpa a -12 está no sul de Espanha:

gfs-2012013118-1-108_tvi1.png


Impressionante também, para Domingo, ali no centro de Espanha sensivelmente, a ISO -16: :cold: :cold:


gfs20120131181102.png


mais uma run algo extrema do GFS..:rolleyes:
 


MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Como é possível o IM na previsão a 10 dias prever apenas -1ºC para Beja sábado e domingo e 7ºC para segunda!!
Não vejo condições para a mínima subir 8ºC de domingo para segunda!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
pois e o IM prevê apenas -1ºC para Beja :huh:

Já foi aqui explicado várias vezes que o output do IM a mais de 3 dias é a leitura simples do modelo ECMWF... Ora se o ECM apresenta na zona de Beja a iso -2 a 850 hPa, valor que não é tão baixo assim, qual a admiração de a previsão automática estar a indicar esse valor?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já foi aqui explicado várias vezes que o output do IM a mais de 3 dias é a leitura simples do modelo ECMWF... Ora se o ECM apresenta na zona de Beja a iso -2 a 850 hPa, valor que não é tão baixo assim, qual a admiração de a previsão automática estar a indicar esse valor?

Mas há algo estranho nas automáticas do IM, e já não é a primeira vez que tal acontece. A partir das 72 horas, tanto o IM como a AEMET usam os outputs automáticos do ECMWF. Num modelo com uma malha de 16 km não faz sentido que o IM preveja 1 grau de mínima no domingo em Elvas, e os espanhóis prevejam mínima de -3 graus em Badajoz.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Mas há algo estranho nas automáticas do IM, e já não é a primeira vez que tal acontece. A partir das 72 horas, tanto o IM como a AEMET usam os outputs automáticos do ECMWF. Num modelo com uma malha de 16 km não faz sentido que o IM preveja 1 grau de mínima no domingo em Elvas, e os espanhóis prevejam mínima de -3 graus em Badajoz.

Sim David eu recordo-me do assunto ter sido discutido por aqui.

Diz-me também o senso comum que a mínima tanto para Sábado como para Domingo descerá mais que -1ºC, apesar de o jogo inversão térmica / frio em altitude deixe alguma indefinição do "até onde poderá descer".

Apenas esclareci duas noções que me parecem importantes. A 1ª é que se trata de um output a partir de Sexta Feira e não uma previsão elaborada por meteorologista. A 2ª que ter uma iso -4 a 850hPa nada diz sobre a temperatura à superfície. ;)
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Com esta entrada de massa de ar frio, tambem devemos ter em conta a intensidade do vento prevista (moderado) que provocará uma maior sensação de frio...:cold:
Nas terras altas então deverão ser uns dias bem complicados...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O que eu sei é que chuva nem vê-la!:(

Pois :( Tanto pelo GFS,como ECMWF vê-se uma vez mais o anticiclone em crista à frente de Portugal,ou a Noroeste mais uma vez fortissimo. Assim não há depressão Atlântica que nos atinja.Precipitação relevante até dia 10 não me pareçe.Só se isto mudar bastante. Incrivel desde Novembro,o anticiclone estar sempre a regenerar-se no mesmo sítio:eek:
Enfim,aproveite-se o frio!
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Para os próximos dias, diversas localidades portuguesas podem vir a obter os registos de temperatura mais baixa do século XXI (até ao momento...), ou não se põe essa possibilidade?