Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Precisamos de uma de duas coisas. Ou entra uma perturbação vinda de norte desde as Ilhas Britanicas, ou se forma uma boa depressão no Mediterraneo ocidental. Para já o modelo não vê uma grande crista a desencolver-se no Atlantico, pelo que entradas de N a evoluir para NE não me parecem muito plausiveis.. A outra hipotese é a entrada de algum ar quente do Atlantico no Mediterraneo, que fortaleça as depressões Mediterraneas e forçe o ar frio da Europa a vir para oeste.. Para já o padrão continua a favorecer o regime de bloqueio na Europa e na Russia...e tal como foi referido nas sazonais para este inverno, este regime deverá proporcionar um Inverno animado no E/SE Europeus, mas não deverá atingir o W/SW da Europa...como estão a ver..o frio teima em ser adiado..o padrão não está para grandes frios. Na minha opinião será mais para Março que virão algumas entradas porreiras de N.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Não vês essa entrada de NW para SE?? ela está lá dia 31 e 1 e é essa depressão que vai fazer toda a diferença conforme falei no post anterior. Amanha veremos se não melhora mais ainda! eu penso que sim mas também posso estar enganado sou humano e nem as máquinas nestas coisas conseguem acertar a 100%
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Mas essa introdução é de ar mais quente, o que vai favorecer a eliminação das inversões térmicas e reduzir um pouco o frio matinal. Aos 850 hPa só o ínterior norte e centro poderá ter valores inferiores aos 0 ºC.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Se calhar não me fiz entender, o que quero dizer com tudo aquilo é isto: Isto só favorece uma coisa, levarmos com uma siberiana em cima Se amanha não mostrar uma coisa parecida então podemos esquecer a siberiana de vez
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Se calhar, ainda não é amanhã que a vamos esquecer de vez. Ainda a vamos ver num último estertor numa saída isolada de um , e só um, modelo. Ou quiçá, a esta distância, depois de amanhã , surge revigorada em muitos deles. Ainda há tempo para uma coisa e outra. As precipitações generalizadas, essas sim, estão asseguradas mas apenas lá para as calendas.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 O GFS carrega muito no frio, o ECM nem tanto. Vejam o ensemble para o nordeste do país, com média negativa em todo o período de simulação, e com uma segunda entrada siberiana na semana que vem. Há praticamente unanimidade no ensemble do GFS: As diferenças entre os dois modelos estão patentes à 72 horas com a profundização da depressão junto à Catalunha. Como o Miguel referiu a depressão que vem de noroeste é decisiva, pois é a que se vai dirigir para a Catalunha:
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Está a sair a run das 6h do GFS, parece estar a meter mais frio para esta sexta-feira . vamos ver, vamos ver...
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 A partir de hoje penso que a entrada siberiana em força na PI está quase confirmada veremos até que valores chega só já quase com um descalabro isto não se confirmará os centros de ação estão todos colocados na perfeição
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Esta run do GFS 6 Z foi um autêntico gelo... ainda falta algum tempo, mas de facto as peças começam a colocar-se de maneira favorável.. vamos ver as próximas runs dos vários modelos nos próximos dias, e mais perto do evento... mas frio penso que já ninguém nos tira...resta saber a sua real intensidade....
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Eu não quero ser desmancha-prazeres, mas cheira-me que não vamos ter tanta fartura de frio como esta saída do gfs anuncia. mas se for verdade vai ser mesmo um fim de semana fresquinho
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Sei que ainda falta uma semana, mas o que mais me chamou a atenção foi isto. É só de mim, ou isto seria uma arrefecimento enorme. Esperemos pelo ensemble.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Bons dias, Esta foi de facto uma saída bastante fresquinha...se calhar até demais e todos conhecemos os devaneios destes modelos. Provavelmente já na próxima passa do 80 para o 8. Que vem frio isso é certo mas iso -5 em todo o país durante algum tempo, frio acumulado e quem sabe a cereja no topo do bolo na saída de cena desta bolsa de ar frio, com uma possível depressão a atravessar o continente e a gerar cotas perto do 0, isso já me parece algo para o Sherlock Holmes investigar Acho que os modelos andam ainda a tentar perceber o que poderá acontecer...agora seria importante continuar o consensos nos membros do GFS e já agora haver também consenso em todos os outros modelos, algo que para já não existe. A acompanhar com atenção.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Mesmo fresca esta saída do GFS, aqui fica a média dos ensembles a 120h. Algo que não se vê todos os dias
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012 Se nos acertar em cheio, sim será épico, valores brutais. Mas digo se.. Pois esse se não me parece muito provável, pode acontecer, mas ao ver o dia a aproximar e a ver o ECMWF a recuar, incluindo ensemble.. Começo a duvidar.. Mas pronto, a volatilidade nos modelos é tanta devido a ser uma situação limite, que não vale a pena nem mandar foguetes nem mandar a toalha ao chão. Só para ter a noção disso, basta perderem uns minutos a ver a trajectória da bolsa de ar siberiano nos diversos modelos nas saídas de hoje. Desde em cima de nós (GFS), às Baleares (ECMWF) até ir parar "pertíssimo" como a Escandinávia (UKMO). Acho que isto diz basicamente tudo..