Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

O maior segredo para termos ou não uma valente siberiana está já no dia 1 quando se desprende uma depressão de norte a caminho do mediterrâneo essa depressão está neste momento prevista ter um desenvolvimento maior apenas ao chegar ao mediterrâneo mas se ela como se pode ver em vários ensembles do GFS já vier com 1015hpa ou 1010hpa no golfo da biscaia penso e com quase certeza absoluta que levávamos com a siberiana aqui em cheio uma vez que ela ia ter um tamanho e aproximação a PI bem maior do que se pode ver nas saídas dos vários modelos, a boa noticia que vejo para as futuras saídas de amanha é que vejo cada vez mais ensembles com valores extremamente baixos! Olhos nas saídas de amanha já a entrar num patamar decisivo.

Precisamos de uma de duas coisas.
Ou entra uma perturbação vinda de norte desde as Ilhas Britanicas, ou se forma uma boa depressão no Mediterraneo ocidental.

Para já o modelo não vê uma grande crista a desencolver-se no Atlantico, pelo que entradas de N a evoluir para NE não me parecem muito plausiveis..

A outra hipotese é a entrada de algum ar quente do Atlantico no Mediterraneo, que fortaleça as depressões Mediterraneas e forçe o ar frio da Europa a vir para oeste..

Para já o padrão continua a favorecer o regime de bloqueio na Europa e na Russia...e tal como foi referido nas sazonais para este inverno, este regime deverá proporcionar um Inverno animado no E/SE Europeus, mas não deverá atingir o W/SW da Europa...como estão a ver..o frio teima em ser adiado..o padrão não está para grandes frios.

Na minha opinião será mais para Março que virão algumas entradas porreiras de N.
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Precisamos de uma de duas coisas.
Ou entra uma perturbação vinda de norte desde as Ilhas Britanicas, ou se forma uma boa depressão no Mediterraneo ocidental.

Para já o modelo não vê uma grande crista a desencolver-se no Atlantico, pelo que entradas de N a evoluir para NE não me parecem muito plausiveis..

A outra hipotese é a entrada de algum ar quente do Atlantico no Mediterraneo, que fortaleça as depressões Mediterraneas e forçe o ar frio da Europa a vir para oeste..

Para já o padrão continua a favorecer o regime de bloqueio na Europa e na Russia...e tal como foi referido nas sazonais para este inverno, este regime deverá proporcionar um Inverno animado no E/SE Europeus, mas não deverá atingir o W/SW da Europa...como estão a ver..o frio teima em ser adiado..o padrão não está para grandes frios.

Na minha opinião será mais para Março que virão algumas entradas porreiras de N.

Não vês essa entrada de NW para SE?? ela está lá dia 31 e 1 e é essa depressão que vai fazer toda a diferença conforme falei no post anterior. Amanha veremos se não melhora mais ainda! eu penso que sim mas também posso estar enganado sou humano e nem as máquinas nestas coisas conseguem acertar a 100% :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Não vês essa entrada de NW para SE?? ela está lá dia 31 e 1 e é essa depressão que vai fazer toda a diferença conforme falei no post anterior. Amanha veremos se não melhora mais ainda! eu penso que sim mas também posso estar enganado sou humano e nem as máquinas nestas coisas conseguem acertar a 100% :D

Mas essa introdução é de ar mais quente, o que vai favorecer a eliminação das inversões térmicas e reduzir um pouco o frio matinal. Aos 850 hPa só o ínterior norte e centro poderá ter valores inferiores aos 0 ºC.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Mas essa introdução é de ar mais quente, o que vai favorecer a eliminação das inversões térmicas e reduzir um pouco o frio matinal. Aos 850 hPa só o ínterior norte e centro poderá ter valores inferiores aos 0 ºC.

Se calhar não me fiz entender, o que quero dizer com tudo aquilo é isto:




Isto só favorece uma coisa, levarmos com uma siberiana em cima ;)

Se amanha não mostrar uma coisa parecida então podemos esquecer a siberiana de vez
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

...Se amanha não mostrar uma coisa parecida então podemos esquecer a siberiana de vez

Se calhar, ainda não é amanhã que a vamos esquecer de vez.
Ainda a vamos ver num último estertor numa saída isolada de um , e só um, modelo.
Ou quiçá, a esta distância, depois de amanhã , surge revigorada em muitos deles.
Ainda há tempo para uma coisa e outra.
As precipitações generalizadas, essas sim, estão asseguradas mas apenas lá para as calendas.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

O GFS carrega muito no frio, o ECM nem tanto. Vejam o ensemble para o nordeste do país, com média negativa em todo o período de simulação, e com uma segunda entrada siberiana na semana que vem. Há praticamente unanimidade no ensemble do GFS:

graphe_ens3_jgm9.gif


As diferenças entre os dois modelos estão patentes à 72 horas com a profundização da depressão junto à Catalunha. Como o Miguel referiu a depressão que vem de noroeste é decisiva, pois é a que se vai dirigir para a Catalunha:

ECM1-72_mas5.GIF


gfs-2012013000-0-72_esh5.png
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Está a sair a run das 6h do GFS, parece estar a meter mais frio para esta sexta-feira :cold: :D. vamos ver, vamos ver... :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

A partir de hoje penso que a entrada siberiana em força na PI está quase confirmada veremos até que valores chega :cold: só já quase com um descalabro isto não se confirmará os centros de ação estão todos colocados na perfeição :thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

A partir de hoje penso que a entrada siberiana em força na PI está quase confirmada veremos até que valores chega :cold: só já quase com um descalabro isto não se confirmará os centros de ação estão todos colocados na perfeição :thumbsup:

Esta run do GFS 6 Z foi um autêntico gelo...:cold:

ainda falta algum tempo, mas de facto as peças começam a colocar-se de maneira favorável.. :cold: vamos ver as próximas runs dos vários modelos nos próximos dias, e mais perto do evento... mas frio penso que já ninguém nos tira...resta saber a sua real intensidade....
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Bons dias,

Esta foi de facto uma saída bastante fresquinha...se calhar até demais e todos conhecemos os devaneios destes modelos. Provavelmente já na próxima passa do 80 para o 8.

Que vem frio isso é certo mas iso -5 em todo o país durante algum tempo, frio acumulado e quem sabe a cereja no topo do bolo na saída de cena desta bolsa de ar frio, com uma possível depressão a atravessar o continente e a gerar cotas perto do 0, isso já me parece algo para o Sherlock Holmes investigar :lol:

Acho que os modelos andam ainda a tentar perceber o que poderá acontecer...agora seria importante continuar o consensos nos membros do GFS e já agora haver também consenso em todos os outros modelos, algo que para já não existe.

A acompanhar com atenção.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Se nos acertar em cheio, sim será épico, valores brutais. Mas digo se.. Pois esse se não me parece muito provável, pode acontecer, mas ao ver o dia a aproximar e a ver o ECMWF a recuar, incluindo ensemble.. Começo a duvidar..
Mas pronto, a volatilidade nos modelos é tanta devido a ser uma situação limite, que não vale a pena nem mandar foguetes nem mandar a toalha ao chão. Só para ter a noção disso, basta perderem uns minutos a ver a trajectória da bolsa de ar siberiano nos diversos modelos nas saídas de hoje. Desde em cima de nós (GFS), às Baleares (ECMWF) até ir parar "pertíssimo" como a Escandinávia (UKMO). Acho que isto diz basicamente tudo..