Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que eu noto é que continuamos sem precipitação...

Mas o bloqueio Europeu acaba e por fim coloca-se uma tendencia para o fluxo de W.
Para já e a tal distancia não faz sentido falar em chuva..mas já temos algo para nos agarrar.

Vamos ver como se comporta o ECMWF e o UKMO no médio prazo e como sai o ensemble.;)
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Mas o bloqueio Europeu acaba e por fim coloca-se uma tendencia para o fluxo de W.
Para já e a tal distancia não faz sentido falar em chuva..mas já temos algo para nos agarrar.

Vamos ver como se comporta o ECMWF e o UKMO no médio prazo e como sai o ensemble.;)

Também reparei nisso, mas o problema é que me dá a sensação que a circulação de W a concretizar-se seria numa latitude que pouco ou nada nos afectaria... e continuaríamos bloqueados pelo AA.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Também reparei nisso, mas o problema é que me dá a sensação que a circulação de W a concretizar-se seria numa latitude que pouco ou nada nos afectaria... e continuaríamos bloqueados pelo AA.

Sim..a run mete isso...
Logo veremos...a esta distancia não temos grandes pistas quanto á posição exata dos centros de acção..
Mas é isto que me fascina...ir buscando umas pistas aqui e ali á procura da solução ideal.

Para já temos de ter calma...daqui a umas horitas teremos mais pistas do ECMWF do UKMO e do ensemble..:)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Notam algo na 12z do GFS? :D
Eu vejo finalmente uma lógica de médio e longo prazo que nos vai tirar desta pasmaceira...é a primeira run que caiu na minha previsão que nem um patinho ( quer dizer...há sempre alguma incongruencia mas o padrão está lá..).

Bom..vamos aguardar pelo ECMWF12z e claro, pelos proximos dias a ver se o padrão solidifica ou se esfuma...:thumbsup:

A saída das 0h do ECMWF já via a médio prazo essa tendência do AA lá para dia 18/19 começar a deslocar-se para SW, seria a situação ideal para que as entradas de NW comecem a entrar...
Vejamos se será para breve o desbloqueio...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A mim parece-me que vamos é entrar numa circulação zonal a ....... altas latitudes, não vejo nada mais do que isso !!
Provavelmente uma AO+ e uma NAO+ , isto mais ou menos quando estivermos no alcançe dos 10 dias .....
Sinceramente duvido muito que se altere de forma substancial o cenário que temos tido ......
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Esta última saída dos GFS das 18h vê...ainda que a longo prazo algo já interessante para o dia 20 de Fevereiro...
gfs0240.png

Mas o melhor será mesmo seguir atentamente a próxima run do GFS e ver a tendencia do ECMWF...é que os modelos neste últimos dias andam muito iguais...diga-se que também com esta estabilidade toda será relativamente fácil acertar...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
As runs dos dois principais modelos, o GFS e o ECMWF, continuam pouco famosas no que diz respeito a precipitação...até dia 20 de Fevereiro é cada vez mais certo que não irá chover...
Daí para a frente é muito arriscado também prever o que quer que seja...
De 15 para a frente haverá um aumento da temperatura com a diminuição do fluxo de NE, mas de resto manter-se-à tudo semelhante...o AA de vez em quando vai oscilando, mas o bloqueio continua Inverno dentro...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E a partir deste momento começa a entrar o 3º round de frio. As temperaturas já esta noite serão extremamente baixas (principalmente a norte e em altitude), sendo que na noite de domingo para segunda deverão ser ainda mais baixas que hoje nas terras baixas e a sul. Provavelmente teremos valores semelhantes aos registados no passado fim de semana.

Posteriormente, ao longo da semana, as temperaturas começarão a subir paulatinamente, mas é provável que se mantenham negativas em muitas regiões do interior até ao fim de semana. Pelo meio, possibilidade de uma cut-off que não deverá fazer muito mais que prolongar o frio, mas se o percurso for muito favorável, como marca o UKMO, pode trazer alguma precipitação residual.

UW144-21_hwa6.GIF


Enquanto isso reactiva-se a circulação zonal a norte. A longo prazo, é provável que a circulação zonal fique bloqueada pelo A siberiano, mantendo-se um centro depressionário estacionado na Escandinávia. Na costa americana teríamos uma nova ascenção da dorsal bloqueando o Atlântico. Aí, há uma possibilidade, não muito alta, de termos uma boa entrada de norte (ou NW ou NE) do estilo da que mostrou o Mário Cabral no dia anterior. É o tal dia 20 que refere o Stormy, apesar de ele ser da opinião que vamos ter um padrão de circulação de oeste, o que este ano eu vejo muito complicado de se concretizar. Senão, veja-se como hoje temos uma depressão nos Açores, um cavado a vir de leste com muito frio associado. Isto num ano mais favorável, era um choque de massas, ciclogénese a oeste do continente, mas infelizmente tudo se vai esfumar.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Para mim tudo o que é previsão acima das 168 horas é absolutamente lixo. São apenas tendências de algo a se concretizar, mas que em 90 % das vezes nunca se concretiza, ou pelo menos a 100%. Com isto não há dúvidas que nos próximos dias a chuva é uma miragem! Aproveitemos o solinho. Pelo menos dá para secar melhor a roupa :disgust:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para mim tudo o que é previsão acima das 168 horas é absolutamente lixo. São apenas tendências de algo a se concretizar, mas que em 90 % das vezes nunca se concretiza, ou pelo menos a 100%. Com isto não há dúvidas que nos próximos dias a chuva é uma miragem! Aproveitemos o solinho. Pelo menos dá para secar melhor a roupa :disgust:

Bom o CFS dá chuva daqui a 892 horas, já não falta muito apenas 1 mês e 1 semana ....
Estas sazonais estão cada vez piores para a Primavera, e neste momento espero pelas sazonais do ECM que geralmente são as melhores a nivel sazonal !!

PS: Infelizmente neste Inverno, e para quem diz que as sazonais são futurismo, estas portaram-se excessivamente ...... bem !!!
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De qualquer das formas, para a semana é praticamente certo o "monstro" de 1045 hPa ao largo das ilhas britânicas, para oeste, mas que começará a descer lentamente, mas também a perder força... Portanto, mais uma semana seca e com muito sol... A saga continua... :confused:

O que vem depois disso é futurologia, embora pareça haver uma tendência para que o AA se fixe na sua posição mais "normal" de Inverno (mais a sul), permitindo quiçá a entrada de uma entrada mais perturbada de oeste... Mas ainda falta tanto tempo, nem vale a pena pensar nisso...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,216
Local
loule-caldeirao
Para já tudo indica que o Carnaval será com bom tempo, faltando apenas determinar as temperaturas que se farão sentir e que não me admiraria nada que chegassem à casa dos 20ºc no próximo fim de semana, isto no sul claro. Chuva só lá mais depois do Carnaval e mesmo assim ainda não é garantida. Mais uma vez uma entrada como deve ser nem às 384h está em cima da península mas é prevista a caminho no Atlântico, o que é absolutamente lixo! Ainda ontem às 384h o GFS dava uma boa entrada às 384h e agora já adiou de novo.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,216
Local
loule-caldeirao
Bom o CFS dá chuva daqui a 892 horas, já não falta muito apenas 1 mês e 1 semana ....
Estas sazonais estão cada vez piores para a Primavera, e neste momento espero pelas sazonais do ECM que geralmente são as melhores a nivel sazonal !!

PS: Infelizmente neste Inverno, e para quem diz que as sazonais são futurismo, estas portaram-se excessivamente ...... bem !!!

Não vale a pena cantigas! A seca extrema é uma realidade e vale a pena olharem ao relatório do IM para ver como ficará a situação se o mês se mantiver assim. E nem quero pensar o que será um Março com precipitação bem abaixo da média.
As sazonais são boas quando se trata de definir cenários concretos, seja secos ou chuvosos, pelo menos é a minha opinião. Além disso a modelação de anti-ciclones parece ser sempre mais fiável!