Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Animem-se! Lá está a mudança a 360h outra vez:lmao:
Há que ter esperança! Será desta? Às tantas no dia 29 ainda cai a média mensal nacional:D

A 360h? meus caros, se repararem bem ás 120h o cavado na Europa perde o "tilt positivo", ou seja, a circulação na Europa passa a ser tipica de um cavado normal ( tilt neutro), com fluxo de NW sobre a França-British e SW sobre os Balcães.

Sabem o que significa?
Significa que a atmosfera está a ficar menos bloquada, e com o jet a fazer menos meandros...excelente sinal.

Bom, eu há coisa de uns dias dava 10 ou 15 dias para isto acabar..ou seja..a partir de dia 15/20...agora reparo que há uma insistencia em manter a crista aqui, MAS, com a possibilidade de entrar alguma precipitação lá para a frente.

O ECMWF esteve bem em adiar a entrada do fluxo W, mas ele está lá á espera...e se não for pelos dias 15/20 será lá para dia 20 ou 25 que isto vai mudar BEM A SÉRIO.

Cada vez vejo isso mais certo..

( By the way...cuidadinho sudeste Europeu com o degelo....quando essa neve toda começar a derreter vão ter problemas... :( )
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Também já tinha pensado nisso stormy, Itália, norte da Grécia e países Balcãs principalmente, porque são países onde costuma haver grande variabilidade de temperatura, e se for acompanhado de boa precipitação em forma de chuva pode ser dramática em muitos locais desses países.
Itália ainda está a espera este fim de semana de belas acumulações:



Agora só espero que o AA nos dei uma trégua ainda antes da primavera, parece que vai enfraquecer e deslocar-se mais para W SW, mas é esperar para ver.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Baahh .... mudanças? 120h? Looooolllllll .... :lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Isto está mais bloqueado que o Fort Knox, aqui não entra nada ..... 15 ou 20 ??

Mudanças apenas as espero para março ..... e e ....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Eu só sei que não é preciso ser grande "expert" na matéria, para concluir que tão cedo não chove em Portugal...pelo menos no que eu vejo nos modelos e é so isso que consigo ver!

Nem o ECM, nem o GFS colocam precipitação nas suas run's, o GFS mete uma precipitação residual que não passará dos 0 mm. Eu aposto que este mês não vai cair nada até ao final do mês, não vejo nenhuma alteração de padrão, não vejo nada. Este ano, vamos ter a certeza que anos 2004/2005 não são assim tão raros de acontecer e este 2011/2012 está a ser tão parecido como esse ano. O déficit de precipitação continua nos 3 meses de Inverno, o Fevereiro de 2005 teve cerca de 8 mm de precipitação na estação Faro/Aeroporto, este Fevereiro leva 0 mm, esta é que é a realidade. Anos como estes vão ser cada vez mais frequentes, basta olharmos desde 2000 até agora e vemos que a maioria dos anos foram anos secos.

Eu imagino como seria este fórum, nesse ano de 2004/2005 seria o mesmo que é hoje, vem aí a mudança é agora e até agora zero...zero. Será que vamos ter chuva neste mês? se calhar até temos, mas será apenas uma pinga nesta imensa seca que atravessa o país. Fevereiro vai acabar com seca extrema e isso é a realidade neste momento. Mudança só acredito quando a ver nos modelos a 72 horas.
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Baahh .... mudanças? 120h? Looooolllllll .... :lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Isto está mais bloqueado que o Fort Knox, aqui não entra nada ..... 15 ou 20 ??

Mudanças apenas as espero para março ..... e e ....

Bom dia,

se não és da mesma opinião contrapõe apresentando a tua opinião com dados fundamentados, e não ridicularizando a opinião dos outros, nem esclarecendo os mais leigos como eu.:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eventualmente até pode (e é provável que aconteça, estatisticamente) chover qualquer coisa no mês de fevereiro. O que infelizmente não se vislumbra é uma mudança de padrão que permita uma sucessão de frentes, tipo fevereiro 2010 ou o mais recente novembro, algo que seja suficiente para nos impedir de entrar numa situação de seca com alguma severidade.

A mim parece-me que, e ao contrário do que parecia há uma semana, a partir de dia 15/16 retornará a circulação zonal a altas latitudes, com o AA a bloquear latitudes mais baixas. Como tal, até podem passar algumas extremidades de frentes, ou aparecerem algumas cut-offs, o que não vislumbro é uma situação de precipitação persistente, que é fundamental para amenizar a situação de seca.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O mais interessante não é só ver que o bloqueio vai continuar a trazer tempo seco e frio pelo resto de Fevereiro.

Mas também, eu vejo o AA polar na Gronelândia a aumentar e com isso a crescente possibilidade de se fundir com o bloqueio actualmente a noroeste de Portugal (com 1045mb) e se isso se formar, poderá formar-se uma corrente de nordeste ou norte, que bloqueia qualquer ar do Atlântico, e pode trazer o ar húmido polar Islândia - Reino Unido - Portugal. Mas isso para já são só possibilidade, especulações...

As pressões aqui na Islândia estão a cada dia que passa com tendência cada vez maior, hoje 1018mb, o que poderá impedir a circulação atlântica aqui, e curvá-la para sul em direcção a Portugal, ou bloqueá-la por inteiro. Como digo, são somente especulações..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nem o ECM, nem o GFS colocam precipitação nas suas run's, o GFS mete uma precipitação residual que não passará dos 0 mm. Eu aposto que este mês não vai cair nada até ao final do mês, não vejo nenhuma alteração de padrão, não vejo nada. Este ano, vamos ter a certeza que anos 2004/2005 não são assim tão raros de acontecer e este 2011/2012 está a ser tão parecido como esse ano. O déficit de precipitação continua nos 3 meses de Inverno, o Fevereiro de 2005 teve cerca de 8 mm de precipitação na estação Faro/Aeroporto, este Fevereiro leva 0 mm, esta é que é a realidade. Anos como estes vão ser cada vez mais frequentes, basta olharmos desde 2000 até agora e vemos que a maioria dos anos foram anos secos.

Ninguém tem dúvidas que estamos em seca.
Mas acho um exagero estar-se constantemente a comparar a seca que vivemos hoje com a seca de 2005.

Se não vejamos.
A 31 de Janeiro, segundo o IM:

semttulo2iy.png


É certo que em Fevereiro de 2005 Faro acumulou 8mm e este ano vai com 0mm.
Mas também é certo que a 28/Fev de 2005 Faro ia com 104mm acumulados desde 01/Out/2004, e este ano hidrológico vai com o dobro (206,6mm).
E mais, Faro terminou o ano hidrológico a 30/Set/2005 com apenas 151mm. Valor impossível, pelo menos este ano, de se voltar a repetir.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ninguém tem dúvidas que estamos em seca.
Mas acho um exagero estar-se constantemente a comparar a seca que vivemos hoje com a seca de 2005.

Se não vejamos.
A 31 de Janeiro, segundo o IM:

semttulo2iy.png


É certo que em Fevereiro de 2005 Faro acumulou 8mm e este ano vai com 0mm.
Mas também é certo que a 28/Fev de 2005 Faro ia com 104mm acumulados desde 01/Out/2004, e este ano hidrológico vai com o dobro (206,6mm).
E mais, Faro terminou o ano hidrológico a 30/Set/2005 com apenas 151mm. Valor impossível, pelo menos este ano, de se voltar a repetir.

Oh André em termos de seca não é comparável e passo a explicar porquê !!
Em 2004-2005 vivemos a maior situação de seca influenciado por 2 factores, que foram a ausência de precipitação durante o Outono e Inverno (apenas Outubro foi bastante chuvoso a Norte e Centro) e pelo arrastar de uma situação que já era de seca devido á Primavera do ano de 2004 ter sido seca ....
Mas lá nisso tens razão a situação de seca aqui mais a sul não é comparável, mas relativamente á região Norte e litoral centro penso que seja comparável.
Recordo que Dezembro de 2004 no Norte e Centro foi seco mas não tão seco e esse é o mês mais chuvoso ..... Acho que caiu cerca de 50 a 60% em Dezembro de 2004 !!
Além disso depois em Março de 2005 e novamente a Norte e Centro foi no minimo normal e o sul em Março foi seco mas não tão seco quanto ao Inverno !!

Resumindo, penso que temos uma situação algo idêntica a Norte e parte do Centro e não equivalente na região mais a sul !!
É muito, muito dificil aqui em Faro voltarmos a ter uma situação igual á de 2004-2005, e neste ano eu diria impossivel !!!

PS: Relativamente ao colega atrás .... não se trata de gozar (eu não gozo com ninguém, apenas brinco), eu apenas observo os modelos e eles dizem bloqueio total nesta altura ... Se amanhã a menos de 240 horas dizerem diferente então eu direi diferente .... Opá não sejam Sportinguistas (Para o ano é que é ... ah ah ah ah )
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
André, eu se calhar expliquei-me mal, o que eu comparo e disse no meu post é em relação ao Inverno climático (Dez. - Fev.), esse sim apresenta ainda um valor mais baixo do que em 2005 em precipitação. Esta situação é diferente da seca de 2004/2005 mas tem contornos parecidos, outono algo chuvoso e depois um Inverno completamente seco, mas este ainda está a atingir valores mais baixos do que esse Inverno 2004/2005. Claro, o que salvou foi aquela depressãozinha que deixou cerca de 50 mm -60 mm no dia 20 de Novembro desde daí fechou-se a torneira e já lá vão quase 3 meses.

Ainda hoje, deu uma reportagem na RTP1 sobre a seca, onde um pastor disse que Março ia ser mais agreste do que Janeiro e Fevereiro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
André, eu se calhar expliquei-me mal, o que eu comparo e disse no meu post é em relação ao Inverno climático (Dez. - Fev.), esse sim apresenta ainda um valor mais baixo do que em 2005 em precipitação. Esta situação é diferente da seca de 2004/2005 mas tem contornos parecidos, outono algo chuvoso e depois um Inverno completamente seco, mas este ainda está a atingir valores mais baixos do que esse Inverno 2004/2005. Claro, o que salvou foi aquela depressãozinha que deixou cerca de 50 mm -60 mm no dia 20 de Novembro desde daí fechou-se a torneira e já lá vão quase 3 meses.

Ainda hoje, deu uma reportagem na RTP1 sobre a seca, onde um pastor disse que Março ia ser mais agreste do que Janeiro e Fevereiro.

Não deve ser nada dificil .....
Eu sinceramente estou á espera de um março parecido ao Março de 2005 !!
Epá olhando ao que choveu na Primavera de 2005 e áquilo que agora os modelos sazonais preveem ... parece uma mera fotocópia ... looolllll

Mas este ano já nem digo nada ......
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Notam algo na 12z do GFS? :D
Eu vejo finalmente uma lógica de médio e longo prazo que nos vai tirar desta pasmaceira...é a primeira run que caiu na minha previsão que nem um patinho ( quer dizer...há sempre alguma incongruencia mas o padrão está lá..).

Bom..vamos aguardar pelo ECMWF12z e claro, pelos proximos dias a ver se o padrão solidifica ou se esfuma...:thumbsup:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Notam algo na 12z do GFS? :D
Eu vejo finalmente uma lógica de médio e longo prazo que nos vai tirar desta pasmaceira...é a primeira run que caiu na minha previsão que nem um patinho ( quer dizer...há sempre alguma incongruencia mas o padrão está lá..).

Bom..vamos aguardar pelo ECMWF12z e claro, pelos proximos dias a ver se o padrão solidifica ou se esfuma...:thumbsup:

O que eu noto é que continuamos sem precipitação...