Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A reestruturação imposta pela Troika na estrutura do Governo ( dos Céus ) da República , baixava o rating do Ministério das Chuvas à categoria de Secretaria de Estado.
Ao mesmo tempo, promovia a criação de um super- Ministério do Sol e da Sombra , do Frio e do Azul, uma espécie de “ assunção (às) cristas de um ciclo” cujo epitáfio estaria longe de estar escrito.
Que “seca” de Troika !
Que pesadelo de imposição.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Nesses mapas, o que significam aquelas linhas brancas sobre o colorido, principalmente no norte? É neve?

As linhas brancas são um output gráfico do meteociel que indica a possibilidade de queda de neve. No entanto esta indicação não contém nenhuma especificação quanto à respectiva cota.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Nesses mapas, o que significam aquelas linhas brancas sobre o colorido, principalmente no norte? É neve?

É definido como "risque de neige", marcam as zonas onde há possibilidade de nevar.

Entretanto, actualizando os modelos para esta noite:

GFS com um único momento de precipitação em terra, afectando o interior do Baixo Alentejo:

gfs-2-12_dhw6.png


O ECMWF mantém-se como ontem, precipitação rasante ao Algarve, muito residual:

ecm33.gif


O UKMO já mete um pouco (muito pouco mesmo) de precipitação no sul:

UW30-594_sof7.GIF


O GEM continua "em branco".

Nos mesoscalares, temos o ALADIN muito pior que ontem, para hoje já não prevê nada, e o único momento de precipitação seria na próxima madrugada no sotavento algarvio:

aladin27.gif


aladin30.gif


O WRF está na linha do ALADIN:

wrf36.png


Sem dúvida que os menos maus de todos são o HIRLAM, com vários momentos de precipitação fraca:

hirlam-2-18_xzl6.png


hirlam-2-27_eod5.png


E o COAMPS:

coamps-2-18_kjs2.png


coamps-2-36_fjd1.png


Como confio mais no ECMWF aposto que não deverá chover em terra, com algumas excepções nas praias algarvias. Pode se ver algum fogo de artifício nas praias algarvias, ao longe, durante esta noite.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Ainda que a muita distância, pus-me a seguir a tendência dos modelos e eis que vejo alguma divergência...bastante aliás...

O GFS a partir do dia 27/28 de Fevereiro começa a fazer subir o AA em latitude e coloca-o depois mais ou menos estacionário na região das Ilhas Britânicas, o que não deixaria de nos influenciar...e de certo modo manter-nos a nós e à Europa Central bloqueado, o melhor que podíamos ter era uma cut-off a rasgar entre o anticiclone a SW dos Açores e o localizado no centro europeu...as boas noticias adiadas portanto...

O ECMWF ainda não se decidiu muito bem, embora a tendencia parece-me baixar o AA para SW, situação ideal para chegares as entradas de NW...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Sinceramente ainda tou a ver uma primeira semana de Março algo seca...
Eu apostaria numa mudança significativa lá para a segunda semana de Março, se bem que uma depressão em altitude pode-se formar do nada e ainda chover algo até ao fim do mês. Quanto às entradas de noroeste isso é quase garantido que até ao fim do mês nem vê-las.
Por aqui já passamos os 30 dias sem precipitação significativa(<1mm), e dependendo de amanhã podemos bem chegar aos 40 e sabe-se lá quantos. Ainda falta um mês de Inverno e isto vai ter de mudar, um dia...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sinceramente ainda tou a ver uma primeira semana de Março algo seca...
Eu apostaria numa mudança significativa lá para a segunda semana de Março, se bem que uma depressão em altitude pode-se formar do nada e ainda chover algo até ao fim do mês. Quanto às entradas de noroeste isso é quase garantido que até ao fim do mês nem vê-las.
Por aqui já passamos os 30 dias sem precipitação significativa(<1mm), e dependendo de amanhã podemos bem chegar aos 40 e sabe-se lá quantos. Ainda falta um mês de Inverno e isto vai ter de mudar, um dia...

Eu não estou assim tão certo !!

Estou tentando comparar o panorama a 15 dias com o sazonal e posso dizer que isto não me cheira nada bem ....
Mesmo o ECM que ainda era o mais optimista dá um cenário mais seco do que há um mês atrás e todos os modelos sazonais apontam para Primavera mais quente e seca !!
Isso quer dizer que os modelos colocam um AA em cima de nós com a dorsal africana a subir e fazendo disparar as temperaturas para cima ....

Parece-me que vamos ter uma Primavera com problemas de água (interior de Portugal essencialmente) e parece-me que este cenário ainda vai dar que falar nos noticiários ...

PS: Não me digam que é pessimismo ... é apenas aquilo que leio nos modelos a 15 dias, e nas sazonais, mas quem me dera poder dizer o contrário !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Tirando a precipitação residual que pode cair esta noite. :lol: O meteorologista da RTP foi bem esclarecedor em afirmar que chuva nem vê-la até ao final do mês.

O Inverno climatológico está feito e acabado e ainda pior que 2004/2005, não fosse Novembro e este ano as coisas ainda eram muito piores.

Não construam umas centrais de dessalinização de água do mar em Portugal, como tem a vizinha Espanha que não precisamos, só constroem barragens mas esquecem-se que cada vez mais a precipitação em Portugal é mais irregular e as secas cada vez mais frequentes.

Basta vir um ano mais seco e estamos nós a debater-mos a falta de água em Portugal, quando temos um oceano com tanta água.

Para domingo, já se prevê uma máxima de 19ºC venha o calor que em Março vamos para a praia. :lmao:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Continuamos a prospecção de noticias relativas ao modelos...

O ECMWF alterou a data para a subida mais acentuada da temperatura (cerca de 6ºc), principalmente das máximas, do início da semana mais para a próxima sexta ou sábado...quando o AA se colocar mesmo em cima de nós...
De resto o modelo europeu mantém tudo praticamente inalterável...

A run das 6h do GFS é muito idêntica ao europeu, não me parece que vá mudar muito também nas próximas actualizações...e ainda longe o inicio do mês de Março parece apenas disposto a entreter-nos com cut-offs...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Alguém sabe qual o recorde de numero de dias sem precipitação superior a 1 mm, em época de Inverno ?????

É que acho que este ano estamos batendo o recorde se não estiver enganado ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Sei que o IM especificando em relação à seca de 2005 fala em 29 dias seguidos com precipitação inferior a 1mm.
Este Inverno já não chove a sério (precipitação inferior a 1mm) desde 15 Janeiro, salvo erro, o que já faz 34 dias sem precipitação significativa.
Até só me apercebi disso desde que dei uma olhadela ao dados do nosso colega ecobcg, da estação do sítio das fontes, que tem lá esse número de dias especificado. Aliás no meu post anterior aqui no seguimento já referi que dependendo do dia de hoje podíamos bem ultapassar os 40 dias.
Ora hoje já lá vai e salvo algumas excepções pelo sotavento acho que a precipitação no dia de hoje não ultrapassou 1mm, e pelo menos 40 dias iremos ter.
Quando ao record nesses termos não faço a miníma mas penso que serão os tais 29 dias em 2005 anunciados pelo IM.