Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 29 Jan 2012 às 00:03.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    A partir das 120/130h, com aquele cavado a W, a tendencia é de aproximação ao padrão que tinha referido na Sazonal, com uma circulação a entrar de W, e alguns periodos de chuva.
    Tambem é normal que á medida que o tempo aquece, as pequenas perturbações que vão chegando começem a dar muito mais instabilidade, em vez de passarem sem efeitos.

    Eu tinha dito que após o dia 20 deste mes viria a chuva...previsão falhada, mas ao menos uma das condições que referi aconteceu, o desbloqueio daquele cavado na Europa.
    E essa condição é muito importante, pois permite a entrada da dorsal sob a Europa e portanto a chegada de perturbações ao SW/W da Europa.

    Agora vamos ver se o padrão vai consolidando e começe a dar as tais chuvas Primaveris que são tão precisas:(

    Para já estou com alguma confiança...não me atrevo a fazer previsões muito precisas ( gato escaldado de agua fria tem medo:p) mas vejo alguns bons sinais, como o começo do tempo severo nos EUA numa região um pouco a leste do usual e a tendencia para a bipartição da dorsal Atlantica no medio e longo prazo...:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,380
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Triste, muito triste, é ver como a comunicação social num problema tão sério se põe a publicitar... lixo.
     
  3. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,814
    Local:
    Oeiras / Portel
    Pela análise de todos os modelos parece-me muito provável que:

    1. Não chova mais este mês. A temperatura vai continuar alta de dia e baixa de noite, fazendo com que acabemos o mês com uma anomalia negativa das mínimas perto de bater recordes.

    2. Chova no dia 1 de março. O deslocamento de uma depressão em altitude desde o Mediterrâneo em conjunto com o anticiclone situado em França, formará um cavado na PI que facilitará a chegada das depressões atlânticas. Tal padrão é mostrado com clareza pelo ensemble do ECMWF, e pela sua saída mais recente:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Depois parece que se estabelecerá uma circulação atlântica que poderá ou não afectar todo o país, mas gosto do padrão, é favorável.
     
  4. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    O que é que é Lixo ?

    O Borda de água para ti é lixo ?????
     
  5. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Sim eu também me agrada o que os modelos mostram sendo que neste momento ainda não é nada de especial mas pelo menos já mostram mais uma corrente de oeste, ainda que a precipitação a haver será mais no Norte e Centro e geralmente fraca mas pelo menos é melhor do que nada !!!
     
  6. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,380
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Em termos de previsão meteorológica... sim, com todas as letras. Trata-se de um almanaque certamente com conteúdos interessantes. No que à previsão meteorológica diz respeito, sim para mim é lixo.
     
  7. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,170
    Local:
    loule-caldeirao
    O positivo em relação ao borda de água é apenas a informação sobre as religiosidades e as feiras, luas e afins, de resto é mesmo lixo! Não dá informação concreta quanto às sementeiras, podas, etc...segundo este almanaque praticamente todos os meses são bons para semear tudo, as informações são as mesmas de há cem anos atrás...os tempos mudam! Quanto à previsão Meteorológica, em que se baseia esta "revista" para as suas previsões? contacto com Jesus como a outra?...enfim

    Voltando ao tópico...realmente já se vê algo diferente do que se tem visto até agora! O GFS mete mesmo precipitação a partir de terça dia 28 devido a um pequena depressão que se formará a noroeste da península que poderá afectar todo o território mas essencialmente o norte e centro. Dia 1 de Março uma pequena frente que afectará apenas a Galiza e o norte de Portugal com chuva fraca.
    Para Sábado/Domingo dia 3 e 4 respectivamente é que começa a ser modelada uma boa frente e aí é que serão as boas hipóteses de uma rega generalizada. Aguardemos então as movimentações dos modelos durante a próxima semana. Em todo o caso o anti-ciclone anda sempre a pairar nas redondezas e as tendências não são para grandes "humidades", eu diria mesmo que aqui no Sul corremos o risco de ficar a ver navios.
     
  8. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Quero acreditar que o fim deste tempo seco estará para breve e mesmo para os mais pessimistas acho que embora os modelos não coloquem "grandes depressões" já a poucas horas, as dúvidas começam a ser cada vez menores que o início de Março será bem mais húmido...
    Já também se volta a discutir a credibilidade dos modelos, mas reparem por exemplo a diferença do ECMWF da previsão para dia 3 e depois para dia 4...não me parece nada consistente depois das 192h de previsão...muda completamente...
    O GFS não quer dar o mês de Fevereiro como perdido, uma pequena depressão em altitude para o dia 27/28 e 29 podem ainda fazer render alguns milímetros bem preciosos...quem quiser acredita, quem não quiser não acredita...mas é o que está no modelo...a apenas 100h...
    Depois disso os modelos principais voltam a aproximarem-se até dia 3...esse sim será o momento da verdade...e talvez de alguma mudança...não acredito num Março seco...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Para dias 28/29 há uma concordancia entre o GFS e o ECMWF em colocar uma situação de possivel instabilidade, com uma depressão em altura ( ULL ou Cut-off) a deslocar-se para SW da PI, sendo fortalecida posteriormente ao interagir com um Cavado na região dos Açores.

    Teriamos primeiramente uma entrada de ar quente e com um pouco mais de conteudo em agua, e depois uma fase em que as condições dinamicas se tornariam mais favoraveis á ocorrencia de aguaceiros e/ou trovoadas especialmente no Interior e na região S.

    Ontem o cenário aparecia mais forte, com o GFS a desenhar uma area instavel desde a Biscaia aos Atlas, com um bom forçamento vertical associado a um bom jet nos niveis medios e altos.
    Colocava tambem uma massa de ar subtropical a convergir para Pt continental, e o anticiclone situado no Med ocidental parecia numa posição bastante boa para criar convergencia á superficie numa faixa entre o Alentejo e o interior centro...ai aparecia algum CAPE.

    Agora o cenário é menos favoravel..mas mantem-se a tendencia.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Esta tendência vem consecutivamente a esfumar-se de run para run, e neste momento a unica hipótese é uma frente dia 3 Março mas que se vier a afectar será praticamente somente a região Norte !!
    Mudança de padrão? O unico que eu noto é uma tendencia para o AA ficar posteriormente em cima de nós e termos uma corrente de sueste ou leste quente !!
     
  11. nimboestrato

    nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    1,865
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Ao que chegamos ! O 1ºdia que venha a chover de verdade ,vai ser seguramente abertura dos telejornais. Há anos assim.
    Até lá ,notícias da seca cada vez mais amiúde, a polvilhar os espaços noticiosos e de uma ministra que 1º tem fé e hoje já falava na “task force”
    em bom português ,para Transmontano ou Alentejano compreender .

    Ó Stormy, eu estou contigo. A tendência ainda esta lá.
    Mas o discurso da Teresa Abrantes do IM hoje ,foi tão pessimista .
    Que a senhora , desta vez , tropece no que disse hoje .
     
  12. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,170
    Local:
    loule-caldeirao
    Não há condições! A única hipótese que vejo é mesmo a frente de dia 3/4, depois há uma clara tendência para o arrastamento do anticiclone para cima de nós com a tal corrente quente de leste.
    É claro que não descarto a hipótese de uns aguaceiros e umas trovoadas a partir de Terça mas será algo muito localizado. Meteorologicamente falando já é algo mas na prática continuamos na mesma.
    Quanto a dia 3/4 se tivéssemos 15/20mm aqui no sul já era muito bom. No Norte poderá sempre cair mais qualquer coisa mas face ao que estão habituados será mesmo para acalmar o pó.
    Eu pergunto-me agora é que com já com 3 meses de anti-ciclone o que haverá em Junho, Julho, Agosto e Setembro?, pronto se acabasse agora tinha o exemplo de 2005 e senão acabar? Isto tá desinteressante a nível de precipitação mas não a nível Meteorológico ;)
     
  13. Sunnyrainy

    Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Out 2009
    Mensagens:
    591
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    O cenário desta seca começa a ser devastador com inúmeros incêndios e falta de água a atingir Portugal. A conjugação de dias quentes como vamos ter nos próximos dias com o tempo completamente seco forma uma espécie de rastilho. O futuro? Nada, mas nada risonho. Chuva para 3 e 4? daqui a uns 4 dias já não será a 3 e 4 mas sim a 7 e 8, ou seja, os modelos acima de determinado número de horas são lixo! Poupem água, porque isto vai ser horroroso!:(
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Não precisam de exagerar também ...... porque parece ser uma tragédia não chover !!!
    Estamos falando em 3 meses ou 3 meses e meio que não chove ... não se trata de 2/3 anos que não chove !

    As reservas de água a centro e sul estão bem e recomendam-se sendo que apenas a norte é que estão pior. A agricultura não pode estar pendent.e se chove ou não chove, dado que o nosso clima sempre foi assim .... em que podemos ter 8 ou 80 nas nossas latitudes.
    Barragens devemos ser dos paises com a nossa dimensão que mais barragens têm em que já existe barragem por todo o lado ......
    Meteorologicamente podemos estar neste momento em seca extrema, mas a nivel de agricultura ainda não está nesse patamar, e muito menos a nível hidrológico se bem que seja altamente provável que lá para Maio ou Junho as albufeiras mais a Norte estejam abaixo dos 40% !!
    Provavelmente Douro, Lima e Cávado estarão nesse patamar .....

    Mas ainda temos um Março e Abril que podem reservar alguma surpresa que tanto pode ser chuva não esperada ou então a possibilidade de irmos para a praia aqui no sul já em Março !!
     
  15. raposo_744

    raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Out 2008
    Mensagens:
    410
    Local:
    venda nova ( Amadora )

    :thumbsup::thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página