Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mais uma acha para a fogueira. A previsão da anomalia do z500, a 32 dias do ECMWF, para a semana de 7 a 13 de fevereiro, que começa às 240 horas da run das 12z do ECMWF. Nota-se, apesar de ser numa perspectiva americana, que a dorsal estará colocada muito próxima da costa americana, quase a chegar à Gronelândia. Extremamente parecido à carta de 240 h da última run. E a anomalia prevista é muito forte:

500zaweek2bgna.png


De resto, a 3ª semana deverá ter anticiclone isolado a sul da Gronelândia, e a 4ª semana terá esse mesmo anticiclone centrado na Gronelândia.
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Mais uma acha para a fogueira. A previsão da anomalia do z500, a 32 dias do ECMWF, para a semana de 7 a 13 de fevereiro, que começa às 240 horas da run das 12z do ECMWF. Nota-se, apesar de ser numa perspectiva americana, que a dorsal estará colocada muito próxima da costa americana, quase a chegar à Gronelândia. Extremamente parecido à carta de 240 h da última run. E a anomalia prevista é muito forte:

500zaweek2bgna.png


De resto, a 3ª semana deverá ter anticiclone isolado a sul da Gronelândia, e a 4ª semana terá esse mesmo anticiclone centrado na Gronelândia.

david sf desculpa a minha ignorancia mas penso que algumas pessoas ficaram a pensar o mesmo!tudo isso quer dizer o quê?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
david sf desculpa a minha ignorancia mas penso que algumas pessoas ficaram a pensar o mesmo!tudo isso quer dizer o quê?

As zonas a cor mais garridas correspondem aos locais onde será mais provável o aparecimento de anticiclones. Ora um anticiclone naquela posição, impediria a progressão das depressões atlânticas deixando-nos à mercê de fluxos frios de norte ou de leste. O facto de estar muito perto da costa americana, origina que esteja afastado da Europa, ou seja, é menos provável que o anticiclone dos Açores nos afecte do modo que tem acontecido nos últimos dois meses.
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Saída do CFS das 12Z digna de sonho em termos de frio.
Só a coloco aqui porque o início está já nas 180h. Tudo pode mudar na próxima run. :)
Fica só o registo. (sim, são mesmo 8 dias seguidos :lmao:)
sqUgk.gif
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

As zonas a cor mais garridas correspondem aos locais onde será mais provável o aparecimento de anticiclones. Ora um anticiclone naquela posição, impediria a progressão das depressões atlânticas deixando-nos à mercê de fluxos frios de norte ou de leste. O facto de estar muito perto da costa americana, origina que esteja afastado da Europa, ou seja, é menos provável que o anticiclone dos Açores nos afecte do modo que tem acontecido nos últimos dois meses.

OBRIGADO david sf!:thumbsup:pensas em tudo ao promenor!quem sábe sábe!a respeito do frio estou com a sensação que vai haver ainda aqui algumas meteodepressões pois penso que ainda estamos demasiado longe para falar numa vaga de frio histórica pois duma run para outra vai-se tudo e depois choradeira com força!não criem espectativas muito altas !se vier aí sim fazemos uma valente festa, se não já estamos preparados e habituados a este nosso cantinho de tempo ameno sem grandes surpresas!:thumbsup:
 

JoCa

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
72
Local
Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

É impressão minha ou não mas os modelos de run em run adiam cada vez mais a entrada do frio na PI. Será que o tal frio que paira por toda a Europa chegará mesmo a este nosso cantinho mais ocidental da Europa?
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012



Uploaded with ImageShack.us

Bom. Parece que a conjugação Frio + precipitação já se foi... resta esperar que o frio não se vá mais embora! Coisa que está a acontecer com o ECMWF!



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Parece que neste momento o AA está a ganhar o Jogo. Sebem que o IM prevê chuva la para o dia 6 e 7 já com o tempo ameno (Cut-off?). Assim sim. Mais realista ;)


PS: O frio chegará cá! Será é em valores normais para um dia considerado frio por estas bandas. Lisboa por exemplo digo eu, será uma cidade em que a minima de 1 grau mostrada neste momento pelo IM, deverá ser na realidade de 4 ou 5 graus. Tras-os-montes, aliada a possíveis inversões térmicas, poderá ver mínimas de -5 a -7 Graus.
Na meteorologia não há impossíveis, mas a ideia de um evento potencialmente histórico começa a ficar afastada com esta run.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Manhã de modelos absolutamente desastrosa, com o Atlântico a estragar tudo, e o AA a fazer o seu imprestável papel de não bloquear nem sair de cima. Esperemos por melhores runs, nem ontem estava tudo ganho, nem hoje tudo perdido.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

esta saida foi um balde de agua fria, ou melhor, agua morninha.
Que o modelo tirou o frio todinho.
E a partir de agora é sempre para pior:angry:

Não tirou o frio todo...pelo menos o ECM ( 0 z )

ecm0144.gif


o GFS ( 6z ) para a mesma altura está mais fraco, e enquanto grande parte da Europa se mantem gelada, por cá nem a iso 0 chega:

gfs20120129061144.png



mas caramba, isto é mais que natural...a esta distância...para nós, aqui neste cantinho, as mínimas oscilações fazem toda a diferença, já sabemos que é assim...

Como diz o David sf , vamos aguardar por melhores runs, pois ainda falta bastante tempo... a situação não está definida...pelo menos aqui para nós...

a meu ver , mais do que um frio intenso e potencialmente seco, faz bem mais falta que começe a chover com regularidade... e em todo o território...
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Um ligeiro Off-topic:

Não devemos de encarar uma só saída com todo o pessimismo.;) Mas temos de ter em conta, tal como disse ontem, o nosso território não tem prepotência para receber a Siberiena porque simplesmente o território Espanhol com a conjugação de:
-Fluxo sazonal de oeste com depressões ou anticiclone dos Açores.
...cortam tudo o que é possibilidade de ela chegar aqui. Este ano calhou-nos na rifa o anticiclone. Não adianta chorar pessoal pois é a situação que temos e é a com que temos de lidar! Agora chorar não é solução. Quantos e quantos países no mundo em que o clima prega constantemente partidas aos habitantes (cheias e outras catastrofes meteorologicas) gostavam de ter um clima como o nosso?
Neste momento temos de nos concentrar-mos na falta de chuva. Isso sim começa a ser um problema.:(

Ha que aguardar por tempos (neste caso runs de modelos) melhores!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Já ontem vi este filme de manha choradeira a tarde já se sonhava... Seria uma tremenda pena e desilusão não receber uma boa entrada desta siberiana em Portugal as pessoas tem memoria curta, outras siberianas já cá entraram com força em anos passados e bem menores que esta! Esta a entrar seria marcante não tenho duvidas disso e ainda nada está perdido!! É também certo que Portugal precisa muito mais de chuva do que de frio mas na minha opinião é melhor isto do que nada ao menos que o Inverno ficasse marcado por um único evento de registo! acredito fortemente que as próximas saídas vão melhorar em relação a desta manha tal como aconteceu ontem.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Já ontem vi este filme de manha choradeira a tarde já se sonhava... Seria uma tremenda pena e desilusão não receber uma boa entrada desta siberiana em Portugal as pessoas tem memoria curta, outras siberianas já cá entraram com força em anos passados e bem menores que esta! Esta a entrar seria marcante não tenho duvidas disso e ainda nada está perdido!! É também certo que Portugal precisa muito mais de chuva do que de frio mas na minha opinião é melhor isto do que nada ao menos que o Inverno ficasse marcado por um único evento de registo! acredito fortemente que as próximas saídas vão melhorar em relação a desta manha tal como aconteceu ontem.

A mim só me preocupa o ligeiro recuo dos ensembles do ECMWF, mas é apenas ligeiro portanto está em aberto. Quanto ao GFS, eu não me lembro de nenhuma entrada fria que o GFS não a retirasse entre as 100 e as 150 horas e a voltasse a pô-la de novo. Como exemplo, a entrada fria de 6-10 de janeiro de 2009:

Entrada fria a 144 horas, 02jan 00z:



Reactivação do Atlântico, vento de sul, 02jan 06z:



Mais vento de sul, 02jan 12z:



E volta a insistir, 02jan 18z:

[

E voltou a entrada fria, 03jan, 00z:



_____________

Diagrama de ensembles para Bragança, hoje 06z:

graphe_ens3_tuf9.gif


A saída operacional é das mais quentes, sabemos como o GFS gosta de exagerar nas depressões atlânticas, para mim o primeiro embate de frio seco para o final da semana que vem é extremamente provável. Depois, para o mantermos por cá é que é mais complicado, como já disse ontem se tudo correr bem é histórico, mas é preciso que tudo corra mesmo bem.