Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

O que me parece é que a incerteza dos modelos é hoje maior que ontem. Está tudo por fios, e estas 2 saídas valem apenas o que valem, tinha de sair alguma coisa para mostrar!

Saídas com entradas frias históricas, ou mais do mesmo, neste momento, não daria demasiada importância.

O que quer que aconteça a partir de 1 de fevereiro, só 2 dias antes se saberá com alguma confiança..
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Façam previsões mas sejam cautelosos...mais de 200h de distancia vale o que vale...falem em tendências mas não criem já cenários que tardiamente se esfumam...ultimamente mais que o costume...

Em relação ao que a run das 12h modela no GFS continuam a ser tempos difíceis, pelo menos no que se refere à precipitação...Vamos continuar a ter noites frescas, principalmente no Interior Norte, mínimas podem bem andar perto dos -5ºC até dia 4 de Fevereiro, depois parece que aumentará ligeiramente pelo menos...
No entanto a tal entrada fria que alguns esperavam parece-me para já adiada, o AA mantém aqui perto...nem com o siberiano lá vamos...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

A entrada sibériana fica adiada enquanto estiver prevista a dorsal no sentido norte-sul a passar justamente no golfo da biscaia. É uma parede que impede a entrada, e que até permite aproximar o AA Açores. Só uma depressão mais profunda no mediterrâneo permitiria desbloquear e atrair o frio. Mas pronto, alguma coisa vai arrefecer. O adiar da situação apenas vai reduzir o potencial de frio que esteve previsto.
Em todo o caso, nenhuma das situações dos anos 54 ou 56, tem nada a ver com a actual, foram situações muito diferentes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Essa entrada foi adiada para o dia 8 de Fevereiro ....

Será que não andamos na mesma conversa há sei lá quanto tempo .... sempre a 10 dias ???????
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Essa entrada foi adiada para o dia 8 de Fevereiro ....

Será que não andamos na mesma conversa há sei lá quanto tempo .... sempre a 10 dias ???????

Veremos os mesmos modelos?? eu vejo a entrada a partir do dia 3/4!! resta saber se entra mesmo ou fica aqui as portas
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Anda tudo às cambalhotas ... :lmao: O ECMWF tem agora precipitação a entrar em Portugal para Quarta-feira (apenas para o litoral oeste e para o sul; ou seja, o interior norte e centro onde há mais frio vai faltar precipitação).

Entretanto, a entrada húmida prevista para dia 6 já ficou sem efeito ...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Anda tudo às cambalhotas ... :lmao: O ECMWF tem agora precipitação a entrar em Portugal para Quarta-feira (apenas para o litoral oeste e para o sul; ou seja, o interior norte e centro onde há mais frio vai faltar precipitação).

Entretanto, a entrada húmida prevista para dia 6 já ficou sem efeito ...

O GFS também coloca precipitação nos mesmos locais, mas o ECM coloca uns 5 mm aqui em Olhão. :D

Os modelos andam à cabeçada, não davam nenhuma precipitação e agora dão já na 4ªfeira, isto mostra que está tudo muito confuso ainda.

O que eu escrevi agora, da próxima run já mudou, por isso, vamos vendo com calma e sem stress.
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

O GFS também coloca precipitação nos mesmos locais, mas o ECM coloca uns 5 mm aqui em Olhão. :D

Os modelos andam à cabeçada, não davam nenhuma precipitação e agora dão já na 4ªfeira, isto mostra que está tudo muito confuso ainda.

O que eu escrevi agora, da próxima run já mudou, por isso, vamos vendo com calma e sem stress.

bem com frio a raspar o continente e a chuva tambem por perto cheira-me a janeiro de 2006!lembrem-se disto que estou a dizer!depois digam todos O RAIO DO CORNUDO TINHA RAZÃO!!!!!!!!:lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

bem com frio a raspar o continente e a chuva tambem por perto cheira-me a janeiro de 2006!lembrem-se disto que estou a dizer!depois digam todos O RAIO DO CORNUDO TINHA RAZÃO!!!!!!!!:lol:

Pela run actual do ECM o frio não está a raspar o Continente...pelo menos não na altura em que está prevista precipitação, nem a ISO 0 cá chega...

ecm072.gif


GFS para Quarta feira:

gfs2012012918160.png



mas claro, até lá ainda pode alterar alguma coisa...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

boa noite depois do desastre futebolistico esperava ter pelo menos uma boa noticia a nivel metereologico mas parece que nao tive sorte :\

como é que as runs podem mudar tanto ate mes do 8 para o 80 isto num prazo de apenas 5/6 dias...

isto da metereologia tem muito que se lhe diga..
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

O maior segredo para termos ou não uma valente siberiana está já no dia 1 quando se desprende uma depressão de norte a caminho do mediterrâneo essa depressão está neste momento prevista ter um desenvolvimento maior apenas ao chegar ao mediterrâneo mas se ela como se pode ver em vários ensembles do GFS já vier com 1015hpa ou 1010hpa no golfo da biscaia penso e com quase certeza absoluta que levávamos com a siberiana aqui em cheio uma vez que ela ia ter um tamanho e aproximação a PI bem maior do que se pode ver nas saídas dos vários modelos, a boa noticia que vejo para as futuras saídas de amanha é que vejo cada vez mais ensembles com valores extremamente baixos! Olhos nas saídas de amanha já a entrar num patamar decisivo.