Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Uma característica interessante da mentalidade do nosso tempo e do nosso espaço cultural, é a de as pessoas tenderem a prever a história. A história passa a ser feita de acontecimentos futuros. Deixa de ser a ciência do passado e passa a ser a antevisão do futuro.

Se não estou enganado, a temperatura mais baixa registada até hoje em Espanha ocorreu na primeira metade do século XX e foi algo do género -38 C.

Ora, neste evento histórico, a ocorrer eventualmente no futuro, creio que temperaturas dessa magnitude não estão sequer previstas para a Rússia, a Polónia ou a Finlandia.

martinus, tens toda a razão quando salientas que a entrada siberiana não atingirá os mesmos valores que a primeira metade do século XX,
mas isso não significa que não se poderão atingir temperaturas mínimas históricas (record) num retorno de 10 anos, o que eu quero dizer é que,
se a entrada siberiana permitir registos de temperatura mínima dessa grandeza, já deixará os foristas muito satisfeitos,
pois este inverno que começou há pouco mais de um mês, ainda não trouxe nenhum evento significativo, a não ser a seca.
O exemplo que dás, só acontece num período de retorno muito maior, 25, 50 ou 100 anos.
Por isso a natural ansiedade de ver os modelos e de esperar que aconteçam registos, dignos desse nome! :)

P.s. Está a sair a run das 12h do GFS!:D
 


Registo
23 Jan 2011
Mensagens
21
Local
Lamego 560mt
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Aqui esta, a imprensa já começa a emitir alertas!
Vaga de frio prevista para esta semana

Temperaturas abaixo de zero em 14 capitais de distrito

Por: Redacção / PO | 30- 1- 2012 12: 10
O frio veio para ficar. As temperaturas vão chegar aos zero graus em 14 distritos.

Um vento gélido vindo do centro da Europa é o responsável pela descida da temperatura , que se acentuará a partir de quarta-feira.

VAGA DE FRIO JÁ MATOU VÁRIAS PESSOAS NA EUROPA

O fim-de semana será gelado, com as mínimas a descerem abaixo de zero em 14 das 18 capitais de Portugal continental. Há possibilidade de formação de gelo e ocorrência de geadas severas.

Em Lisboa, a mínima pode chegar aos zero graus centígrados, o que não é habitual nesta altura do ano.

Cenário idêntico é esperado em vários países da Europa. França e Inglaterra já emitiram um aviso à população .

O frio aumenta o agravamento de doenças, como as cardíacas e as respiratórias.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Se não estou enganado, a temperatura mais baixa registada até hoje em Espanha ocorreu na primeira metade do século XX e foi algo do género -38 C.

Pessoalmente só acredito nas medições a partir dos anos 70/80. Custa-me a acreditar nesse valor, se em Espanha estiveram -38ºC, algures na europa central estaria tudo abaixo dos -45ºC, já para não falar de Portugal, apenas com uns -20ºC espalhariam a morte às dezenas, não há registo de grandes frios em Portugal. Mas acreditar ou não acreditar no valor é ao critério de cada um.

Já agora pelo o nosso IM:

Menor valor da temperatura mínima do ar - 16,0ºC Penhas da Saúde 04/02/1954
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Aqui esta, a imprensa já começa a emitir alertas!
Vaga de frio prevista para esta semana

Temperaturas abaixo de zero em 14 capitais de distrito

Por: Redacção / PO | 30- 1- 2012 12: 10
O frio veio para ficar. As temperaturas vão chegar aos zero graus em 14 distritos.

Um vento gélido vindo do centro da Europa é o responsável pela descida da temperatura , que se acentuará a partir de quarta-feira.

VAGA DE FRIO JÁ MATOU VÁRIAS PESSOAS NA EUROPA

O fim-de semana será gelado, com as mínimas a descerem abaixo de zero em 14 das 18 capitais de Portugal continental. Há possibilidade de formação de gelo e ocorrência de geadas severas.

Em Lisboa, a mínima pode chegar aos zero graus centígrados, o que não é habitual nesta altura do ano.

Cenário idêntico é esperado em vários países da Europa. França e Inglaterra já emitiram um aviso à população .

O frio aumenta o agravamento de doenças, como as cardíacas e as respiratórias.

Nesta altura do ano?
Então quando é que é habitual, em Agosto?
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Pessoalmente só acredito nas medições a partir dos anos 70/80. Custa-me a acreditar nesse valor, se em Espanha estiveram -38ºC, algures na europa central estaria tudo abaixo dos -45ºC, já para não falar de Portugal, apenas com uns -20ºC espalhariam a morte às dezenas, não há registo de grandes frios em Portugal. Mas acreditar ou não acreditar no valor é ao critério de cada um.

Já agora pelo o nosso IM:

Menor valor da temperatura mínima do ar - 16,0ºC Penhas da Saúde 04/02/1954

Segundo a Wikipédia, foi -32 C. em Espanha a 2 de Fevereiro de 1956. Essa página, de onde retirei a informação, aponta vários registos na Europa em Fevereiro de 1956, bem abaixo dos -40 C.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_recordes_climáticos

Se os médicos e os enfermeiros conseguiam mediar a temperatura das pessoas às décimas, com termómetros de mercúrio, já desde o século XIX, ou mesmo antes, falha-me a capacidade de compreender porque razão antes de 1970 não se conseguia medir com precisão a temperatura do ar.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

:shocking: Nesta RUN12z o GFS carrega bem no frio para o dia 5 (próximo Domingo):cold::cold:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Bem e fundamentalmente a run das 12Z é isto:

gfs-2012013012-1-144_ant7.png

Fonte: Meteociel

Que dizer com uma iso -10ºC em Lisboa...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Segundo a Wikipédia, foi -32 C. em Espanha a 2 de Fevereiro de 1956. Essa página, de onde retirei a informação, aponta vários registos na Europa em Fevereiro de 1956, bem abaixo dos -40 C.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_recordes_climáticos

Se os médicos e os enfermeiros conseguiam mediar a temperatura das pessoas às décimas, com termómetros de mercúrio, já desde o século XIX, ou mesmo antes, falha-me a capacidade de compreender porque razão antes de 1970 não se conseguia medir com precisão a temperatura do ar.

Ainda agora sabemos perfeitamente que muitas estações meteorológicas do instituto e amadoras têm dados que certamente não são os fidedignos...má manutenção e má instalação...imagina o que seria no inicio do século XX, certamente poucas preocupações existiriam...
Em relação aos termómetros hospitalares e eu que trabalho nessa área, hoje em dia felizmente já se utilizam termómetros com medição auricular (temperatura mais próxima com a central do corpo e por isso mais fidedigna), mas de certeza que um termómetro desses em termos meteorológicos de pouco vale...logo comparar uma coisa com outra parece-me irreal...

Em relação ao GFS....mantém neste run das 12h o frio das anteriores...bom indicador portanto...
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

A MeteoGalicia anuncia uns dias de frio de origem polar, com temperaturas muito baixas:

"Comentario xeral para Galicia:
Durante os primeiros días deste período haberá predominio da influencia anticiclónica cunha chegada de aire polar continental. Xa nos primeiros días da vindeira semana irase perdendo lixeiramente esa influencia. A probabilidade de chuvia será baixa en xeral, aumentando ó final do período. As temperaturas serán moi baixas ó principio, ascendendo ó final."

http://www.meteogalicia.es/web/pred...nid=A4EC637D68CA8E0D9938A1AF9C6164B2.EUME-01B
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Não me lembro de ver uma iso -8 a varrer completamente Portugal de cima a baixo...Impressionante :eek:
Está na hora de abrir um tópico com apostas para a temperatura mínima neste
evento que se aproxima :D
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Não me lembro de ver uma iso -8 a varrer completamente Portugal de cima a baixo...Impressionante :eek:
Está na hora de abrir um tópico com apostas para a temperatura mínima neste
evento que se aproxima :D

Eu para já quero é ver a saída 12Z do ECM. Se por acaso for mais parecido com o GFS, só aí é que fico um pouco mais descansado. :p
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Alguém me pode dizer, sff, a que horas é que o IM actualiza as previsões a 10 dias de acordo com esta RUN das 12h do GFS?