Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

mas nas próximas saída pode voltar a colocar mais frio.
tive a ver agora os essembles e 18 dos 20 prevêem iso -4ºC, e algumas até -8ºC, a tocar em Portugal!

A falta de precipitação é o verdadeiro problema. Não conseguimos sair deste padrão porque regressam as pressões altas, bastante altas até com 1040 ou mais...

É muito pior que 2004-2005 e 1988-1989...

Independentemente de toda a flutuação do modelo, independentemente do exagero que mais tarde é corrigido...

Tendo em conta alguns anitos de olhar para os vícios do GFS...

Nunca tal vi... É um "falhanço" (se assim se puder definir) grotesco do GFS. A questão como já foi referido não é a diferença para a saída operacional... É que mesmo todo o quadro de ensembles mexeu em simultâneo! Todas as perturbações se moveram em ... 6 horas! A esta distância e com todos os membros a convergirem... Sim será uma entrada fria jeitosa. Não, não será histórica... será breve, algo intensa, um possível evento invernal de alguma relevância.. nada mais que isso. E pior que tudo... nem "histórico" nem molhado...

A menos que haja uma reviravolta, mas do que conheço dos modelos de previsão global... é esperar por uma próxima.

Os falhanços do GFS têm sido uma constante esste Inverno...acho melhor começarmos a olhar este modelo como uma simples tendência e olhar mais seriamente para o ECMWF...

Os falhanços do GFS têm sido uma constante esste Inverno...acho melhor começarmos a olhar este modelo como uma simples tendência e olhar mais seriamente para o ECMWF...

Concordo!! Que embuste :disgust:

Ontem alguém falou em erro a run do ECM e bla bla bla ... que estava fora do resto dos membros .... bla bla bla, mas membros quais membros? Os membros são perturbações que são "introduzidas" e ao contrário do que tem sido dito podem mudar muito subitamente de uma run para outra como já aconteceu infinitamente N^M vezes ... não sei porque olham cegamente para os membros como algo "muito provável" quando em conformidade .....

O GFS sempre teve grande tendência para colocar grandes cenários de frio que depois á medida que se aproxima o dia tende a desaparecer ....
De qualquer modo ainda nada garante que não volte a ser reposto .....

Não sei qual a ideia de classificar o GFS como lixo apenas porque não dá frios históricos .....
Ao menos este modelo não anda a ver circulação zonal numa run e noutra a seguir coloca 1040 Mb em cima .....

Além disso andamos a bater sempre na mesma tecla neste Inverno ..... o que é interessante está sempre acima das 192 horas .....

Venha a seca extrema ....

PS: Não me agrada nadinha o que vejo a longo prazo com um super-anticiclone na ordem dos 1045 Mb em cima ou ligeiramente ao lado .... e algo me diz que por aqui ficará este mês todo ... e que não deverá cair quase nada ou nada de chuva ....
Parece-me que a atmosfera ficará completamente bloqueada ......

Também começo a ficar seriamente preocupado com a ausencia quase total de chuva nos proximos tempos....amanha poderá cair alguma coisa mas nada de significativo....:(

Já estive a ver e há sistema de altas pressões sempre presente e bem à nossa frente no Atlantico, bloqueando qualquer entrada vinda de W ou NW....existirá alguma hipotese de uma entrada humida de SW por exemplo? Sei que em outras epocas do ano já vi isso acontecer,mas no inverno penso que nunca vi...

Ontem alguém falou em erro a run do ECM e bla bla bla ...

Mas eu reafirmo. A run de ontem às 12z do ECMWF estava errada, já hoje está ligeiramente diferente, nomeadamente no Atlântico, junto da Terra Nova. E aposto que a dorsal não vai ficar tão em cima como este modelo mostra. É esperar para ver.

Quanto aos ensembles têm estado muito seguidistas face à operacional, mas a 14 de fevereiro serão substituídos por aqueles que hoje constituem a saída paralela do diagrama, que tem-se mostrado nos últimos dias bastante menos extrema.

bom dia,ja vi dias melhores para frio e neve para cotas baixas,mas acho que so vamos ter uns 2 ou 3 dias frios depois vem novamente o tempo de primavera,pode ser que as coisas ainda mudem,mas ja vi que invernos como este, que normalmente o anticiclone dos açores teima sempre em ficar no local errado bloqueando a chuva e frio,pode ser que no proximo inverno ascoisas sejam melhores.ou se a nossa localizaçao geografica fosse outra.Porque a nivel da latitude ate nao estamos mal para termos frio,vejam o caso de atenas,hoje de madrugada ja teva a nevar.o nossso problema como sabem é o Atlantico e a corrente do golfo.:sad:

A carraça do anti-ciclone que tirou o ano para nos chatear!

De facto, a ocorrência de frio será bastante rápida... 6ª, Sábado, quiçá Domingo, mas as temperaturas começam logo a subir (embora mantendo-se baixas, mas normais para a época). É caso para dizer "quase quase..." (em relação à entrada siberiana, que nos fica à porta, ou entra apenas um pouco no nosso território).

Quanto à semana seguinte, o ECMWF na sua saída operacional mais recente coloca um SUPER AA com pressões ao centro da ordem dos 1045 hPa... :confused:

Realmente, com um bloqueio destes, não há qualquer hipótese de entradas perturbadas de W/SW... E já lá vão 2 meses e picos deste padrão (com uma ou outra pequena mudança mas nada de especial)...

De facto, a ocorrência de frio será bastante rápida... 6ª, Sábado, quiçá Domingo, mas as temperaturas começam logo a subir (embora mantendo-se baixas, mas normais para a época). É caso para dizer "quase quase..." (em relação à entrada siberiana, que nos fica à porta, ou entra apenas um pouco no nosso território).

Quanto à semana seguinte, o ECMWF na sua saída operacional mais recente coloca um SUPER AA com pressões ao centro da ordem dos 1045 hPa... :confused:

Realmente, com um bloqueio destes, não há qualquer hipótese de entradas perturbadas de W/SW... E já lá vão 2 meses e picos deste padrão (com uma ou outra pequena mudança mas nada de especial)...

Mas, a massa de ar frio estará a entrar diretamente, sem provocar aguaceiros antes?

O AA está e vai continuar estabelecido na Europa, portanto o muito frio é quase garantido na Europa. E estando um outro AA também ao lado de Portugal, eu acho que é quase garantido haver uma continuidade de duas ou três semanas de tendência fria e seca. A siberiana pode entrar, sair e reentrar várias vezes ao longo do próximo mês. Mas parece-me que irá haver suficiente para satisfazer muitos de vós.

Aliás, olhem para a jet stream como um predictor do tempo na Europa. Eu aqui na Islândia sempre que vejo a jet stream a passar por cá em toda a força, já sei que a Europa vai tremer de frio (pois isso significa um bloqueio algures a leste). Pelo contrário, se o bloqueio da Gronelândia chegar cá, empurra a jet stream para sul e traz o regresso do tempo ameno e húmido à Europa.

Até 15 de Janeiro, tive um bloqueio a norte, a leste da Gronelândia, que empurrava a jet stream para mais perto do Reino Unido (mas nâo suficiente para ir até Portugal). Depois, o bloqueio desapareceu e a jet stream tem estado sempre cá em força, o que finalmente permite a siberiana na Europa.

Para já tenho a jet stream muito a norte. E não vejo tendência do AA da Gronelândia descer. Isso significa tempo frio e seco para as próximas semanas na Europa. Quando o padrão muda aqui, só se vêm as mudanças na Europa passado quase uma semana ou duas.

E se a tendência da jet stream é assim tão a norte, eu duvido que pelo menos até Março, vá chover em Portugal de maneira significativa. E depois de Abril a jet stream normalmente já não desce mais. Portanto um cenário de seca em Portugal até ao Outono parece-me muito provável.

Depois da onda de calor de 2003, parece-me que esta seca de 2012 também poderá ficar para a história ... mas aguardemos uma semana de cada vez, mês após mês ... mas os indicadores não são de facto nada animadores para a ocorrência de precipitação significativa nos próximos tempos ... :(