Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
5ªfeira acho que muitos locais nem vai chover para baixar o pó, vai ser bom é para as lavagens de carros na 6ªfeira, com as pinguitas que vai cair vai ficar tudo castanho. Isso acredito. :lol: o pessoal tá a chover finalmente. :w00t: Oh afinal é barro. :lol:

Previsão a 15 dias:

10438444_JjkM0.jpeg


Na minha opinião a 1ªquinzena de Março já foi, afinal Março vai continuar a ser seco como o prato este ano não fosse a seca. Chuva a sério lá para Setembro. Que chova 1mm, 2 mm ou 10 mm que vai isso resolver nem erva vai nascer.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na minha opinião a 1ªquinzena de Março já foi, afinal Março vai continuar a ser seco como o prato este ano não fosse a seca. Chuva a sério lá para Setembro. Que chova 1mm, 2 mm ou 10 mm que vai isso resolver nem erva vai nascer.

Nesta última frase tens razão, mas os mapas que tu pões são do GFS que ultimamente não tem estado muito fiável. Apesar de eu achar que o Algarve deve ficar um pouco à margem de uma semana que será normal ao nível da precipitação, primeiro o dia de quinta feira com acumulados entre os 5 e os 15 mm, e depois alguma humidade no litoral norte e centro na forma de chuviscos.

Previsão descritiva do IM:

Previsão para 5ª feira, 1 de março de 2012

Períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, a partir da manhã.
Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste.
Pequena descida da temperatura máxima, em especial nas
regiões do interior.

Previsão para 6ª feira, 2 de março de 2012

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, em geral fracos, no litoral das regiões Norte e Centro
até ao final da manhã.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de noroeste.
Pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

Não acredito que chova hoje ou amanhã, nem o ECM, nem o GFS, nem o ALADIN o prevêm.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Fogo ....

Scolari disse: " E o burro sou eu ? "

Eu digo: " E o pessimista ainda sou eu ?? "

Há tanto tempo que não chove, que o pessoal já nem acredita que estão dando chuva .....
Pois bem eu ao contrário de alguns de voçês acredito que vai chover na Quinta em ..... Portugal continental !!
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Boa tarde a todos!

Começa-se a adivinhar um ano de 2012 que vai entrar para a história como sendo um dos mais secos de sempre desde que há memória em Portugal. Aqui não se trata de pessimismo. O que se passa é que a atmosfera está a ter este comportamento padrão de AA que na minha opinião só irá deixar o território no final deste ano hidrológico, ou sendo o mais optimista possível a principio de Setembro de 2012, momento em que a atmosfera se começa a organizar para uma nova temporada chuvosa. Não há nada a fazer. Para quem acredita ou não tratam-se das alterações climáticas a fazer das suas!:(
Até lá podemos ter mais 5, 10 ou 20 mm que nada nos vão valer. O país que se prepare...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Boa tarde a todos!

Começa-se a adivinhar um ano de 2012 que vai entrar para a história como sendo um dos mais secos de sempre desde que há memória em Portugal. Aqui não se trata de pessimismo. O que se passa é que a atmosfera está a ter este comportamento padrão de AA que na minha opinião só irá deixar o território no final deste ano hidrológico, ou sendo o mais optimista possível a principio de Setembro de 2012, momento em que a atmosfera se começa a organizar para uma nova temporada chuvosa. Não há nada a fazer. Para quem acredita ou não tratam-se das alterações climáticas a fazer das suas!:(
Até lá podemos ter mais 5, 10 ou 20 mm que nada nos vão valer. O país que se prepare...

Não minha opinião não se trata de alterações climáticas, mas apenas periodos que ocorrem por vezes na nossa atmosfera... Temos indicios históricos de periodos chuvosos, secos e quentes e até gelados (exemplo da "pequena idade do gelo" http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_Idade_do_Gelo)...

Vejam aqui os dados do IM, algumas estações de Portugal Continental com séries longas (desde 1901 e 1922): Porto, Lisboa, Évora e Beja.


http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/otempo.eoclima/seca.meteo/index.html?page=seca.pt.xml
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Não minha opinião não se trata de alterações climáticas, mas apenas periodos que ocorrem por vezes na nossa atmosfera... Temos indicios históricos de periodos chuvosos, secos e quentes e até gelados (exemplo da "pequena idade do gelo" http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_Idade_do_Gelo)...

Vejam aqui os dados do IM, algumas estações de Portugal Continental com séries longas (desde 1901 e 1922): Porto, Lisboa, Évora e Beja.


http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/otempo.eoclima/seca.meteo/index.html?page=seca.pt.xml

O problema não se trata da sítuação em si. O problema é que o tempo de retorno destas situações parece estar a querer diminuir... mas enfim. Já estamos a entrar em off-topic...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Continuo a acreditar nos modelos...um pouco à imagem do meu clube:p Uns dias melhores outros nem por isso...

Parece uma coisa certa, a precipitação estará de regresso no primeiro dia de Março, resta definir ao certo as quantidades e respectivas localizações...

A run das 12h do ECMWF prevê a cut-off no litoral oeste, a sua localização exacta irá definir quais os contemplados no dia 1 de Março...para já o sul está em vantagem...mesmo assim acumulações abaixo dos 10mm segundo a previsão...
Depois motivos de interesse para dia 3 de Março, mas apenas o NW será afectado de raspão pelo resto de uma frente, algum chuvisco mas pouco mais...
O mais interessante, mas ainda distante, está guardado para dia 5 e 7 de Março, em que norte e centro poderão amealhar alguns milímetros preciosos, que fossem uns 20/30mm já não era nada mau...
Tudo irá depender da manutenção da posição do AA mais a oeste e da depressão que se desloca do Reino Unido para SE...passando pela França...poderá melhorar ou então esfumar-se tudo...

O GFS parece-me mais acertado nesta run das 12h, se está idêntico no cenário de dia 1 de Março, embora mais confuso em relação aos locais mais propícios à precipitação...espalhando um pouco por tudo que é lado...
Depois vê a mesma depressão a baixar no dia 5 desde o Reino Unido mas em direcção a sul...mas com o AA tão perto e com a localização da montanhas no norte espanhol, aquilo que vier deverá ficar apenas por lá...uma típica entrada de NE com precipitação muito escassa...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Agora na mais recente run, carrega no sul do país:

europemsl48z.gif


europemsl60.gif


Esta é a hipótese que para mim é mais provável, sendo a área situada a sul da depressão secundária que se forma, provavelmente o litoral sul, afectada por uma frente fria:

fax48s_uwc8.gif


O GFS tem andado, como vem sendo habitual, muito oscilante, mas já vê precipitação generalizada, embora em menores quantidades que o ECMWF:

gfs-2-54_mqy1.png


Resumindo, é praticamente certo que chove na próxima quinta, falta ainda acertar os detalhes, onde e quanto, mas aposto no cenário do ECMWF.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boa tarde a todos!

Começa-se a adivinhar um ano de 2012 que vai entrar para a história como sendo um dos mais secos de sempre desde que há memória em Portugal. Aqui não se trata de pessimismo. O que se passa é que a atmosfera está a ter este comportamento padrão de AA que na minha opinião só irá deixar o território no final deste ano hidrológico, ou sendo o mais optimista possível a principio de Setembro de 2012, momento em que a atmosfera se começa a organizar para uma nova temporada chuvosa. Não há nada a fazer. Para quem acredita ou não tratam-se das alterações climáticas a fazer das suas!:(
Até lá podemos ter mais 5, 10 ou 20 mm que nada nos vão valer. O país que se prepare...

São situações relativamente recorrentes de x em x ano temos uma seca, a última foi em 2004/2005, já estamos em 2012, mais tarde ou mais cedo iria ocorrer uma de novo, e aí está ela. Não é preciso dramatismos, a situação ainda não é assim tão grave.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
São situações relativamente recorrentes de x em x ano temos uma seca, a última foi em 2004/2005, já estamos em 2012, mais tarde ou mais cedo iria ocorrer uma de novo, e aí está ela. Não é preciso dramatismos, a situação ainda não é assim tão grave.

A ultima foi em 2004-2005, ai essa memória selectiva ....

Na década de 2001-2010 ouve pelo menos 4, tendo sido efectivamente a mais grave a de 2004-2005 !!
E sim a periodicidade das secas mais graves tem vindo a aumentar !!
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Exceptuando o GFS todos os modelos concordam que a probabilidade é maior a sul, até sou da opinião que a norte dificilmente cairá algo dia 1, a sul o ECMWF é o mais optimista...os outros modelos metem a precipitação só de raspão e outros nem isso...