Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
expliquei me como se fosse um gaiato de 6 anos, se isso acontecer o que está ai, o que aconteceria?

Tive de ler várias vezes e reler os posts anteriores e não chegava a conclusão.

Tens um erro ortográfico muito grave que baralha qualquer um:

"expliquei me" - deveria ser "expliquem-me"

Não te posso ajudar que aqui no trabalho as imagens dos posts são bloqueadas pelo firewall.
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Eu não sou super optimista com o vitamos, eu refiro que é impossível nevar no Trevim.

Estarão no local cerca de 4/5ºC.

ola
estou na pista, junto aos poços de neve. Só falta precipitção em força! Com um forte aguaceiro à breves minutos caiu agua-neve..... falta chuva! Além disso muito vento!
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Diz a quinta-feira à sexta-feira:
-Que alívio. Já me livrei em muito sítio de uns 10 a 15 litros/quilos por m2.
-Então imagina eu, tão aflita quanto tu. Vai lá embora. Dá a vez.
-E trazes trovoada e tudo , como eu?
-Sim . E tudo. E mais qualquer coisa.
-Mais qualquer coisa que não cabe no “tudo”?Explica-te.
- Depois. Explica depois, diz o enregelado Domingo.
Eu, a segunda e a terça estamos igualmente aflitos com o frio.
Já falei com o Sábado que me garantiu a rápida transição para podermos “descarregar”.
Vá lá meninos apressem-se.
Entretanto, a quarta-feira , a quinta-feira e a sexta-feira da semana que vem , brincam no frio instalado e tentam fazer jogos com o Inverno.
Veremos se conseguem.

Boa tarde Caro nimboestrato, já há algum tempo que não o cruzava por cá.

Sempre bom ler as suas originais e excelentes intervenções.

Um abraço.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
parece estar tudo a encaminhar-se para um evento interessante para a semana que vem continuo a ver muitas semelhanças com as situações de janeiro de 2009 e 2006 parece-me que desta vez difícil haver cotas baixas pois o frio não é tanto, vamos continuar a acompanhar porque ainda está longe de estar definido, isto ainda pode dar muitas voltas.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Porque motivo é que o accuweather, terá decidido colocar queda neve na madrugada na Terça-feira?

http://www.accuweather.com/pt/pt/tondela/276329/overnight-weather-forecast/276329?day=5

O accuweather é um site com outputs automáticos. Vale muito pouco:brucelee::brucelee:. A previsão meteorológica não é isso.
Todos sabem ondem podem ir buscar os outputs dos modelos.... as fontes dos dados.

Se alguém inserir as previsões descritivas (ou não) do IPMA, meteogalicia, AEMET, estofex, etc tudo bem. São feitas por profissionais que analisam n dados de modelos diferentes. Agora o accuweather, windguru, weather.com ou coisas do género são mesmo fraquinhas em termos de validade:wacko:.

Repara que para tondela o site que refere faz um aviso explicito de neve, mas as imagens dão céu limpo para qq hora. É um caso típico de um output modelistico , com 0,5 mm de precipitação que a essa temperatura em altitude poderia dar neve... mas que me parece ter pouco significado físico. Claro que nada é impossivel mas para dia 26...:nono::nono:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ECMWF desde há vários dias estava praticamente sozinho neste cenário para a próxima 5ªfeira, mas o que é certo é que GFS saída após saída tem ido lentamente atrás.
A ocorrer pode ser um evento de neve a cotas baixas, não para todos, depende da posição no núcleo frio em altura e de onde se formaria precipitação. Mas ainda faltam 140 horas, até às 96 horas ainda se dão boas cambalhotas modelísticas.

6sUxkEX.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
O accuweather é um site com outputs automáticos. Vale muito pouco:brucelee::brucelee:. A previsão meteorológica não é isso.
Todos sabem ondem podem ir buscar os outputs dos modelos.... as fontes dos dados.

Se alguém inserir as previsões descritivas (ou não) do IPMA, meteogalicia, AEMET, estofex, etc tudo bem. São feitas por profissionais que analisam n dados de modelos diferentes. Agora o accuweather, windguru, weather.com ou coisas do género são mesmo fraquinhas em termos de validade:wacko:.

Repara que para tondela o site que refere faz um aviso explicito de neve, mas as imagens dão céu limpo para qq hora. É um caso típico de um output modelistico , com 0,5 mm de precipitação que a essa temperatura em altitude poderia dar neve... mas que me parece ter pouco significado físico. Claro que nada é impossivel mas para dia 26...:nono::nono:

Pois porque segundo tenho visto, a queda neve poderá ocorrer mas é para o final da próxima semana, não é assim?