Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Espera-nos então uma semana de tempo fresco e tendencialmente seco. Como de costume, a maior animação foi parar ao Mediterrâneo, tendo havido nevões por toda a França ao nível do mar, e até em Barcelona e nas praias bascas.

Nos próximos dias, e até pelo menos sexta-feira, o tempo fresco manter-se-á, com bastantes dias agradáveis de céu limpo e noites muito frias.

O principal motivo de interesse reside na possibilidade elevada de uma cut-off retrógrada (vinda de leste) se posicionar sobre Portugal continental, entre quarta e quinta-feira, e deixar alguma precipitação que poderia ocorrer sob a forma de neve a cotas muito baixas. Há uma grande indefinição modelística, situações destas geralmente nem a 24 horas de distância costumam estar definidas, e o posicionamento desta cut-off é decisivo, e poucos quilómetros podem ser a diferença entre algo histórico e absolutamente nada.

Para já, começa a ficar afastado o cenário que alguns modelos previam, principalmente o ECMWF, de que o centro da depressão em altitude se instalasse sobre o Atlântico em frente à costa portuguesa, o que daria precipitação forte, mas faria subir as temperaturas e a humidade e consequentemente a cota de neve

Também começa a ser afastado o cenário que o GFS muitas vezes previu de nem sequer haver cut-off, ou esta centrar-se na costa catalã. Se tal acontecesse, manter-se-ia o frio seco e nada mais.

O posicionamento que actualmente o ECMWF e o UKMO prevêem, não originando grandes quantidades de precipitação, acaba por ser o melhor para eventuais surpresas. A cut-off centra-se sobre o interior do país, provocando alguma precipitação convectiva localizada (autêntica lotaria), mas mantendo-se sempre um fluxo de leste, que mantém as temperaturas baixas, mesmo no litoral, e a humidade a níveis baixos muito reduzida.

E aqui a sul nós vamos comendo com olhos, que é a unica coisa que nos resta, pois já sabemos que quando chega a hora ou o aproximar desaparece sempre quase tudo, e falo portanto da prespectiva dos modelos para o proximo fim de semana, que o ECM insiste em ir somando mais 24 horas atrás de 24 horas, e assim andamos nós nesta corda bamba !
É bonito de se ver, mas ao mesmo tempo parece tão irreal !
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
IPMA: Quarta-Feira 27-2

Céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco
nublado ou limpo na região Sul até ao final da manhã.
Aguaceiros, por vezes de granizo, nas regiões Norte e Centro, em
especial nas regiões do interior e durante a tarde, que serão de
neve acima dos 600/800 metros.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,
soprando moderado (25 a 35 km/h) no Algarve e nas terras altas.
Acentuado arrefecimento noturno com de formação geada.
Pequena descida da temperatura máxima em especial nas regiões
do interior Norte e Centro.

Bem, impressionante a diferença entre o IPMA e o GFS que não prevê qualquer chuva para quarta... Entretanto continuo a sonhar ver mais uns flocos este ano.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
o accuweather aqui para a minha zona está com céu pouco nublado para quarta e quinta, mas depois por baixo tem um aviso assim "Previsão de períodos com aguaceiros Quarta-feira à tarde até Quinta-feira à tarde" :rolleyes:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
alguns dos modelos dao uma chuvasita para quarta quinta, mas o gfs não dá nada, já não sei o que pensar


Faz como eu..não penses e espera :D !!! Um modelo não dá nada o outro pouco dá, por isso não podemos esperar por um grande evento de neve, isto se acontecer claro, no entanto se houver algo é ver quem serão os contemplados como sempre!

Aguardemos pelas próximas saidas.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Que fenómeno tem causado a nebulosidade dos últimos dias? Ao que sei não existe nenhuma depressão, só se for uma corrente marítima.:huh:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Parece que o GFS está a ir um pouco atrás do europeu e já coloca alguma precipitação para quarta/quinta no interior norte e centro, aguardemos!

De facto o GFS "acordou" e foi atras do europeu. Não deixa de ser um bom sinal! A ultima actualização das fax charts também é favorável. ImageUploadedByTapatalk1361730451.293822.jpg
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
a acreditar na ultima saída do europeu começa a parecer-me muito provável a queda de neve aqui na região, aquilo que ainda pode variar até lá é a precipitação, de resto todos os factores são muito favoráveis, humidade baixa vento continental de leste a nordeste, isos a 500 hpa entre os -32 e -34.

acho que esta saída até dá algumas possibilidades ao interior alentejano, mas para já resta-nos acompanhar as saídas e esperar que não haja nenhuma reviravolta

Iberia_2013022412_thgt500_78.png
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
a acreditar na ultima saída do europeu começa a parecer-me muito provável a queda de neve aqui na região, aquilo que ainda pode variar até lá é a precipitação, de resto todos os factores são muito favoráveis, humidade baixa vento continental de leste a nordeste, isos a 500 hpa entre os -32 e -34.

acho que esta saída até dá algumas possibilidades ao interior alentejano, mas para já resta-nos acompanhar as saídas e esperar que não haja nenhuma reviravolta

Iberia_2013022412_thgt500_78.png

o que significa queda de neve na região?? Quer dizer que por exemplo em Arganil pode nevar a cota zero?