Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Local
Terra
Na Adiça é provável, fica acima dos 500 m e no interior. :)

Estão à espera de 4cm de neve em Aracena embora coloquem a fasquia nos 700 metros.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Local
Lisboa
Bons dias:thumbsup:

Amanhã e até 5f seremos afectados por uma forte perturbação com expressão á superficie.
Em especial no litoral SW e extremo sul espera-se que o vento rode para NW/W permitindo a entrada de ar humido maritimo, o que vai aumentar temporariamente os gradientes verticais e a instabilidade ( CAPE até 500J/Kg e TT ~55-60).
A previsão de forte forçamento dinamico ajudará ao establecimento de algumas células localemnte fortes.

O shear será moderado, diminuindo rapidamente á medida que a perturbação avança e o vento em altura diminui.
Isto sugere a formação de uma linha convectiva na dianteira da perturbação, com células localmente organizadas e capazes de gerar chuva forte/granizo e ventos fortes essencialmente associados ao downdraft.

7k26omQ.png

Amarelo
- Trovoadas/aguaceiros por vezes moderados a fortes.
- Rajadas até 70km.h
- Granizo

Associada a esta perturbação espera-se a entrada de ar muito frio em todos os niveis, reforçado em especial no norte e centro onde o vento será de leste.
Desde a porção S da cut-off chegarão camadas de ar humido, que precipitarão sobre ar frio e seco nos niveis baixos e médios.

As cotas deverão descer até 200-400m em especial no norte e centro, localemte poderá nevar á cota 0 em especial aquando de aguaceiros mais fortes, que transportem frio em altura para a sfc.

52Rzu4q.png

Cinzento claro

- Cota 200

Cinzento escuro

- Cota 400m

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Local
Portalegre (400m)
Excelente saída do GFS 6z! Aqui começaria a nevar nas partes mais altas da cidade logo de madrugada, descendo a cota e aumentando a precipitação pela noite, para de manhã estar a nevar nas zonas mais baixas. Muito bom! Que seja assim, estou à espera. :rolleyes:

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Local
Lisboa/Guarda
Bom dia, a Run 6z dá de facto muita precipitação para o nordeste (eu até diria mais que 8 cm no global do evento), mas está bastante isolada comparativamente com as 20 perturbações/cenários.
Já a média dos cenários e a de controle dá mais precipitação para o centro e depois para o norte alentejano... acho que ainda é cedo para ter certezas, pois pode haver desilusões!!!

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bom dia, a Run 6z dá de facto muita precipitação para o nordeste (eu até diria mais que 8 cm no global do evento), mas está bastante isolada comparativamente com as 20 perturbações/cenários.
Já a média dos cenários e a de controle dá mais precipitação para o centro e depois para o norte alentejano... acho que ainda é cedo para ter certezas, pois pode haver desilusões!!!

Desilusões haverá concerteza e muitas, mas também muitas surpresas..

Se nevasse aqui apenas 1h durante o dia, já dava para me alegrar a vista! :p

Embora possa parecer semelhante ao evento de 10 janeiro 2010, penso que neste não há tanto frio instalado à superfície (embora mais frio a 850hPa), e com menos precipitação. Também existe mais insolação neste momento, comparativamente a 10 de janeiro 2010.

Assim, para haver acumulação só com um aguaceiro forte e continuado por 10-15min.

Não me quero disuludir outra vez! Fico feliz se nevar 1 horita de preferência durante o dia e não quando estiver a dormir, pois estar com a 2ª constipação do mês não é fácil!! :cold:

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Local
Leiria
Aos mais entendidos na matéria, pergunto, para quando é mais provável a queda de neve para a zona dos Candeeiros / zona de Leiria? Isto se for contemplada....

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Local
Sabugal (800m)
A previsão do HIRLAM (AEMET) está bastante boa em termos de precipitação para o interior centro, prevendo mesmo um regresso da precipitação na quinta á tarde!

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Local
Portalegre (400m)
Houve muitas partes de Portugal em que não nevou nessa vez (se foi 2006).

Foi definitivamente em 2006 que algumas partes do norte do país ficaram de boca aberta a ver neve em Évora e Lisboa enquanto não houve muito lá :p Neste evento também irá haver desilusões, mas é a natureza destes eventos.

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Local
Tortozendo
Desilusões haverá concerteza e muitas, mas também muitas surpresas..

Se nevasse aqui apenas 1h durante o dia, já dava para me alegrar a vista! :p

Embora possa parecer semelhante ao evento de 10 janeiro 2010, penso que neste não há tanto frio instalado à superfície (embora mais frio a 850hPa), e com menos precipitação. Também existe mais insolação neste momento, comparativamente a 10 de janeiro 2010.

Assim, para haver acumulação só com um aguaceiro forte e continuado por 10-15min.

Não me quero disuludir outra vez! Fico feliz se nevar 1 horita de preferência durante o dia e não quando estiver a dormir, pois estar com a 2ª constipação do mês não é fácil!! :cold:

se os mapas de precipitação se mantiverem haverá acumulação em castelo branco, já em janeiro 2010 foi das cidades com maior acumulação.