Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Na Adiça é provável, fica acima dos 500 m e no interior. :)

Estão à espera de 4cm de neve em Aracena embora coloquem a fasquia nos 700 metros.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bons dias:thumbsup:

Amanhã e até 5f seremos afectados por uma forte perturbação com expressão á superficie.
Em especial no litoral SW e extremo sul espera-se que o vento rode para NW/W permitindo a entrada de ar humido maritimo, o que vai aumentar temporariamente os gradientes verticais e a instabilidade ( CAPE até 500J/Kg e TT ~55-60).
A previsão de forte forçamento dinamico ajudará ao establecimento de algumas células localemnte fortes.

O shear será moderado, diminuindo rapidamente á medida que a perturbação avança e o vento em altura diminui.
Isto sugere a formação de uma linha convectiva na dianteira da perturbação, com células localmente organizadas e capazes de gerar chuva forte/granizo e ventos fortes essencialmente associados ao downdraft.

7k26omQ.png


Amarelo
- Trovoadas/aguaceiros por vezes moderados a fortes.
- Rajadas até 70km.h
- Granizo


Associada a esta perturbação espera-se a entrada de ar muito frio em todos os niveis, reforçado em especial no norte e centro onde o vento será de leste.
Desde a porção S da cut-off chegarão camadas de ar humido, que precipitarão sobre ar frio e seco nos niveis baixos e médios.

As cotas deverão descer até 200-400m em especial no norte e centro, localemte poderá nevar á cota 0 em especial aquando de aguaceiros mais fortes, que transportem frio em altura para a sfc.


52Rzu4q.png


Cinzento claro

- Cota 200

Cinzento escuro

- Cota 400m
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Excelente saída do GFS 6z! Aqui começaria a nevar nas partes mais altas da cidade logo de madrugada, descendo a cota e aumentando a precipitação pela noite, para de manhã estar a nevar nas zonas mais baixas. Muito bom! Que seja assim, estou à espera. :rolleyes:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Bom dia, a Run 6z dá de facto muita precipitação para o nordeste (eu até diria mais que 8 cm no global do evento), mas está bastante isolada comparativamente com as 20 perturbações/cenários.
Já a média dos cenários e a de controle dá mais precipitação para o centro e depois para o norte alentejano... acho que ainda é cedo para ter certezas, pois pode haver desilusões!!!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bom dia, a Run 6z dá de facto muita precipitação para o nordeste (eu até diria mais que 8 cm no global do evento), mas está bastante isolada comparativamente com as 20 perturbações/cenários.
Já a média dos cenários e a de controle dá mais precipitação para o centro e depois para o norte alentejano... acho que ainda é cedo para ter certezas, pois pode haver desilusões!!!

Desilusões haverá concerteza e muitas, mas também muitas surpresas..

Se nevasse aqui apenas 1h durante o dia, já dava para me alegrar a vista! :p

Embora possa parecer semelhante ao evento de 10 janeiro 2010, penso que neste não há tanto frio instalado à superfície (embora mais frio a 850hPa), e com menos precipitação. Também existe mais insolação neste momento, comparativamente a 10 de janeiro 2010.

Assim, para haver acumulação só com um aguaceiro forte e continuado por 10-15min.

Não me quero disuludir outra vez! Fico feliz se nevar 1 horita de preferência durante o dia e não quando estiver a dormir, pois estar com a 2ª constipação do mês não é fácil!! :cold:
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
Aos mais entendidos na matéria, pergunto, para quando é mais provável a queda de neve para a zona dos Candeeiros / zona de Leiria? Isto se for contemplada....
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
A previsão do HIRLAM (AEMET) está bastante boa em termos de precipitação para o interior centro, prevendo mesmo um regresso da precipitação na quinta á tarde!
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Desilusões haverá concerteza e muitas, mas também muitas surpresas..

Se nevasse aqui apenas 1h durante o dia, já dava para me alegrar a vista! :p

Embora possa parecer semelhante ao evento de 10 janeiro 2010, penso que neste não há tanto frio instalado à superfície (embora mais frio a 850hPa), e com menos precipitação. Também existe mais insolação neste momento, comparativamente a 10 de janeiro 2010.

Assim, para haver acumulação só com um aguaceiro forte e continuado por 10-15min.

Não me quero disuludir outra vez! Fico feliz se nevar 1 horita de preferência durante o dia e não quando estiver a dormir, pois estar com a 2ª constipação do mês não é fácil!! :cold:


se os mapas de precipitação se mantiverem haverá acumulação em castelo branco, já em janeiro 2010 foi das cidades com maior acumulação.