Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Chuva , muita chuva :D

Pois e agora compara lá com a média do ensemble, há pois é ... não tem nada a ver, e mais uma vez as operacionais do ECMWF desfocadas do ensemble.
Seja como for a haver uma pequena mudança não deverá durar mais do que 2 ou 3 dias, como é possivel analisar na média do ensemble.
Temos que ir acompanhando nos próximos 2 dias para este se é ou não uma tendência !
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Discrepância abismal entre o europeu e o Gfs quem ganhará :cool:

test8b.gif
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Alguns já começam a visualizar a possível vinda de uma depressão entre os dias 18 e 23 fevereiro ou nos inicos de março, ou seja com a possível queda de neve a cotas baixas.
O modelo Europeu assim o diz, mas o GFS não o vinca tanto.
Vamos aguardar por mais alguns dias. Isto ainda pode mudar...
Mas se se confirmar as previsões do modelo europeu poderá vir uma entrada fria parecida com a de fevereiro de 1983.
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
sabe porque este anos o inverno esta a ser assim sem neve nem nd isso esta a ser causado por causa do aquecimento global i ainda estao mais coisa para vi se o aquecimento global continuar se continuar nao a neve para ninguem

Não tendo dados estatísticos que fomentem esta minha opinião a não ser a observação acho que este ano até esta com mais fenómenos de neve do que outros anos.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Aproximam-se tempos interessantes::D

Para ser honesto não sei se concordo contigo. Fazes uma afirmação que é taxativa.

Ainda falta muito tempo, não vejo nada de especial, alguma precipitação, alguma possibilidade de instabilidade (ainda muiito cedo para falar nisto), uma depressão lá longe... :unsure::unsure:
Pode regar mas não muito.
Neve? qual neve? Frio nem vê-lo.

uhmm, não vamos criar expectativas de um evento que, na minha opinião, não está modelado com intensidade digna desse nome.

abraço
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
não estou á espera de frio e muito menos de neve, estou à espera de vários dias de chuva seguidos na região sul que tanta falta fazem :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
não estou á espera de frio e muito menos de neve, estou à espera de vários dias de chuva seguidos na região sul que tanta falta fazem :)

Boas,

No dia de hoje existe muito mais consenso entre os modelos sendo que o GFS e o GEM acabaram por ir atrás do ECM, e assim sendo mais ou menos até á próxima Quarta Feira existe consenso entre modelos.
Mas para já o panorama parece bom para os amantes da neve para dia de Segunda essencialmente .
A chuva será geralmente fraca no Domingo e passará a aguaceiros na Segunda com muito frio á mistura ao mesmo tempo que deverá ocorrer aguaceiros de granizo e alguma trovoadas.
Terça e Quarta alguns aguaceiros dispersos, e depois disso logo se verá pois existe a meu haver alguma indefinição não sendo para já de descurar que uma boa depressão se aproxima de oeste e provoque instabilidade generalizada !
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
a mudança de padrão parece confirmar-se finalmente vai haver neve na estrela em condições normais para a época, começam os modelos a mostram depressões em altura a descer da Europa trazendo muito ar frio para as imediações da península, vamos ver o que a partir dos 20s de Fevereiro irá acontecer mas este tipo de situações com o anticiclone sobre as ilhas britânicas traz boas recordações


ECM1-192.GIF



archives-2006-1-26-12-0.png
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
a mudança de padrão parece confirmar-se finalmente vai haver neve na estrela em condições normais para a época, começam os modelos a mostram depressões em altura a descer da Europa trazendo muito ar frio para as imediações da península, vamos ver o que a partir dos 20s de Fevereiro irá acontecer mas este tipo de situações com o anticiclone sobre as ilhas britânicas traz boas recordações


ECM1-192.GIF



archives-2006-1-26-12-0.png

Tal ele se situe sobre as ilhas Britânicas ou Escandinávia a ver se se coloca bem a tal ponto de a sua circulação trazer um bom ar frio ate nós
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
uns diazitos de sol mas de pouca dura, domingo volta a chover e bem.

Ainda nao vi nng a falar disto aqui, estamos perante um dos invernos mais chuvosos dos ultimos anos?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
uns diazitos de sol mas de pouca dura, domingo volta a chover e bem.

Ainda nao vi nng a falar disto aqui, estamos perante um dos invernos mais chuvosos dos ultimos anos?

Porque é que quando falam não são mais explicitos do que estão a falar, ou seja, quando perguntas isso, perguntas para Coimbra, região centro, região norte e centro ou para o país todo ?
É que sinceramente ás vezes quando vejo este tópico parece que apenas existe o Norte e Centro e falam como se falassem para o país todo.
Ou seja, "Seg. Previsão do Tempo e Modelos para Norte e Centro - Fevereiro 2013 "
..................

Mas agora respondendo á tua questão e presumindo que estavas a falar para o país todo, a resposta é não, apesar da região Norte ter tido até ao momento Dezembro e Janeiro acima da média. Mesmo para a região Centro o conjunto de Dezembro e Janeiro penso estar tb acima da média, enquanto que o Sul até ao momento encontra-se muito abaixo da média, no que toca ao Inverno propriamente dito.
O Inverno de 2009/2010 foi sem dúvida mais chuvoso do que este até ao momento. Será que faz sentido falar em ultimos anos, quando este é apenas o 3º ano após esse ?

Abraço, e tenta ser mais objectivo nas tuas questões .... e não vamos entrar em Off_Topic !