Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Pode chover, pode nevar, pode estar imenso frio nestes próximos 2 ou 3 dias:).
Olhando um pouco mais à frente, para o fim de semana, já há segurança nas previsões que apontam precipitação na zona centro/sul, especialmente na Grande Lisboa, logo a partir da manhã de Sábado?
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ou seja, nessa perspectiva (e com os dados de hoje), o topo da Fóia ficará, certamente, sem hipóteses de cairem alguns flocos, certo?
O meteograma mete alguma precipitação, e com a cota nos 850/900m...

Não é de todo impossível, os detalhes ainda estão a ser afinados. Segundo a mais recente saída do GFS ainda haverá pouco frio no momento da precipitação, havendo fluxo de oeste a todos os níveis, trazendo alguma humidade, a cota é muito à tangente. Não é impossível, mas é pouco provável.

O ECMWF não disponibiliza os perfis verticais, parece estar claramente melhor em relação ao frio, mas tem uma quantidade ínfima de precipitação.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
não há duas sem três e há terceira é de vez... já é a terceira vez que a neve desce aos 400m (poderá descer) será desta que vou ter neve?

as previsões mudam de dia para dia. O GFS ja deu, depois tirou e agora dá de novo neve a cotas mt baixas... vamos ver :)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde! Sei que a pergunta que vou fazer não se adequa a este fórum, mas infelizmente não tenho a prática nem conhecimento de análise de modelos, como alguns membros aqui presentes. A minha pergunta, recai sobre a possibilidade de neve para Tondela, membros já me disseram para esquecer, mas a esperança é a última a morrer. Ao que estou a ver o concelho não vai ser muito beneficiado ao nível da precipitação ou estarei errado? O gfs aponta para cotas de 150 e 50 metros para a zona entre as 3h e as 6h de quinta-feira, no entanto não contabiliza precipitação. Espero uma possível resposta vossa, pois sei que não têm obrigação de me responder. Obrigado pela atenção:thumbsup:

PS( As altitudes a que queria saber se existe possibilidade de queda de neve são 300 e 378m)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Esta saída do GFS está um "mimo" para Bragança!...e não só!

Sem dúvida. O próprio aemet já avançou com avisos por neve para a meseta Zamorana e é de notar que na Região de Bragança haverá ainda mais precipitação.

gfs-7-48_nas5.png


gfs-7-54_ltp4.png



Será, como tudo indica, uma bela nevada em Bragança.
As nuvens só devem entrar já de noite (por volta das 00:00 horas do dia 27) por isso toda a precipitação será em forma de neve na região de Bragança.
Belo evento em prespectiva.

Comecem as apostas da acumulação na cidade de Bragança.
Eu acho possível uma acumulação de 5/6 cm.

graphe_ens3_mhf3.gif


Vamos ver as próximas saídas, mas esta está mesmo um "mimo".
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
Sem dúvida. O próprio aemet já avançou com avisos por neve para a meseta Zamorana e é de notar que na Região de Bragança haverá ainda mais precipitação.

gfs-7-48_nas5.png


gfs-7-54_ltp4.png



Será, como tudo indica, uma bela nevada em Bragança.
As nuvens só devem entrar já de noite (por volta das 00:00 horas do dia 27) por isso toda a precipitação será em forma de neve na região de Bragança.
Belo evento em prespectiva.

Comecem as apostas da acumulação na cidade de Bragança.
Eu acho possível uma acumulação de 5/6 cm.

graphe_ens3_mhf3.gif


Vamos ver as próximas saídas, mas esta está mesmo um "mimo".

De Facto o cenário é Fantástico, desta Vez ao Contrário das 2 outras Onde Faltava Sempre alguma coisa , Esta começa a Ficar perfeita.
Ta tudo Lá , vamos é esperar pela sorte e aguardar as próximas Saídas.:rolleyes:
Mas em relação ao norte em geral , com que cenário podemos contar ?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
As melhores condições para neve, a meu ver, estão no sector norte da depressão, onde os ventos sopram de Leste...de referir que , como os ventos vão ser de de trajecto continental, a humidade também irá ser favorável ( mais baixa) pode perfeitamente nevar com temperaturas de 1/2 graus positivos...:cold:

Boa noite Caro Snifa,

Posso dizer que no dia 10 Janeiro 2010 cairam farrapos de neve por cá durante 30 mns (cota inferior aos 200m) com temperatura a rondar os 4ºC (Hr andava muito baixa a rondar 30%).

Abraço.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
O Ipma para quarta tem neve para VReal, Bragança. Guarda ...

eu sou daqueles q vou ter neve as portas, mas nao em casa mais uma vez lol, axo q o marão n vai deixar passar nenhuma, vamos ver
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A coisa está se a compor....:D! ECM e GFS de mão dada. Lindos meninos. Espero que a partir de agora e não se zanguem.

Aqui para Braga é muito dificil mas pelos modelos não é descartar a possiblidade de nevar no Sameiro e dai para o interior. Aguardemos pelas próximas saidas.