Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois eu acho que isto ainda vai dar muitas voltas até Domingo quanto mais para o resto ....
Quanto ao dia de amanhã não espero nada de especial por aqui, por exemplo o GFS não dá mais do que uns 5 mm ....

Depois de Sábado a incerteza é enorme ...

Chuva garantida no Domingo, o Amando96 referia-se obviamente á região onde moramos, e aqui no sul em especial no Algarve nunca nada é garantida, garantido só quando existe uma saudosa cut-off a sudoeste de Sagres.

Acho que isto ainda pode dar muitas voltas ...

PS: Aos mais entendidos, este Vortice Polar quebra ou não quebra, quero ver um bloqueio a norte para as depressões virem aqui para o sul, e não passarmos o tempo todo o contar restos ....
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Saturação dos solos torna qualquer período de chuva importante, penso que passou hoje uma reportagem sobre a queda de parte de um muro sobre uma pessoa que ia a passar no Porto. Há casas devolutas e outras estruturas precárias no Porto, em Gaia e em várias outras cidades.

Chuva, bastante vento e ondulação forte, vários avisos para esta noite e o dia de amanhã.
 

INFANTE

Cumulus
Registo
18 Jan 2013
Mensagens
142
Local
viseu - 480 metros
Saturação dos solos torna qualquer período de chuva importante, penso que passou hoje uma reportagem sobre a queda de parte de um muro sobre uma pessoa que ia a passar no Porto. Há casas devolutas e outras estruturas precárias no Porto, em Gaia e em várias outras cidades.

Chuva, bastante vento e ondulação forte, vários avisos para esta noite e o dia de amanhã.

Sim...infelizmente resultou numa vitima mortal...
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
O Domingo começa a prometer... já desceu mais um bocado! :eek:
eu sei que ainda é longe mas...
4GJam8a.png
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
O Domingo começa a prometer... já desceu mais um bocado! :eek:
eu sei que ainda é longe mas...
4GJam8a.png

Sinceramente... acredito que não venha a ser assim. A ser com essa força deverá passar mais a norte da Galiza. Se diminuir de intensidade, então acredito que essa seja a posição. Não acredito num Domingo muito tempestuoso (claro que o Minho e Douro Litoral se manteriam os mais afetadas... mas sem nada de extraordinário)...

Veremos:thumbsup:

PS: Quando me refiro ao termo "força", quero referir-me à proximidade das isobaras...
 
  • Gosto
Reactions: MicaMito

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Em relação ao sistema de Domingo, antes de mais, basta ver que ainda se vai formar e desenvolver, e que o seu "embrião" está do outro lado do Atlântico para entender toda a variação em modelos e saídas diferentes...

É certo que vai cavar bem, isso parece consensual. Se mais ou menos, se mais a Norte ou mais a Sul, isso é que varia. De qualquer forma, também é consensual pelos modelos que nos trajectos modelados mais a Norte cava mais, e nos mais a Sul cava menos.

O primeiro caso parece sempre ser com passagem mais rápida e violenta, especialmente em termos de vento, e o segundo não tão rápida, claro com menos vento, mas à partida com mais acumulados de precipitação.

Vou colocar a carta do ECMWF, visto confiar bastante nele neste prazo (3-4 dias), mas está longe de ser uma certeza...

Com esta trajectória, seria ainda assim um cavamento bastante importante, portanto teríamos à mesma muito vento, e certamente muita muita chuva mesmo, e bem distribuída.

Vejamos saídas próximas, mas desconfio de um dia problemático em termos de excesso de água...

 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação ao sistema de Domingo, antes de mais, basta ver que ainda se vai formar e desenvolver, e que o seu "embrião" está do outro lado do Atlântico para entender toda a variação em modelos e saídas diferentes...

É certo que vai cavar bem, isso parece consensual. Se mais ou menos, se mais a Norte ou mais a Sul, isso é que varia. De qualquer forma, também é consensual pelos modelos que nos trajectos modelados mais a Norte cava mais, e nos mais a Sul cava menos.

O primeiro caso parece sempre ser com passagem mais rápida e violenta, especialmente em termos de vento, e o segundo não tão rápida, claro com menos vento, mas à partida com mais acumulados de precipitação.

Vou colocar a carta do ECMWF, visto confiar bastante nele neste prazo (3-4 dias), mas está longe de ser uma certeza...

Com esta trajectória, seria ainda assim um cavamento bastante importante, portanto teríamos à mesma muito vento, e certamente muita muita chuva mesmo, e bem distribuída.

Vejamos saídas próximas, mas desconfio de um dia problemático em termos de excesso de água...


Olhando ás linhas isobaricas tão juntas nesta zona .... ia estar uma ventania dos diabos por aqui, mas isto ainda está muito indefinido !
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Em relação ao sistema de Domingo, antes de mais, basta ver que ainda se vai formar e desenvolver, e que o seu "embrião" está do outro lado do Atlântico para entender toda a variação em modelos e saídas diferentes...

É certo que vai cavar bem, isso parece consensual. Se mais ou menos, se mais a Norte ou mais a Sul, isso é que varia. De qualquer forma, também é consensual pelos modelos que nos trajectos modelados mais a Norte cava mais, e nos mais a Sul cava menos.

O primeiro caso parece sempre ser com passagem mais rápida e violenta, especialmente em termos de vento, e o segundo não tão rápida, claro com menos vento, mas à partida com mais acumulados de precipitação.

Vou colocar a carta do ECMWF, visto confiar bastante nele neste prazo (3-4 dias), mas está longe de ser uma certeza...

Com esta trajectória, seria ainda assim um cavamento bastante importante, portanto teríamos à mesma muito vento, e certamente muita muita chuva mesmo, e bem distribuída.

Vejamos saídas próximas, mas desconfio de um dia problemático em termos de excesso de água...

Lá está o GFS já está mudar, ou seja a enfraquecer a depressão e a mover mais para sul!
Não deixa de ter um ventinho lol... mais umas runs e temos mais certezas :rain:

pk2ORIG.png