Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Mas o 19 de janeiro 2013, nao me pareceu tão agressivo quanto este e fez estragos.

Comparando com a situação de 19 de Janeiro de 2013, esta em minha análise foi mais intensa, uma vez que houve um cavamento mais rapido da depressão (a pressão baixou mais em pouco tempo), assim como a própria pressão no seu centro era mais baixa.

ab59xh.png


2cp7spt.jpg


Claro que vai ser uma situação a acompanhar. Mas sem alarmismos!
Concentremo-nos agora no episódio de amanha :)

PS: Não sei se a minha análise está correta. Os mais veteranos que se acusem :lol:
 


AndrePereira

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
47
Local
Agueda/Coimbra
Bem, eu ate gosto (adoro) o tempo que se tem feito sentir em Portugal, mas... nao vinha nada a calhar, ventos fortes juntamentamente com muita precipitação na tarde de domingo, pois chego ao porto de avião e ao que estou a ver nao vai ser uma aterragem tranquila.. --'
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Quando eu disse "agreste" não estava a querer induzir dramatismo, apenas queria dizer que o GFS piorou em termos de vento e chuva no continente. Tal como deveríamos saber os modelos têm reservas muito altas nestes eventos. :)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
A entrada de chuva e vento no domingo, na grande Lisboa, será logo a partir da manhã, com agravamento para o fim da tarde e noite, certo? A intensidade só mais perto de domingo se poderá saber, correcto?
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
A entrada de chuva e vento no domingo, na grande Lisboa, será logo a partir da manhã, com agravamento para o fim da tarde e noite, certo? A intensidade só mais perto de domingo se poderá saber, correcto?

Sim... há-que aguardar mais um pouco!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu fui na semana passada assistir a um apresentação sobre "Formação de dunas como marcadores de eventos climáticos" aqui na universidade do Algarve.

Quase todo o tempo nos parece violento devido à ocupação humana mas se reparar-mos toda a costa portuguesa está cheia de dunas, dunas que entram alguns km terra dentro, como na Comporta, na Caparica e claro o pinhal de Leiria. Essas dunas são anteriores ao Younger Dryas (+12 mil anos) e mostram-nos que no passado os tais ventos de oeste eram mais regulares e este sistema de frentes polares mais baixa e por cima de nós seria certamente mais violento. Da Comporta até Alcácer ainda são uns bons km, portanto seria preciso um regime contínuo de ventos e humidade para lentamente ir arrastando a areia, construíndo dunas tão longe da praia.
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
A situação modelada hoje pelos modelos, principalmente pelo GFS, para Domingo, pode ser potencialmente gravosa, tipo a de 19 de Janeiro do ano passado? São situções diferentes, mas os ingredientes estão lá, quer em termos de vento, quer em termos de ondulação. Estarei certo ou ainda pode haver mudanças para pior? Ou melhor dependendo para quem ;)
Sinceramente ainda tenho em mente o temporal do ano passado por ter estado envolvido nos trabalhos de emergência, e acreditem, os caixotes do lixo ganharam vida própria à luz de faiscas dos cabos eléctricos...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
A verdade é que o que está modelado neste momento aponta para ventos com força próxima de um furacão de categoria 1 em todo o litoral Oeste e terras altas! E não é o GFS ou o ECM que estão sozinhos desta vez... ambos concordam.

Não estou a dramatizar nem a criar alarmismos, estou simplesmente a ler os resultados de 2 modelos globais a 72 horas do evento! É certo que venha a acontecer com tal severidade? Claro que não, nem a 24 horas podemos ter a certeza. Mas na minha opinião mais vale avisar e prevenir do que passar a ideia que em Portugal nunca acontecem fenómenos extremos. Sim, como está modelado neste momento, não seria uma tempestade normal de Inverno, seria algo mais.
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
A verdade é que o que está modelado neste momento aponta para ventos com força próxima de um furacão de categoria 1 em todo o litoral Oeste e terras altas! E não é o GFS ou o ECM que estão sozinhos desta vez... ambos concordam.

Não estou a dramatizar nem a criar alarmismos, estou simplesmente a ler os resultados de 2 modelos globais a 72 horas do evento! É certo que venha a acontecer com tal severidade? Claro que não, nem a 24 horas podemos ter a certeza. Mas na minha opinião mais vale avisar e prevenir do que passar a ideia que em Portugal nunca acontecem fenómenos extremos. Sim, como está modelado neste momento, não seria uma tempestade normal de Inverno, seria algo mais.

Pela comparação dos modelos do ano passado para agora, mesmo a 2 dias, as diferenças parecem minimas, mesmo por exemplo em termos de rajada para o cabo carvoeiro... certezas certezas só mesmo amanhã?
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
Sim, sabemos que estas ciclogeneses nos modelos podem ainda mudar, trajectos, suavizar, ou agravar, a relativamente poucas horas, mas é definitivamente uma situação a acompanhar com MUITA atenção.

Abrir um tópico só para este evento era uma possibilidade? Assim sempre concentrávamos informação num sitio. Claro se a situação o justificar...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Penso que ( em princípio) não será nada que já não tivéssemos tido no passado.

De qualquer modo é necessária prevenção,por vezes estes sistemas criam situações bastante imprevisíveis, com ventos muito fortes, até com formação de Downbursts ou tornados, chuvas muito fortes..

Prevenção é a palavra de ordem, mas sem alarmismos.:thumbsup:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Esta run do GFS, baixou um pouco a intensidade do vento em Lisboa! Já para Viana do Castelo (por ex.) aumentou!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
As estufas do oeste vão voltar a ser massacradas. Incluindo as minhas. Conclusão: já n vale a pena fazer agricultura.

Daniel, é só uma questão de teres estufas suficientemente fortes e bem feitas e bem localizadas para aguentar o vento. Aqui onde eu vivo, na Islandia, temos tempestades piores do que a que vem no Domingo, em média, 2 vezes por semana, entre Dezembro e Março, com ventos médios de 90-100km/h e rajadas por vezes superiores a 150km/h. E as estufas aqui na Islândia aguentam-se.

A situação de Domingo não é nada de extraordinário, como pode vir a ser uma tempestade, há sempre que ser cauteloso, nesse dia, no exterior, devido ao vento e chuva fortes, e junto à costa ou em terras baixas, para possíveis inundações.
 
  • Gosto
Reactions: snowadd